Programa de Iniciação
Científica e Tecnológica – PICT

Centro Universitário
Anhanguera de Leme e Pirassununga

Processos Seletivos

Inscrições

Inscrições

até 12/04/2021

Ícone de um check dentro de um círculo

Resultado dos projetos aprovados

Após 02/08/2021

Ícone de um documento com um lápis assiando-o

Indicação dos alunos

 Até 31/08/2021

Ícone de várias linhas formando um círculo

Início do projeto

01/10/2021

O que é Iniciação Científica

A Iniciação Científica caracteriza-se por um instrumento que permite introduzir na pesquisa científica os estudantes de graduação. Tem por finalidade principal despertar jovens talentos para a ciência, propiciando sua participação em projetos de pesquisa.

Nesta perspectiva, a Iniciação Científica caracteriza-se como uma ferramenta de apoio teórico e metodológico à realização de projetos, constituindo o canal para a formação de uma nova mentalidade no aluno e oportunidade de melhor qualificação profissional em todas as áreas do conhecimento. Além disso, contribui para melhorar a formação dos alunos, preparando-os para a pós-graduação, para a aprendizagem de técnicas e métodos necessários à pesquisa, para o desenvolvimento do pensar e do criar cientificamente, orientando-os para a vida acadêmica e para um papel de liderança profissional em suas respectivas áreas de interesse.

 

Participação como Bolsista ou Voluntário

Atualmente o Programa conta com duas modalidades para o ingresso de alunos de graduação nas atividades de iniciação: como bolsistas e/ou voluntários.

Podem participar da seleção discentes regularmente matriculados em cursos de graduação da instituição. O processo seletivo é feito por meio de edital específico, de acordo com as normas e critérios estabelecidos pela Funadesp para a submissão dos pedidos. O período de vigência da bolsa e o valor das parcelas são definidos pelo edital de seleção.

 

Bolsistas

Para atuação como bolsista, é ofertada aos alunos a modalidade de bolsa financiada pela Funadesp. Tais bolsas constituem um incentivo financeiro individual concedido pela agência de fomento aos alunos com melhor rendimento acadêmico, escolhidos por meio de processo seletivo.

Voluntários

Na atuação como voluntário, o aluno desenvolve as atividades relacionadas ao projeto de pesquisa sem a remuneração da bolsa. Essa modalidade tem como objetivo estimular o desenvolvimento da pesquisa, dando oportunidade aos alunos que se interessam por participar dos projetos de IC, mas que não foram contemplados com a bolsa dos órgãos de fomento, de oficializar e reconhecer essa atividade. As inscrições para essa modalidade do PICT são de fluxo contínuo e não dependem de seleção por edital.

Gestão do Programa

A gestão do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) é de responsabilidade da Direção da Unidade e da Coordenação Acadêmica, responsáveis por acompanhar todos os processos relacionados ao Programa, reportando-se à Diretoria de Pós-graduação Stricto Sensu da Kroton.

Com o apoio dos orientadores, alunos, coordenadores de curso e demais setores da Instituição, busca imprimir contínuas melhorias ao Programa. Além disso, promove a divulgação do PICT junto à comunidade universitária, esclarece dúvidas de docentes e discentes, orienta o preenchimento de formulários e assegura o cumprimento dos critérios e prazos estabelecidos e busca soluções para as questões não previstas nos regulamentos do PICT.

 

Benefícios

  • Certificado de participação na Iniciação Científica;
  • Trabalhos publicados em eventos científicos;
  • Domínio da metodologia científica;
  • Preparação para os programas de pós-graduação;
  • Valorização do currículo profissional;
  • Aprimoramento do espírito crítico e da criatividade.

Projetos de Pesquisa cadastrados na Unidade

Título ProjetoDocente ResponsávelCursoSituação
Avaliação do concreto de alto desempenho (CAD) produzidos com adições pozolânicasANDRESSA FERNANDA ANGELINENGENHARIA CIVILConcluido
Perfil Antropométrico e Nível de Habilidade Motora de Escolares da Região de Leme-SPANTONIO CARLOS TAVARES JUNIOREDUCAÇÃO FÍSICAConcluido
Estratégias pedagógicas e expectativas de aprendizagem: um olhar aos alunos com microcefaliaELKA PACCELLI SCHERMAPEDAGOGIAConcluido
Identificação e caracterização funcional de candidatos a efetores da família Crinkler (CRN) de Phytophthora parasiticaHEROS JOSÉ MÁXIMOAGRONOMIAConcluido
O encontro intergeracional e a construção da consciência política de jovens em uma unidade de ensino superiorJOEL FERNANDO BORELLAPSICOLOGIAConcluido
Influência da assepsia na ordenha do leite materno influenciando na qualidade microbiológica e físico-química do leite materno após diferentes formas de descongelamentoKATIA KIYOMI ISEKIENFERMAGEMConcluido
Análise do conforto ambiental térmico com a utilização de tijolo ecológicoPEDRO CARVALHO FILHOARQUITETURA E URBANISMOConcluido
Processo Penal ColetivoRAFAEL DE OLIVEIRA COSTADIREITOConcluido
Uso de música clássica no momento da ordenha de vacas e sua relação com a qualidade do leiteHENRIQUE BARBOSA HOOPERMEDICINA VETERINÁRIAAprovado
Estudo dos mecanismos de defesa em citros e plantas modelo: respostas de defesa desencadeadas por padrões moleculares associados aos patógenos (PTI)HEROS JOSÉ MÁXIMOAGRONOMIAAprovado
Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento da vacina contra dengue: uma revisão de literaturaTAISE NATALI LANDGRAFENFERMAGEMAprovado
Análise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em função da Sustentabilidade para as cidades de Leme/SP e Pirassununga/SPPEDRO CARVALHO FILHOARQUITETURA E URBANISMOAprovado
Queima da palha de cana-de-açúcar: a questão jurídica e ambiental na perspectiva sustentávelELKA PACCELLI SCHERMADIREITOAprovado
Uso de simulação computacional no processo de Ensino de Física e Matemática para Engenharia e análise do método de aprendizagemLÉO SANTANA PIRESENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃOAprovado
Avaliação das estratégias de ensino no curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Anhanguera – Leme/SPANDRESSA FERNANDA ANGELINENGENHARIA CIVILAprovado
Nível de atividade física, antropometria, marcadores biológicos de saúde e percepção de estresse e qualidade de vida em universitáriosANTONIO CARLOS TAVARES JUNIOREDUCAÇÃO FÍSICAAprovado
Efeito agudo de diferentes métodos de treinamento de força sobre a espessura muscular, carga total levantada e percepção subjetiva de esforço em homens treinados em forçaFELIPE ALVES BRIGATTOEDUCAÇÃO FÍSICAAprovado
Pré condicionamento isquêmico como uma possível estratégia contra o dano muscularTHIAGO PIRES DE OLIVEIRAEDUCAÇÃO FÍSICAAprovado