Estudo Literário sobre a Segmentação de Mercado como Ferramenta Estratégica de Marketing

Lucas Rodrigo Santos de Almeida, Suellen Sanne Batista, Hans Stephan Wiegandt, Valdênio Rodrigues de Oliveira Gonçalves

Resumo


O presente artigo tem como objetivo geral identificar a importância da segmentação de mercado como ferramenta estratégica de marketing. No
contexto específico, comparar as transformações e/ou evoluções conceituais do marketing com o passar das décadas, identificar as principais variáveis da segmentação de mercado, e analisar as vantagens e as desvantagens do processo de segmentação. A justificativa para o trabalho está relacionada a um dos temas relevantes do marketing chamado comportamento do consumidor, tendo por base o pressuposto de um estudo de segmentação. A metodologia utilizada foi a técnica de revisão de literatura. Em relação aos estudos das variáveis de segmentação, verificouse que há crescentes investimentos em pesquisas a fim de estudar potenciais variáveis de segmentação. Identificou-se que a segmentação de mercado faz parte do planejamento estratégico da organização, na intenção de compreender o comportamento do consumidor em mercados
atuais e potenciais em que a empresa irá atuar.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2016v20n31p17-24

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