APRESENTAÇÃO

O Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática foi aprovado na 179ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES/CAPES. O Curso proporciona a capacitação científica e tecnológica aos profissionais que atuam na formação de educadores e em situações de ensino dentro e fora da escola, assim como na geração de produtos que contribuam para o ensino e aprendizagem de qualidade.

 

PÚBLICO ALVO

Podem candidatar-se ao programa portadores de diploma universitário nas licenciaturas e bacharelados com formação e/ou atuação na área de Ensino/Educação.

 

OBJETIVOS

  • Debater e investigar a formação científica e tecnológica na capacitação de profissionais, bem como sua atuação no ensino e aprendizagem nas áreas de Ciências e Matemática, com ênfase na educação científica;
  • Contribuir com investigações das práticas pedagógicas, produção e utilização de materiais didáticos diversos (textos, equipamentos, experimentos, jogos, vídeos e softwares);
  • Formar professores pesquisadores que utilizem de forma crítica, criativa e inovadora as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC); e
  • Debater e investigar as políticas educacionais relativas ao Ensino de Ciências e Matemática e à formação de docentes para essas áreas.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias Educacionais

 

Linhas de Pesquisa

Educação Científica e Uso de Tecnologias nos Espaços de Ensino e Aprendizagem: Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar os processos metodológicos no ensino de Ciências e Matemática, suas linguagens, o uso de tecnologias e a apropriação desses elementos em situações de ensino e de aprendizagem, em contextos formais e não formais. Estudar, desenvolver e disponibilizar materiais educacionais. Analisar o potencial pedagógico de ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem, em ambientes virtuais e presenciais.

 

Formação e Prática Docente no Ensino de Ciências e Matemática: Esta linha tem como objetivo a investigação sobre a formação inicial e continuada de docentes para o ensino de Ciências e Matemática. Nesta perspectiva pretende desenvolver estudos dos aspectos relacionados ao processo de ensino de Ciências e Matemática em suas relações teóricas e práticas e com a utilização das abordagens investigativa e integradas aos contextos históricos, socioeconômicos e culturais. Propõe-se a partir das experiências e práticas na ação docente analisar a utilização de metodologias de suporte para as situações de ensino, com vistas a contribuir com a melhoria do ensino e da aprendizagem do Ensino de Ciências e Matemática em suas relações e diálogos com as outras áreas do conhecimento.

SELEÇÃO E MATRÍCULAS

PROCESSO DE SELEÇÃO 2019/1

Inscrições: até 08/02/2019

Prova: 18/02/2019 das 19h às 20h40

Avaliação Oral: 25/02/2019 das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Resultado: 26/02/2019 a partir das 17h

Matricula: 27e 28//02/2019

 

Para mais informações acesse Edital

 

<< Faça sua Inscrição <<

<< Reimpressão do Boleto <<

ESTRUTURA CURRICULAR

Disciplinas Obrigatórias

  • Ensino, Cultura e Tecnologia
  • Formação Docente e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática
  • Metodologia da Pesquisa
  • Teorias do Conhecimento

 

Disciplinas Optativas

  • Avaliação nos Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Cidadania e Compreensão Pública da Ciência: Divulgação Científica na Era Digital
  • Currículo e Cultura Escolar no Ensino de Ciências e Matemática
  • Epistemologia e Didática de Conteúdos Matemáticos da Educação Básica
  • Linguagens e Alfabetização Científica
  • Metodologias Ativas da Aprendizagem e Contribuições para a Educação  Científica
  • Políticas Públicas para Uso de Tecnologia no Ensino
  • Produção Multimídia para Ciências da Natureza
  • Tendências em Educação Matemática
  • Tendências em Ensino de Ciências
  • Teorias de Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática

CORPO DOCENTE

PERMANENTES

Profa. Dra. Anelisa Kisielewski Esteves
E-mail: anelisa.esteves@educadores.net.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2437122237910427

 

Prof. Dr. Antônio Sales
E-mail: antonio.sales@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4297904237292516

 

Prof. Dr. Diego Fogaça Carvalho
E-mail: diego.fogaca@kroton.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0261276631071590

 

Profa. Dra. Erlinda Martins Batista
E-mail: erlinda.batista@educadores.net.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0346580209380855

 

Prof. Dr. José Luiz Magalhães de Freitas
E-mail: jose.l.freitas@educadores.net.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1926893866496560

 

Prof. Dr. José Sabino             
E-mail: jose.sabino@uniderp.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9198286227068321

 

Profa. Dra. Kátia Guerchi Gonzales
E-mail: katia.gonzales@educadores.net.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8986329938280153

 

Profa. Dra. Leda Márcia Araújo Bento
E-mail: leda.bento@uniderp.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2009911820855730 

 

Profa. Dra. Luciana Paes de Andrade
E-mail: luciana.andrade@uniderp.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7517005402820380

 

Profa. Dra. Tania Gisela Biberg Salum
E-mail: tania.salum@uniderp.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1863038815709816

 

 

COLABORADORES

Profa. Dra. Andreia de Freitas Zompero
E-mail: andreia.zompero@unopar.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2231621376375299

 

Prof. Dr. Ruy Cesar Pietropaolo
E-mail: ruy.pietropaolo@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2747970094543043

CONTATO

Alinne Freitas Signorelli
Secretaria de Pós-graduação Stricto Sensu
Tel.: (67) 3309-6565
E-mail: strictosensu.uniderp@anhanguera.com

DOCUMENTOS