Pós-Graduação
Stricto sensu

Mestrado em

Ensino

Cuiabá – MT

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Associação Ampla entre a Universidade de Cuiabá-UNIC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso- IFMT, tem por finalidade um trabalho interdisciplinar que agregue as diversas áreas do conhecimento, a fim de atender essa demanda específica e responder às expectativas dos candidatos das diversas áreas de formação (bacharelado, licenciatura, e tecnólogos) com interesse em investigar ensino nas suas respectivas áreas de conhecimento.

Público-alvo

O Mestrado Acadêmico em Ensino tem foco nas Licenciaturas, Bacharelados e Tecnólogos com objetivo de capacitar docentes e pesquisadores numa perspectiva orientada para análise dos problemas educacionais e implantação de propostas que visem a qualidade do ensino, por meio da problematização e da análise de questões relacionadas à prática pedagógica, às tecnologias educacionais e aos saberes envolvidos no processo educativo.

Áreas de Concentração

Ensino, Currículo e Saberes Docentes

A área desenvolverá estudos referentes às relações entre ensino, currículo e saberes docentes que são construídas a partir das experiências cotidianas que refletem na maneira como os professores ensinam e norteiam as práticas pedagógicas.

 

Linhas de Pesquisa:
  • Linha 1 – Ensino de Linguagens e seus códigos

Esta Linha de Pesquisa visa abranger projetos que tratem das construções de saberes a partir da própria atuação dos sujeitos em práticas sociais, tendo como foco as mediações de linguagem, na produção de sentido e da vinculação social, na contemporaneidade. Formação de professores para as práticas didático-pedagógicas voltadas para o ensino das linguagens e seus códigos. Nesta perspectiva serão especialmente estudados os aspectos de transmissão, recepção e processos cognitivos que tangenciam o campo da linguagem, na reinvenção dos processos de construção dos rituais de vinculação social e autopoieses.

  • Linha 2- Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar

Tem o objetivo de desenvolver estudos na perspectiva teórico-metodológica com base nos pressupostos educacionais vinculados ao ensino e a aprendizagem, propondo ainda investigar os currículos e respectivas práticas. Os estudos desenvolvidos nesta linha compreendem também formas de elaboração e aplicação de propostas educativas envolvendo espaços formais e/ou não formais. A ênfase está no direcionamento de ações estratégicas para o aprimoramento da ação docente nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

  • Linha 3 – Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias –

A linha de pesquisa caracteriza-se por estudos e pesquisas sobre o ensino de Ciências e Matemática destacando os pontos de vista epistemológico, didático e histórico-cultural. Investiga-se a história do ensino de Ciências e da Matemática; os fundamentos do processo de construção dos saberes escolares discentes ou docentes no ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; o currículo, seus componentes curriculares e as formas de avaliação no ensino de Ciências e Matemática; a formação inicial e continuada de professores para o ensino de Ciências e Matemática e suas interrelações com a Educação Básica; os Processos de ensino e de aprendizagem, no âmbito do ensino formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino; Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e suas implicações para o ensino de Ciências e Matemática.

Disciplinas

  • Abordagens de Pesquisa em Ensino (3 créditos)
  • Atividades Programadas (10 créditos)
  • Epistemologia: Teorias do Conhecimento (3 créditos)
  • Seminário de Pesquisa I (3 créditos)
  • Seminário de Pesquisa II (3 créditos)
Linha de Pesquisa 1 – Ensino de Linguagens e seus códigos
  • Enfoques Teóricos e Práticas do Ensino de Linguagens (3 créditos)
  • Tendências e Abordagens de Pesquisa em Linguagens (3 créditos)
Linha de pesquisa 2 – Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar
  • Formação de Professores e Saberes para Docência (3 créditos)
  • Tendências Educacionais e Pensamento Pedagógico (3 créditos)
Linha de Pesquisa 3 – Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias
  • Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática (3 créditos)
  • Tendências e Abordagens de Pesquisa em Ciências e Matemática (3 créditos)
  • Adaptações Curriculares – Saberes e Práticas Inclusivas (3 créditos)
  • Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (3 créditos)
  • Cultura Escolar e Saberes Docentes (3 créditos)
  • Cultura Popular e Ensino de Linguagem (3 créditos)
  • Currículo, Planejamento e Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem (3 créditos)
  • Educação Ambiental e Ensino (3 créditos)
  • Educação Matemática: O Currículo da Educação Básica e os Processos de Ensino e Aprendizagem (3 créditos)
  • Ensino a Distância (3 créditos)
  • Ensino de Leitura e Produção de Texto (3 créditos)
  • Ensino em Ciências Naturais (3 créditos)
  • Ensino, Sociedade e Diversidades (3 créditos)
  • Escola, Memória e Narrativas (3 créditos)
  • Estratégias para o Ensino de Química e meio Ambiente (3 créditos)
  • Formação Didática e Trabalho Docente (3 créditos)
  • Identidades e Representações em Diferentes Linguagens (3 créditos)
  • Linguagem e Educação (3 créditos)
  • Perspectivas Históricas do Ensino de Matemática no Brasil (3 créditos)
  • Poéticas e Estéticas Contemporâneas Aplicadas ao Ensino (3 créditos)
  • Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aplicadas ao Ensino de Linguagem (3 créditos)
  • Alterações Ambientais e Saúde Pública
  • Biodiversidade: Uso e Conservação
  • Cultura e Educação Ambiental
  • Ecologia de Ecossistemas
  • Economia Ambiental
  • Estatística Aplicada a Estudos Ambiental
  • Estudo Dirigido
  • Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
  • Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas
  • Inovação Tecnológica e Meio Ambiente
  • Legislação Ambiental
  • Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar
  • Métodos Quantitativos Aplicados à Modelagem em Ciências Ambientais
  • Paisagens e Planejamento Ambiental
  • Poluentes Atmosféricos & Bioindicadores Ambientais
  • Prática de Campo
  • Prospecção de Produtos Naturais
  • Seminários I
  • Sociedade, Natureza e Desenvolvimento
  • Teorias do Desenvolvimento: Aspectos da Sustentabilidade
  • Turismo Sustentável

Corpo Docente

UNIC

Profa. Dra. Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolin

Linha de Pesquisa 1

   

Profa. Dra. Cilene Maria Lima Antunes Maciel

Linha de Pesquisa 2

   

Profa. Dra. Claudia Lucia Landgraf Pereira Valerio da Silva

Linha de Pesquisa 1

   

Profa. Dra. Edenar Souza Monteiro

Linha de Pesquisa 2

   

Prof. Dr. Rosemar Eurico Coenga

Linha de Pesquisa 1

   

Profa. Dra. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida

Linha de Pesquisa 3

   

Profa. Dra. Marta Maria Darsie

Linha de Pesquisa 3

   
Colaboradores

Prof. Dr. Bartolomeu José Ribeiro de Souza

   

Profa. Dra. Bernadete Lema Mazzafera

   

IFMT

Profa. Dra. Ana Cláudia Tasinaffo Alves

   

Profa. Dra. Edione Teixeira de Carvalho

Linha de Pesquisa 2

   

Prof. Dr. Epaminondas de Matos Magalhães

Linha de Pesquisa 1

   

Prof. Dr. Geison Jader Mello

Linha de Pesquisa 3

   

Prof. Dr. Leandro Carbo

Linha de Pesquisa 3

   

Prof. Dr. Marcelo Franco Leão

   

Prof. Dr. Marcos Aparecido Pereira

   

Prof. Dr. Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra

Linha de Pesquisa 3

   
Colaboradores

Prof. Dr. Juliano Batista Santos

Colaborador

   

Contatos

Profa. Dra. Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini

Coordenadora do Mestrado em Ensino – UNIC

Prof. Dr. Marcelo Franco Leão

Coordenador do Mestrado em Ensino – IFMT

Fone: (67) 3616-4100
E-Mail: marcelo.leao@ifmt.edu.br

Controle Acadêmico

 

CONTROLE ACADÊMICO (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

Comitê de Ética em Pesquisa - CEP

Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA

© 2023 - Todos os direitos reservados