APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Saúde se propõe a produzir conhecimento na área Multidisciplinar e investiga as construções e práticas docentes em espaços formais e não formais de ensino, analisando os processos pedagógicos e formativos relativos ao ensino e à aprendizagem em Ciências e Saúde, de modo contínuo e crítico. Relaciona saberes científicos, tecnológicos, educacionais e escolares, relativos à área, de modo a promover pesquisas e produtos educacionais destinados ao ensino em diferentes espaços.

 

Objetivos do Programa

O Programa objetiva desenvolver estudos e pesquisas, em espaços formais e não-formais de ensino, que envolvam a análise de práticas e estratégias pedagógicas, o uso de recursos tecnológicos e técnicas para diagnósticos, planejamentos, desenvolvimento e avaliação. Objetiva também articular uma formação nas dimensões de investigação e práticas, por meio de tecnologias digitais no diálogo com estudos sobre o Ensino de Ciências e Saúde.

 

Público alvo

Esse Programa é voltado a profissionais graduados em nível superior e que atuam como professores, educadores ou profissionais do Ensino ou dos serviços de Saúde, Ciência e Tecnologia, tais como, os graduados em Ciências, Física, Matemática, Química, Biologia, Pedagogia, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia. Visa a atuação dos futuros mestres em espaços formais de ensino (universidade e escolas) ou em espaços não-formais (comunidades e organizações) na área das Ciências e da Saúde, atribuindo o título de Mestre a todos que cumprirem os créditos e as exigências didático-científicas do curso.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Ensino de Ciências e Saúde

 

Linhas de Pesquisa

Ensino e aprendizagem em Saúde e Ciências da Natureza: Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de fatos, conceitos e procedimentos relativos à área das Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e da Saúde, em diferentes etapas da Educação Básica e do Ensino Superior, visando o desenvolvimento do letramento científico. Nas investigações são consideradas as tendências contemporâneas do Ensino de Ciências e Saúde, do uso das Tecnologias Digitais e de diferentes referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da área em questão. Essa linha tem por finalidade estudar os processos de formação – inicial ou continuada – de professores que ensinam Ciências da Natureza e Saúde, incluindo os currículos desses processos, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem e levando em conta tendências contemporâneas da formação de docentes. O uso das novas tecnologias é um dos aspectos fundamentais para os estudos sobre os processos formativos.

 

Ciência, Saúde e Ambiente: Essa linha de pesquisa visa contemplar estudos sobre o ensino de Ciências e Saúde em ambientes não formais. Tem como pressuposto que a situação de saúde é um fenômeno coletivo complexo, que têm dimensões diversas (sociais, ambientais, físicas e biológicas) e precisam ser interpretadas nos estudos sobre saúde humana. Assim, as questões da qualidade de vida, do ambiente e da sustentabilidade devem ter como foco o estudo das tecnologias associadas à preservação e utilização da natureza, ao desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Desse modo, essa linha de pesquisa visa desenvolver estudos sobre a formação e/ou práticas de profissionais da saúde que promovem o ensino sobre saúde-doença-prevenção, em diferentes territórios e espaços não formais (comunidades, centros de saúde, organizações não governamentais), pela articulação do conhecimento específico da área da saúde, conhecimentos pedagógicos e conhecimento da população atendida para promover abordagens adequadas. Esses profissionais possibilitam por meio do ensino interdisciplinar, a produção de avanços nas práticas da saúde, sobretudo em relação às doenças endêmicas e epidêmicas. Trata-se, portanto, de uma linha de pesquisa que visa ampliar o olhar dos profissionais sobre a complexidade do fenômeno saúde-doença-cuidado, proporcionando um diálogo com as principais abordagens contemporâneas em Saúde Pública.

 

SELEÇÃO E MATRÍCULAS

PROCESSO DE SELEÇÃO 2019/1

Inscrições: até 05/12/2018

Prova: 08/12/2018 das 09h às 12h

Avaliação Oral: 08/12/2018 a partir das 13h

Resultado: 13/12/2018 a partir das 17h

Matricula: 14 e 18/12/2018

 

Para mais informações acesse Edital

 

<< Faça sua Inscrição <<

>> Reimpressão boleto <<

ESTRUTURA CURRICULAR

Disciplinas Obrigatórias

  • Metodologia de Pesquisa
  • Tendências em Ensino de Ciências da Natureza
  • Teorias e Práticas Interdisciplinares em Ciências e Saúde

 

Disciplinas Optativas

  • Atividades de Pesquisa
  • Ciências no Ensino Fundamental
  • Corpo, Saúde e Movimento
  • Desenvolvimento Curricular em Ciências e Saúde
  • Doenças da Modernidade e Mecanismos de Prevenção
  • Doenças Infecciosas e seu Impacto Social
  • Educação em Saúde
  • Ensino Investigativo em Ciências e Saúde
  • Estatística para Pesquisa em Ensino de Ciências e Saúde
  • Ética na Pesquisa em Ciências e Saúde
  • Fitoterapia e Saúde
  • Formação Docente e Desenvolvimento Profissional
  • Modelos, Estratégias e Práticas para a Promoção da Saúde
  • Práticas de Referência no Ensino de Biologia
  • Práticas de Referência no Ensino de Física
  • Práticas de Referência no Ensino de Química
  • Processos Pedagógicos e Científicos Mediados por Tecnologia
  • Teorias Cognitivistas e Interfaces com a Aprendizagem Significativa

CORPO DOCENTE

Profa. Dra. Andréia de Freitas Zômpero
E-mail: andreia.zompero@unopar.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2231621376375299

 

Prof. Dr. Dartagnan Pinto Guedes (Colaborador)
E-mail: dartagnan@unopar.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3133916929217420

 

Prof. Dr. Ivair Donizeti Gonçalves
E-mail: ivair.goncalves@anhanguera.com
Latteshttp://lattes.cnpq.br/9768907833468086

 

Profa. Dra. Julia Alejandra Pezuk 
E-mail: julia.pezuk@anhanguera.com
Latteshttp://lattes.cnpq.br/8670465117564774

 

Profa. Dra. Marlene Alves Dias
E-mail: marlene_dias@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2059184538313808

 

Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa
E-mail: nielce.lobo@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0671320217542424

 

Prof. Dr. Paulo Henrique Perlatti D’Alpino 
E-mailpaulodalpino@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3631978345125809

 

Profa. Dra. Regina Mara Silva Pereira
E-mail: reginapereira1@anhanguera.com
Latteshttp://lattes.cnpq.br/2466263512645770

 

Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo
E-mail: ruy.pietropaolo@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2747970094543043

 

Profa. Dra. Simone dos Santos Grecco
E-mail: simone.sgrecco@educadores.net.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2381333302640138

 

Profa. Dra. Susana Nogueira Diniz
E-mail: susana.diniz@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4054631406346707

 

Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrósio
E-mail: ubiratan.dambrosio@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1531403209010948

CONTATO

DOCUMENTOS