Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática

DOI: http://dx.doi.org/10.17921/2176-5634 

ISSN 2176-5634

Qualis/Capes: A2 Ensino. 


CHAMADA PARA ARTIGOS-EDIÇÃO TEMÁTICA

PIBID-Matemática: os desafios, os impactos e as perspectivas na formação de professores

 Os projetos do PIBID-Matemática, presenciais e a distância, fecharam um ciclo em 2018. Nos últimos quatro anos, esse projeto nacional possibilitou uma importante aproximação dos licenciandos em Matemática da realidade escolar, em particular da prática de ser professor. Ao longo desse quadriênio, muitos desafios se colocaram, por exemplo, sugestão de redução de bolsas, o que enfraqueceria os projetos e a experiência escolar para muitos licenciandos. Nesse ínterim, as equipes dos PIBID-Matemática se mobilizaram e conseguiram a manutenção do projeto, juntamente com a mobilização nacional dos outros subprojetos. Tal mobilização propiciou aos bolsistas perceberem que a educação extravasa a sala de aula, e constitui-se como um ato político de resistir aos desmontes sugeridos por governos no tocante à educação pública acessível à população e de qualidade. Nesse sentido, muitas experiências e produtos educacionais foram gerados por todo o Brasil, nos subprojetos de Matemática, e merecem ser divulgados e registrados por meio de artigos inéditos nessa Edição Temática. Todo o processo de submissão de artigos deve ser feito pelo sistema eletrônico da Revista no endereço: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem

Prazos para Submissão:

01-04-2018 à 01-06-2018 -- Prorrogado para 15/06/2018

 

Editores Convidados-Edição Temática-PIBID-Matemática:

Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann- Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Coordenador PIBID-Matemática EaD (UFJF)

Prof. Dr. Fabiano Souza- Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística-Coordenador PIBID-Matemática (UFF)

 

O Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática – JIEEM é uma publicação aberta no campo da Educação Matemática.

Nosso objetivo é a publicação de artigos que reflitam pesquisas em Educação Matemática, observando tanto a variedade de temas quanto as diferentes metodologias adotadas.

De modo a enfatizar tal diversidade, aceitamos para submissão artigos em Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Todos os artigos submetidos são avaliados por dois pareceristas.

International Journal for Studies in Mathematics Education

The IJSME is an open journal in the field of mathematics education. Our aim is to publish articles regarding a variety of themes that could reflect different research approaches within the field.

In order to accentuate a wide-ranging of research papers, and to reach as many researchers as possible, we accept for submission articles in Portuguese, English, French and Spanish. All articles are evaluated by two reviewers.


v. 10, n. 3 (2017)

Sumário

Artigos

Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer
PDF
141-153
Miriam Cardoso Utsumi, Edna Maura Zuffi, Esther Almeida Prado Rodrigues
PDF
154-163
Fabiane Fischer Figueiredo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
PDF
164-176
Geovana Luiza Kliemann, Maria Madalena Dullius
PDF
177-185
Leonardo Barichello, Rita Santos Guimarães
PDF
186-197
Rosemeire de Fatima Batistela, Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Henrique Lazari
PDF
198-207
Alexsandro Soares Cândido, Angélica da Fontoura Garcia Silva
PDF
208-219
Viviana Carolina Llanos, Maria Rita Otero
PDF
220-227
William Vieira, Vera Helena Giusti de Souza, Roberto Seidi Imafuku
PDF
228-236