Programa de Iniciação
Científica e Tecnológica – PICT
Centro Universitário
Anhanguera de Leme e Pirassununga
O que é Iniciação Científica
Participação no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica
Atualmente o Programa conta com duas modalidades para o ingresso de alunos de graduação nas atividades de iniciação: como bolsistas e/ou voluntários.
Podem participar da seleção discentes regularmente matriculados em cursos de graduação da instituição. O processo seletivo é feito por meio de edital específico, de acordo com as normas e critérios estabelecidos pela Funadesp para a submissão dos pedidos. O período de vigência da bolsa e o valor das parcelas são definidos pelo edital de seleção.
Para atuação como bolsista, é ofertada aos alunos a modalidade de bolsa financiada pela Funadesp. Tais bolsas constituem um incentivo financeiro individual concedido pela agência de fomento aos alunos com melhor rendimento acadêmico, escolhidos por meio de processo seletivo.
Na atuação como voluntário, o aluno desenvolve as atividades relacionadas ao projeto de pesquisa sem a remuneração da bolsa. Essa modalidade tem como objetivo estimular o desenvolvimento da pesquisa, dando oportunidade aos alunos que se interessam por participar dos projetos de IC, mas que não foram contemplados com a bolsa dos órgãos de fomento, de oficializar e reconhecer essa atividade. As inscrições para essa modalidade do PICT são de fluxo contínuo e não dependem de seleção por edital.
Conheça alguns benefícios de participar do PICT
- Certificado de participação na Iniciação Científica;
- Trabalhos publicados em eventos científicos;
- Domínio da metodologia científica;
- Preparação para os programas de pós-graduação;
- Valorização do currículo profissional;
- Aprimoramento do espírito crítico e da criatividade.
Gestão do Programa
A gestão do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) é de responsabilidade da Direção da Unidade e da Coordenação Acadêmica, responsáveis por acompanhar todos os processos relacionados ao Programa, reportando-se à Diretoria de Pós-graduação Stricto Sensu da Kroton.
Com o apoio dos orientadores, alunos, coordenadores de curso e demais setores da Instituição, busca imprimir contínuas melhorias ao Programa. Além disso, promove a divulgação do PICT junto à comunidade universitária, esclarece dúvidas de docentes e discentes, orienta o preenchimento de formulários e assegura o cumprimento dos critérios e prazos estabelecidos e busca soluções para as questões não previstas nos regulamentos do PICT.
Editais Disponíveis
Edital para Professores Pesquisadores e Alunos de Iniciação Científica
Projetos de Pesquisa cadastrados na Unidade
Título Projeto | Docente Responsável | Curso | Período do projeto | Situação | Resumo |
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Avaliação do concreto de alto desempenho (CAD) produzidos com adições pozolânicas | ANDRESSA FERNANDA ANGELIN | ENGENHARIA CIVIL | 01/08/2018 - 31/07/2019 | Concluído | Visualizar |
Perfil Antropométrico e Nível de Habilidade Motora de Escolares da Região de Leme-SP | ANTONIO CARLOS TAVARES JUNIOR | EDUCAÇÃO FÍSICA | 01/08/2018 - 31/07/2019 | Concluído | Visualizar |
Estratégias pedagógicas e expectativas de aprendizagem: um olhar aos alunos com microcefalia | ELKA PACCELLI SCHERMA | PEDAGOGIA | 01/08/2018 - 31/07/2019 | Concluído | Visualizar |
Identificação e caracterização funcional de candidatos a efetores da família Crinkler (CRN) de Phytophthora parasitica | HEROS JOSÉ MÁXIMO | AGRONOMIA | 01/08/2018 - 31/07/2019 | Concluído | Visualizar |
O encontro intergeracional e a construção da consciência política de jovens em uma unidade de ensino superior | JOEL FERNANDO BORELLA | PSICOLOGIA | 01/08/2018 - 31/07/2019 | Concluído | Visualizar |
Influência da assepsia na ordenha do leite materno influenciando na qualidade microbiológica e físico-química do leite materno após diferentes formas de descongelamento | KATIA KIYOMI ISEKI | ENFERMAGEM | 01/08/2018 - 31/07/2019 | Concluído | Visualizar |
Análise do conforto ambiental térmico com a utilização de tijolo ecológico | PEDRO CARVALHO FILHO | ARQUITETURA E URBANISMO | 01/08/2018 - 31/07/2019 | Concluído | Visualizar |
Processo Penal Coletivo | RAFAEL DE OLIVEIRA COSTA | DIREITO | 01/08/2018 - 31/07/2019 | Concluído | Visualizar |
Uso de música clássica no momento da ordenha de vacas e sua relação com a qualidade do leite | HENRIQUE BARBOSA HOOPER | MEDICINA VETERINÁRIA | 01/10/2019 - 31/07/2020 | Concluído | Visualizar |
Estudo dos mecanismos de defesa em citros e plantas modelo: respostas de defesa desencadeadas por padrões moleculares associados aos patógenos (PTI) | HEROS JOSÉ MÁXIMO | AGRONOMIA | 01/10/2019 - 31/07/2020 | Concluído | Visualizar |
Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento da vacina contra dengue: uma revisão de literatura | TAISE NATALI LANDGRAF | ENFERMAGEM | 01/10/2019 - 31/07/2020 | Concluído | Visualizar |
Análise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em função da Sustentabilidade para as cidades de Leme/SP e Pirassununga/SP | PEDRO CARVALHO FILHO | ARQUITETURA E URBANISMO | 01/10/2019 - 31/07/2020 | Concluído | Visualizar |
Queima da palha de cana-de-açúcar: a questão jurídica e ambiental na perspectiva sustentável | ELKA PACCELLI SCHERMA | DIREITO | 01/10/2019 - 31/07/2020 | Concluído | Visualizar |
Uso de simulação computacional no processo de Ensino de Física e Matemática para Engenharia e análise do método de aprendizagem | LÉO SANTANA PIRES | ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO | 01/10/2019 - 31/07/2020 | Concluído | Visualizar |
Avaliação das estratégias de ensino no curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Anhanguera Leme/SP | ANDRESSA FERNANDA ANGELIN | ENGENHARIA CIVIL | 01/10/2019 - 31/07/2020 | Concluído | Visualizar |
Nível de atividade física, antropometria, marcadores biológicos de saúde e percepção de estresse e qualidade de vida em universitários | ANTONIO CARLOS TAVARES JUNIOR | EDUCAÇÃO FÍSICA | 01/10/2019 - 31/07/2020 | Concluído | Visualizar |
Efeito agudo de diferentes métodos de treinamento de força sobre a espessura muscular, carga total levantada e percepção subjetiva de esforço em homens treinados em força | FELIPE ALVES BRIGATTO | EDUCAÇÃO FÍSICA | 01/10/2019 - 31/07/2020 | Concluído | Visualizar |
Pré condicionamento isquêmico como uma possível estratégia contra o dano muscular | THIAGO PIRES DE OLIVEIRA | EDUCAÇÃO FÍSICA | 01/10/2019 - 31/07/2020 | Concluído | Visualizar |
Ensino tradicional vs ensino à distância: possibilidades e desafios em tempos de covid-19 | ANDRESSA FERNANDA ANGELIN | ENGENHARIA CIVIL | 01/10/2020 - 31/07/2021 | Aprovado | Visualizar |
Criação de um blog de divulgação científica agropecuária | DIOGO MANZANO GALDEANO | AGRONOMIA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | Aprovado | Visualizar |
Desempenho e saúde de vacas expostas à luz polarizada de espectro verde na sala de espera | HENRIQUE BARBOSA HOOPER | MEDICINA VETERINÁRIA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | Aprovado | Visualizar |
Implementação e uso de laboratório virtual de física no processo de ensino de disciplinas de física e engenharia para os cursos de engenharias. | LÉO SANTANA PIRES | ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE | 01/10/2020 - 31/07/2021 | Aprovado | Visualizar |
Educação contra a barbárie: formação do profissional de psicologia na trajetória da humanização no centro universitário anhanguera leme/sp | MAÍSA HELENA RAVANINI | PSICOLOGIA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | Aprovado | Visualizar |
Perfil epidemiológico da tuberculose no município de leme/sp. | MARIA LUISA SANTOS | ENFERMAGEM | 01/10/2020 - 31/07/2021 | Aprovado | Visualizar |
O nível de atividade física e a satisfação com a imagem corporal de universitários | PHELIPE HENRIQUE CARDOSO DE CASTRO | EDUCAÇÃO FÍSICA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | Aprovado | Visualizar |
Percepção e diagnóstico do aluno anhanguera leme-pirassununga frente aos processos de avaliação e coerência curricular. | RAFAELA REBESSI ZILLO | CST GASTRONOMIA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | Aprovado | Visualizar |
Educação ambiental como instrumento à efetividade da proteção ecológica no direito brasileiro. | STEPHANIE DETTMER DI MARTIN VIENNA | DIREITO | 01/10/2020 - 31/07/2021 | Aprovado | Visualizar |
Efeito do pré condicionamento isquêmico na recuperação muscular dos membros inferiores | THIAGO PIRES DE OLIVEIRA | EDUCAÇÃO FÍSICA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | Aprovado | Visualizar |
Título do projeto
Avaliação do concreto de alto desempenho (CAD) produzidos com adições pozolânicas
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
JESSICA APARECIDA ADRIANO – Tipo de Aluno: Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
Os avanços na tecnologia do concreto levaram a busca pelo aprimoramento de técnicas e, também, de materiais alternativos as matérias-primas convencionais, contribuindo, assim, para práticas de sustentabilidade na construção civil. O concreto de alto desempenho (CAD) promoveu o progresso construtivo, garantindo a produção de elementos estruturais com alta resistência e durabilidade. Adições pozolânicas, as quais possuem uma alta ação aglomerante, promovem a melhora destas propriedades, além de possibilitarem a redução do consumo de cimento nas matrizes cimentícias. Assim, o principal objetivo deste projeto é a produção de concretos de alto desempenho (CAD), ou seja, com alta resistência, durabilidade e trabalhabilidade, substituindo parte do cimento (aglomerante convencional) por material pozolânico, com o objetivo de atingir melhores desempenhos do CAD. Além disto, pretende-se promover a redução da relação água/cimento, de forma a contribuir na melhora nas resistências mecânicas deste concreto.
Título do projeto
Perfil Antropométrico e Nível de Habilidade Motora de Escolares da Região de Leme-SP
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
EDUARDO ALEIXO DA COSTA – Tipo de Aluno: Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O desenvolvimento infantil sofre impacto de diversos fatores: sociais, ambientais e biológicos. Do mesmo modo, seus hábitos e dimensões corporais podem influenciar diretamente sua vida adulta no que diz respeito a sua saúde, sendo importante que os cuidados com esses temas comecem na infância. Desta forma, existe um anseio crescente em detectar condições que ofereçam riscos para o pleno desenvolvimento do indivíduo. Portanto, esse projeto tem como objetivos: descrever o perfil antropométrico e avaliar o nível de aptidão física de escolares, entre 10 e 11 anos, da região de Leme-SP. Esses são dois fatores que influenciam diretamente do desenvolvimento infantil e consequentemente refletirão na vida adulta. Para isso, usaremos a antropometria como ferramenta para mensurar proporções e composição corporal dos escolares, bem como a bateria de testes do PROESP (Projeto Esporte Brasil) para medir o nível de aptidão física. A pesquisa tem um desenho descritivo, com abordagem quantitativa e pretende utilizar uma amostra de 200 crianças. Após aprovação pelo comitê de ética e devidos esclarecimentos sobre objetivos da pesquisa para a direção dos colégios, professores, pais e alunos, através de Termos de Consentimento Livre e Esclarecido, os dados coletados servirão para traçar um perfil inédito dos escolares da região de Leme-SP. As variáveis estudadas, trarão um diagnóstico que poderão auxiliar em intervenções, inclusive em programas de ensino-extensão universitária, que contribuam para o melhor desenvolvimento infantil e consequentemente melhor qualidade de vida dessa população quando adulta.
Título do projeto
Estratégias pedagógicas e expectativas de aprendizagem: um olhar aos alunos com microcefalia
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
MARCELA LURI ANDO – Tipo de Aluno: Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
A partir de meados de 2015, o Brasil enfrentou uma epidemia de Zika vírus e, consequentemente, um aumento de casos de crianças diagnosticadas com Microcefalia. A Constituição Federal (1988) garante o acesso e permanência de todos os alunos às turmas comuns do ensino regular. Entretanto, isso tem exigido uma profunda transformação na Educação, sobre o seu papel de formador das futuras gerações e sobre o desafio de considerar as diferenças na sala de aula um fator que qualifique e enriqueça o ensino. Diante disso, a escola deve receber e acolher as crianças com Microcefalia e o professor precisa estar preparado para desenvolver o seu trabalho adequadamente. Portanto, este trabalho tem como proposta desenvolver estratégias pedagógicas para auxiliar o trabalho do professor no processo de ensino e aprendizagem para os alunos matriculados na Educação Infantil, com Microcefalia, ou seja, proporcionar subsídios teóricos e materiais para o docente das escolas comuns do ensino regular, contribuindo para o desenvolvimento do aluno com a deficiência.
Título do projeto
Identificação e caracterização funcional de candidatos a efetores da família Crinkler (CRN) de Phytophthora parasitica
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
BEATRIZ DO AMARAL TRANQUILIN – Tipo de Aluno: Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de laranja e seus derivados. Entretanto, a citricultura brasileira é alvo de constantes ameaças por pragas e doenças, entre elas, a gomose e a podridão de raízes, ambas causadas por Phytophthora parasitica. Sabe-se que as espécies de Phytophthora secretam centenas de proteínas efetoras que contribuem para o processo infeccioso. A manipulação da ação das moléculas efetoras pode levar a perda de virulência dos patógenos e até indução de defesa nas plantas. Muito pouco se sabe sobre o funcionamento dos efetores e no contexto da citricultura o conhecimento é praticamente nulo. Deste modo, propõe-se neste projeto um estudo focando efetores de P. parasitica quando em interação com plantas de citros. Os objetivos principais são: 1) identificar os efetores Crinklers (CRN) no genoma e em diferentes estágios do ciclo de vida e processo infeccioso de P. parasitica em citros; e 2) caracterizar funcionalmente estes efetores CRN em função da capacidade de induzir ou suprimir respostas de defesa em plantas. O projeto será dividido em duas fases, a primeira tratará da identificação dos CRN expressos diferencialmente em situação basal e em interação com tecido de raízes de citros. Será também avaliado a expressão de CRN durante os primeiros estágios da infecção em paralelo com respostas fisiológicas das plantas. Na segunda fase, os genes CRN mais relevantes serão usados em ensaios de expressão transiente em Nicotiana benthamiana, via Agrobacterium tumefaciens, para verificar a ação destes genes em induzir ou suprimir respostas de defesa em plantas. Além do ganho no ponto de vista científico, as informações provenientes deste estudo poderão ser utilizadas no controle de doenças em citros e outras plantas.
Título do projeto
O encontro intergeracional e a construção da consciência política de jovens em uma unidade de ensino superior
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
ANA CRISTINA GRYNFOGIEL – Tipo de Aluno: Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
A pesquisa tem a proposta de contribuir para a construção de análises da consciência política de jovens universitários em um encontro intergeracional. Como o encontro ou não com idosos que participaram de movimentos sociais no Brasil, fortalecem ou aumentam a eficácia da consciência política de jovens frente a política nacional. Além dessas questões, poderemos estudar os encontros das memórias como um campo político dentro da Psicologia para a formação da consciência política, bem como a o fortalecimento do papel do idoso nessa sociedade. Trabalharemos com 4 grupos focais, metodologia consolidada dentro da Psicologia Social. Em primeiro momento traremos jovens que não tiveram acesso as memórias dos idosos para pensar a política nacional, em segundo momento, jovens que tiveram acesso com idosos que discutiram pelas memórias os movimentos sociais do Brasil e em último momento faremos um encontre entre os três grupos para discutir a memória como uma possibilidade de aumento da eficácia da consciência política na política nacional. Faremos análises de conteúdo com os dados coletados, criando categorias de análises, e, posteriormente traremos elucidações para fortalecer o encontro intergeracional e promover um diálogo da consciência política como potência as mazelas políticas sociais que temos enfrentado no Brasil.
Título do projeto
Influência da assepsia na ordenha do leite materno influenciando na qualidade microbiológica e físico-química do leite materno após diferentes formas de descongelamento
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
MARIANE PRISCILLA MURAROLLI DA SILVA – Tipo de Aluno: Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo por 6 meses, pois é uma importante fonte de energia e nutrientes e traz muitos benefícios tanto para a criança quanto para a mãe. Entretanto, devido a alguns fatos como o retorno ao trabalho da mãe que está amamentando, o desmame precoce acaba ocorrendo. Infelizmente, muitas mães acabam recorrendo ao uso de mamadeiras e fórmulas artificiais que infelizmente não trazem os benefícios funcionais (desenvolvimento do sistema imune, neurológico e gastrointestinal) proporcionados pelo leite materno. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a influência da assepsia da mãe antes da ordenha manual na qualidade do leite congelado que sofreu diferentes formas de descongelamento. Neste trabalho, participarão mães voluntárias que estão amamentando. Elas serão divididas aleatoriamente em grupo asséptico (que segue normas de assepsia antes da ordenha) e grupo padrão (segue normas básicas de higiene). O leite materno coletado será congelado por 15 dias a -20ºC e descongelado de duas maneiras: em forno de micro-ondas (LCM) e em banho-maria (LCB). Antes do congelamento e após o descongelamento as seguintes análises serão feitas: determinação de acidez, gordura, proteína, lactose, densidade, extrato seco total no leite, contagem de células somáticas (total e diferencial) e exame microbiológico do leite. O estudo adotará o delineamento inteiramente casualizado, sendo seus dados analisados pela análise de correlação linear simples (CORR), análise de variância (ANOVA) por meio de um modelo linear misto (MIXED) do pacote estatístico do Statistical Analysis System (SAS) 2008.
Título do projeto
Análise do conforto ambiental térmico com a utilização de tijolo ecológico
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
LUCAS DE JESUS FREITAS SOUZA – Tipo de Aluno: Bolsista Funadesp
TAMIRES DAMETTO – Tipo de Aluno: Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O Conforto Ambiental Térmico é determinado por algumas variáveis, em que os materiais que constituem a parte física de edifícios e residências são fundamentais para alcançar índices satisfatórios. A carga térmica solar incide diretamente sobre as paredes externas das edificações, e a escolha adequada destes materiais representa uma redução significativa no consumo de energia para condicionamento térmico. Aliado à redução no consumo energético, o formato dos tijolos ecológicos e a forma como são assentados garantem uma obra limpa e com baixíssimo descarte de material, haja vista que são fabricados nos modelos bloco inteiro e meio bloco, ambos vazados com dois e um furo, respectivamente. Por não ir ao forno, pois a cura da mistura cimento e solo é à temperatura ambiente, contribui ainda mais para a sustentabilidade do planeta, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa e o consumo de combustíveis e/ou madeira. Assim, este estudo pretende medir e analisar as variáveis do Conforto Ambiental Térmico com a utilização de Tijolo Ecológico, por meio de protótipos a serem construídos.
Título do projeto
Processo Penal Coletivo
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
SARA ZERO DOS SANTOS – Tipo de Aluno: Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O Direito Penal Coletivo tem se apresentado como uma nova abordagem do Direito Penal, que atenta para a realidade social e serve de instrumento de combate aos grandes crimes que atingem coletividades de pessoas, tais como a corrupção, a sonegação fiscal, poluição ambiental etc. Essa nova perspectiva acaba por promover, contudo, inúmeros questionamentos no Direito Penal e, consequentemente, no Processo Penal, em razão da ausência de eficácia na proteção de “bens jurídicos coletivos” na atualidade (expressão que abrange interesses difusos, os coletivos em sentido estrito e os individuais homogêneos, na forma do artigo 81, parágrafo único, do CDC). Com o intuito de solucionar esse descompasso, o presente trabalho pretende traçar as bases de um novo ramo do Direito, responsável por sistematizar a tutela judicial penal no âmbito transindividual: o Processo Penal Coletivo. Nesse sentido, a proposta de (re)pensar o problema da tutela dos bens jurídico-penais coletivos revela-se de grande utilidade para uma compreensão mais profunda do exercício da persecução penal, pois inaugura um novo enfoque, que prioriza o questionamento acerca do próprio fenômeno do Direito Processual Penal. Ora, a pretensão punitiva não pode ser exercida de forma discricionária e aleatória; ao contrário, a aplicação de uma sanção exige procedimento dotado de garantias, assegurando-se, assim, a adequada aplicação da lei penal. Exsurge, assim, o Processo Penal Coletivo enquanto instrumento para a imposição da sanção ao autor de infração penal no contexto do Estado de Direito, respeitados os direitos reconhecidos em sede Constitucional e infraconstitucional. Nesse contexto, o Direito Processual Penal Coletivo é responsável pelo adequado tratamento das questões afetas à processualística do Direito Penal Coletivo, abordando o crime sob o aspecto normativo-adjetivo, sempre com foco na tutela dos bens jurídico-penais coletivos – aspecto que o diferencia do Direito Processual Penal Individual. Em suma, a presente pesquisa pretende elucidar a complexa teia de interações existentes entre esse novo ramo, o Processo Coletivo Cível e o Direito Penal Coletivo, bem como as inúmeras consequências para institutos jurídicos vislumbrados até então sob a égide individual (v.g., competência, ação penal, coisa julgada, entre outros), de modo a tornar efetivo o exercício da força persecutória Estatal no combate à criminalidade que afeta bens jurídico-penais coletivos, buscando, contudo, um ponto de equilíbrio, de modo a evitar os extremos do “hipergarantismo” e do Direito Penal do Inimigo.
Título do projeto
Uso de música clássica no momento da ordenha de vacas e sua relação com a qualidade do leite
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
GABRIEL SCALABRINI SANTOS – Tipo de Aluno: Voluntario
GUSTAVO ZANOTTI GALINA – Tipo de Aluno: Voluntario
IAN LOGAN PEDROSO BERTINI – Tipo de Aluno: Voluntario
JÉSSICA MEIRA EVANGELISTA – Tipo de Aluno: Voluntario
LUCAS BEGNAMI MENEGHETTI – Tipo de Aluno: Voluntario
PEDRO HENRIQUE PELEGRINETTI – Tipo de Aluno: Bolsista
Tipo de Projeto
Projeto de Pesquisa
Resumo
A qualidade do leite é um fator que deve ser considerado para o crescimento e fortalecimento da cadeia produtiva do leite. Para controlar a qualidade do leite, é importante adquirir e manter animais saudáveis, bem nutridos, alojados em ambiente limpo e com conforto. O bem-estar de um indivíduo é o estado no que diz respeito às suas tentativas de lidar com o ambiente. Por outro lado, o estresse é genericamente o conjunto de alterações comportamentais e fisiológicas, desencadeadas por agentes estressores seja do ambiente físico (calor, frio, espaço, fome, sede), social ou práticas de manejo. A música tem sido utilizada na medicina veterinária como terapia para minimizar casuísticas de ansiedade, depressão e estresse, sendo também ferramenta de enriquecimento ambiental. Em experimento com música country com vacas leiteiras, na tentativa de estimular as vacas a prosseguirem para a ordenha de forma voluntária, constatou-se que as vacas leiteiras associaram o início da ordenha ao som de música country, dirigindo-se ao local da ordenha de modo mais eficiente. Entretanto, ainda pouco se sabe a respeito da influência da música clássica durante os manejos de ordenha nas respostas fisiológicas, níveis de cortisol e qualidade do leite. Por isso, este estudo objetiva avaliar o efeito do uso da música clássica durante o manejo de ordenha de vacas leiteiras mestiças, como abordagem terapêutica para aumentar a sensação de bem-estar e assim contribuir para melhorar a qualidade do leite, nos âmbitos da composição, microbiologia e contagem de células somáticas.
Título do projeto
Estudo dos mecanismos de defesa em citros e plantas modelo: respostas de defesa desencadeadas por padrões moleculares associados aos patógenos (PTI)
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
BEATRIZ DO AMARAL TRANQUILIN – Tipo de Aluno: Bolsista
GABRIELLE NOGUEIRA – Tipo de Aluno: Voluntario
Tipo de Projeto
Projeto de Pesquisa
Resumo
O acúmulo de biomassa, crescimento e produção, para qualquer planta cultivada, depende de sua capacidade em se adaptar às adversidades do ambiente. Sob ataque de patógenos, as plantas desviam recursos energéticos, que normalmente seriam utilizados para crescimento e reprodução, para a ativação de mecanismos de defesa. Este trade-off entre crescimento e defesa afeta a produtividade e acúmulo de biomassa. Muito pouco se conhece sobre os mecanismos gerais de defesa de citros. Os programas de melhoramento genético focam, em sua maioria, em aumento de eficiência na produção, resposta a estresses abióticos e pragas. Há a necessidade do desenvolvimento de estudos que possam gerar mecanismos eficientes de controle de doenças. Neste projeto, as bases moleculares da defesa basal de citros serão esmiuçadas. O objetivo geral é decifrar os mecanismos gerais de resposta PTI em variedades de citros. Um dos objetivos específicos principais está no desenvolvimento de uma metodologia aplicável ao screening de diversas variedades de citros quanto ao seu potencial em reconhecer PAMPs (padrões moleculares associados aos patógenos – moléculas extremamente conservadas e de amplo espectro entre os micro-organismos) e ativar defesa. Há ainda o interesse em conhecer as mudanças transcricionais após ativação de defesa, explosão oxidativa, como se dão as cascatas de sinais, a ação de MAP kinases, vias de sinalização, mudanças na fisiologia e anatomia e papel dos reguladores como os hormônios: ácido salicílico, ácido jasmônico e etileno nessas respostas. Estas informações serão úteis para o desenvolvimento de estratégias de controle de doenças, bem como na seleção de variedades resistentes ou detentoras de traços interessantes para uso no campo, melhoramento ou transformação genética visando maior produção.
Título do projeto
Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento da vacina contra dengue: uma revisão de literatura
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
DIEGO MAURICIO DA SILVA – Tipo de Aluno: Bolsista
EDUARDA MOREIRA BARONI – Tipo de Aluno: Voluntario
Tipo de Projeto
Projeto de Pesquisa
Resumo
A dengue é uma doença tropical infecciosa causada pelo vírus da dengue (DENV), que possui quatro sorotipos distintos. A doença é transmitida aos seres humanos por picadas de mosquitos Aedes aegypti e Ae. albopictus. O número de casos notificados anualmente à Organização Mundial de Saúde (3,2 milhões em 2015) representa um impacto de suma importância para as ações de saúde pública. Grande esforço tem sido investido em campanhas para o controle do vetor da doença, no entanto, pouco avanço foi observado. O uso potencial de vacinas, além de ser uma intervenção com a melhor relação custo-benefício até hoje aplicada em saúde pública, é uma estratégia segura, eficaz, mandatória contra a dengue e pode constituir uma opção atraente para prevenir ou minimizar a possibilidade de epidemias. Com o advento da biotecnologia moderna, bem como da engenharia genética por meio da tecnologia do DNA recombinante, foi possível um considerável avanço no campo da vacinologia. Após décadas de tentativas, a primeira vacina mundial contra a dengue foi lançada em 2014, a Dengvaxia, da Sanofi Pasteur. Até o momento, poucos estudos relatam as tecnologias envolvidas no desenvolvimento das vacinas candidatas. Dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo trazer uma contribuição para o conhecimento no campo da vacina da dengue, por meio de uma revisão narrativa, sistematizando como a biotecnologia tem contribuído para o aprimoramento de processos relacionados ao desenvolvimento e à produção de novas vacinas ou ao aprimoramento de vacinas já existentes para que se tornem mais seguras e eficazes.
Título do projeto
Análise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em função da Sustentabilidade para as cidades de Leme/SP e Pirassununga/SP
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
JANE ISIS PAULO DE SIQUEIRA – Tipo de Aluno: Bolsista
LAIS DI PIETRO HILDEBRAND – Tipo de Aluno: Voluntario
MARILLIA BERTANHA GALLO – Tipo de Aluno: Voluntario
Tipo de Projeto
Projeto de Pesquisa
Resumo
O presente trabalho visa à obtenção de dados referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e dos programas municipais aplicados ao meio ambiente pertinentes aos municípios de Leme/SP e Pirassununga/SP, com o intuito de comparar a variação dos níveis quantitativos do IDH com os indicadores de sustentabilidade das respectivas cidades. Os Planos Diretores de ambos os municípios serão também analisados, pois estão intimamente ligados ao desenvolvimento urbano e social. Por fim, a comparação desses dados quantitativos permitirá, como conclusão, que se verifique a possibilidade de o desenvolvimento ser chamado de desenvolvimento sustentável.
Título do projeto
Queima da palha de cana-de-açúcar: a questão jurídica e ambiental na perspectiva sustentável
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
GABRIEL FELIPE RODRIGUES – Tipo de Aluno: Bolsista
WAGNER PASCHOAL DE ANDRADE – Tipo de Aluno: Voluntario
Tipo de Projeto
Projeto de Pesquisa
Resumo
Desde 1997 com a criação do Decreto no 42.056/97 o Estado de São Paulo, um dos maiores produtores de cana-de-açúcar, vem buscando viabilizar a sustentabilidade do agronegócio por meio de um protocolo de intenções, em que a prática da queima da palha de cana-de-açúcar deve ser gradativamente reduzida até sua completa eliminação. No entanto, desde o ano de 2018, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vêm absolvendo os usineiros da execução fiscal da multa, em decorrência de incêndios nos canaviais, sendo beneficiados pela adoção do entendimento de que a responsabilidade dos produtores é subjetiva, ou seja, apenas se caracteriza se comprovado o dolo ou culpa no evento. Diante do fato, entende-se um agravo em relação às questões ambientais podendo ocasionar um aumento gradativo das queimadas nos canaviais do interior paulista, portanto, pretende-se analisar a legislação vigente e a jurisprudência referente a queima da palha de cana-de-açúcar e o impacto no meio ambiente.
Título do projeto
Uso de simulação computacional no processo de Ensino de Física e Matemática para Engenharia e análise do método de aprendizagem
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
DIEGO FREITAS DA COSTA – Tipo de Aluno: Bolsista
RAPHAEL VICENTE PEREIRA – Tipo de Aluno: Voluntario
Tipo de Projeto
Projeto de Pesquisa
Resumo
Neste trabalho será explorado o uso de ferramentas para simulação computacional de sistemas de engenharia, baseado em três modelos físicos, à saber: Sistema vibratório massa/mola/amortecedor, Circuito resistivo/indutivo/capacitivo e condução de calor em uma barra metálica, (Felício, 2010). Um dos objetivos é o desenvolvimento da habilidade no aluno de modelagem matemática de sistemas físicos, baseado em modelos disponíveis na literatura, análise e geração de resultados, extraídos de simulação, que será realizada em ambiente MatLab (Chapman, 2010) e suas ?bibliotecas, habilidade fundamental para o futuro engenheiro, (Belhot, Figueiredo e Malavé, 2001). O trabalho, será desenvolvido sobre a ótica da Metodologia dos Problemas Geradores de Discussões, proposta como uma alternativa para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos de Engenharia (Machado e Pinheiro, 2009-a) e (Machado e Pinheiro, 2009-b), onde o professor irá levantar os problemas e o aluno irá buscar as soluções, de acordo com a metodologia. Essa metodologia foi construída com o objetivo de buscar um novo caminho pedagógico a fim de permitir ao ensino de Física dar uma maior parcela de contribuição junto ao processo de formação (profissional e para a cidadania) do aluno, futuro engenheiro. No final, o aluno fará uma avaliação subjetiva referente ao: – Impacto da simulação computacional na construção de seu aprendizado; – Impacto do uso da Metodologia dos Problemas Geradores de Discussões na formulação do problema; – Impacto do uso da Metodologia dos Problemas Geradores de Discussões no processo de desenvolvimento do trabalho de modelagem e simulação computacional e do aprendizado.
Título do projeto
Avaliação das estratégias de ensino no curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Anhanguera – Leme/SP
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Kauan Sardinha Bonelli – Tipo de Aluno: Bolsista
Nathalia Boriolo Picolli – Tipo de Aluno: Voluntario
Tipo de Projeto
Projeto de Pesquisa
Resumo
Grande parte das estratégias e procedimentos educacionais utilizados no ensino de engenharia ainda está apoiada em um modelo de educação tradicional, baseada nas figuras do professor detentor de saber e do aluno receptor passivo. Contudo, é perceptível que esse tem se mostrado insuficiente diante das atuais necessidades dos discentes e exigências da sociedade. Acredita-se que o professor tenha um papel relevante como mediador no processo de ensino-aprendizagem, a partir do momento em que prioriza a participação do aluno e gerencia suas expectativas e habilidades. Assim, com o intuito de refletir e de buscar alternativas que satisfaçam as necessidades atuais de ensino, a pesquisa procurará identificar, por meio da análise das percepções de um grupo de discentes, o foco do método de ensino do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Anhanguera – Leme/SP.
Título do projeto
Nível de atividade física, antropometria, marcadores biológicos de saúde e percepção de estresse e qualidade de vida em universitários
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
JENNIFER AI NAMEKATA NOGUEIRA SIVA – Tipo de Aluno: Bolsista
MARIA LUZIANA LIMA DE OLIVEIRA – Tipo de Aluno: Voluntario
Tipo de Projeto
Projeto de Pesquisa
Resumo
Muitos são os parâmetros relacionados a saúde e qualidade de vida. Entre eles destacam-se o nível de atividade física e alguns fatores de risco associados, como: hipertensão, sobrepeso/obesidade e diabetes, bem como fatores socioambientais como percepção de qualidade de vida e estresse. O objetivo do estudo é descrever o perfil dos estudantes universitários do Centro Universitário Anhanguera – Leme-SP, por cursos, relacionados a indicadores biológicos de saúde e antropometria, bem como, quanto a percepção de estresse e qualidade de vida, comparando esses parâmetros entre os diversos cursos, testando correlações entre as diversas variáveis estudadas. Participarão 400 estudantes universitários de ambos os sexos, entre 18 e 35 anos, de todos os cursos, do Centro Universitário Anhanguera Leme. Os sujeitos serão avaliados antropometricamente por meio da mensuração da estatura, da massa corporal e circunferência abdominal. Por meio das medidas obtidas serão obtidos o IMC (Índice de Massa Corporal). Após, pressão arterial (PA) será aferida e coletada a glicemia casual (GC). Após os sujeitos responderão aos seguintes questionários: IPAQ, versão reduzida, WHOQOL-Bref e o EPS 10. A normalidade dos dados será testada usando o teste de Shapiro Wilk e após compararemos os dados coletados entre os diversos cursos, usando ANOVA ou KRUSKAL-WALLIS. Correlação de Pearson ou Spearman´s serão aplicada para detectar possível relação entre percepção de stress e índices de qualidade de vida com nível de atividade física e marcadores biológicos de saúde (PA e GC). Usaremos um índice de significância de p – 0,05.
Título do projeto
Efeito agudo de diferentes métodos de treinamento de força sobre a espessura muscular, carga total levantada e percepção subjetiva de esforço em homens treinados em força
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
ALISSON APARECIDO GLACIUTI – Tipo de Aluno: Bolsista
MARIA FERNANDA MARTINS BORGES – Tipo de Aluno: Voluntario
Tipo de Projeto
Projeto de Pesquisa
Resumo
Para maximizar ou evitar a estagnação dos ganhos de força e hipertrofia muscular, treinadores e indivíduos altamente treinados em força utilizam métodos avançados de treinamento de força (TF). Tais métodos podem reduzir o tempo total da sessão, alterar a Percepção Subjetiva de Esforço (PSE), Carga Interna de Treinamento (CIT) e aumentar o estresse metabólico da sessão. Objetivo: Comparar os efeitos agudos de dois métodos de TF, tradicional (TRAD) e tri-set (TRI), na espessura muscular e em parâmetros da carga externa e interna de treinamento em sujeitos treinados em força. Métodos: Os procedimentos serão realizados em quatro sessões. A primeira e segunda sessão serão destinadas a familiarização dos sujeitos com os protocolos experimentais. A terceira e quarta sessão serão aleatorizadas. Na sessão TRAD serão realizadas três séries em cada exercício (supino reto, chest press e pecdeck). Na sessão TRI os três exercícios serão realizados de maneira consecutiva, sendo aplicado um intervalo de recuperação após a finalização da série do último exercício do bloco (pecdeck). A análise de variância (ANOVA) para medidas repetidas (2×2) com interação dos fatores condição (TRAD e TRI) e momento (pré e pós) será utilizada para a comparação entre momentos e entre condições da variável-dependente espessura muscular do peitoral maior. O teste t pareado será empregado para a comparação entre condições (TRAD e TRI) das variáveis-dependentes: Número total de repetições, Carga Total Levantada, Tempo sob tensão, Densidade, PSE e CIT.
Título do projeto
Pré condicionamento isquêmico como uma possível estratégia contra o dano muscular
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
AMANDA CRISTINA LEVEGHIN – Tipo de Aluno: Bolsista
GIOVANE FERREIRA DE OLIVEIRA – Tipo de Aluno: Voluntario
Tipo de Projeto
Projeto de Pesquisa
Resumo
O Pré Condicionamento Isquêmico (PCI) é uma manobra capaz de reduzir o dano muscular ocorrido em simulações de infarto no miocárdio e também em outros órgãos. O dano muscular induzido pelo exercício excêntrico possui uma grande similaridade com a condição descrita anteriormente, neste caso nossa proposta é investigar se PCI aplicado de forma remota sobre os membros inferiores (MMII) poderia promover um efeito protetor contra dano excêntrico induzido durante um protocolo de endurance muscular (EM). Vinte voluntários do sexo masculino saudáveis serão divididos de maneira uniforme em dois grupos: Condição placebo seguido por EM (Plac+EM; N=10) e PCI aplicado anteriormente ao EM (PCI+EM; N=10). O protocolo de EM consiste nos indivíduos sentarem e levantarem sobre uma cadeira de 45 cm de altura durante um período de 15 minutos. PCI será aplicado bilateralmente sobre a porção proximal da coxa com um esfigmomanômetro e serão realizados 3 ciclos de 5 min oclusão com 220 mmHg seguidos de 5 min de reperfusão e o Placebo em 3 ciclos de 5 min oclusão com 20 mmHg seguidos de 5 min de reperfusão. Serão analisados a dor muscular tardia por meio de uma escala analógica de dor e a circunferência da coxa durante um período de 10 dias consecutivos; o lactato sanguíneo será coletado em repouso e ao fim dos 15 minutos de EM clinica espera-se que a condição PCI+EM proporcione uma maior proteção frente ao dano muscular. com o objetivo de determinar o pico de lactato. Baseado nos achados da literatura referente a área.
Título do projeto
Ensino tradicional vs ensino à distância: possibilidades e desafios em tempos de covid-19
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
NATHALIA BORIOLO PICOLLI – Tipo de Aluno: Bolsista
KAUAN SARDINHA BONELLI – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
A COVID-19 tem ocasionado problemas nas esferas política, econômica e social. Dentre esses problemas, o sistema educacional merece destaque, uma vez que, em função dessa pandemia, o direito à educação tem sido abruptamente privado dos estudantes, nos mais diversos níveis de ensino. O presente trabalho tem por objetivo avaliar as novas estratégias de ensino superior, frente à pandemia do novo coronavírus, comparando-as com o método de ensino tradicional. Para isso, será aplicado um questionário aos discentes do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário Anhanguera – Leme/SP, para posterior análise. Espera-se, depois do levantamento dos dados, detectar os acertos e falhas desses novos métodos de aprendizagem, buscando identificar as possibilidades e desafios durante o período de isolamento social, recomendado para combater a pandemia.
Título do projeto
Criação de um blog de divulgação científica agropecuária
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
MARYENIE ALEXANDRA DOS SANTOS CIPOLA – Tipo de Aluno: Bolsista
MARIANE CAROLINE CAZÃO – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
As iniciativas de divulgação científica crescem em número e diversidade, tornando-se cada vez mais elaboradas. O que temos, hoje, em pleno século XXI, é o resultado do esforço daqueles que, ao longo do tempo, acreditaram no poder do conhecimento e na premência de torná-lo acessível a grupos sempre maiores, em todo o mundo. Olhando para trás, sente-se esperança de que as barreiras ainda existentes também sejam derrubadas e novas formas de acesso surjam. O potencial interativo dos recursos multimídia faz dos blogs uma ferramenta atraente, versátil e acessível para a aproximação entre cientistas e seus públicos. O presente projeto tem o objetivo de criar um blog com o intuito de informar a sociedade sobre a importância de trabalho científicos da área agropecuária que possam impactar a sua vida. Além disso o projeto proporcionará novas habilidades de comunicação digital e leitura cientifica em discentes e docentes tanto do curso de agronomia do Centro Universitário Anhanguera – Leme/SP como outras Unidades de Ensino do grupo Kroton. Assim, os resultados esperados são o estabelecimento destas novas habilidades nos integrantes do projeto, informar a sociedade como a ciência realizada na agropecuária é importante na geração de tecnologia e estabelecer o blog como tecnologia digital de comunicação do Centro Universitário Anhanguera/ grupo Kroton.
Título do projeto
Desempenho e saúde de vacas expostas à luz polarizada de espectro verde na sala de espera
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
VITORIA LUISA DE CASTRO CRUZ- Tipo de Aluno: Bolsista
JULIANA HELENA VAZ DE LIMA- Tipo de Aluno: Voluntário
MAISA CRISTINA DA SILVA- Tipo de Aluno: Voluntário
PEDRO HENRIQUE PELEGRINETTI- Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O uso de terapia alternativa, como a Cromoterapia, vem como tentativa de complementar a terapia alopática na busca de prevenção e cura de várias doenças que acometem os animais. Ela atua reequilibrando as alterações de energia global, sendo que cada cor tem seu efeito específico para se alcançar o equilíbrio orgânico. O efeito bioestimulante celular, promovido pelas cores ou frequências de ondas ativam o sistema de defesa imunológica e colabora assim para melhor prevenção e cura de doenças. Tendo em vista que ainda pouco se conhece a respeito dos efeitos da cromoterapia na saúde dos animais de produção, este estudo pretende avaliar os efeitos da luz polarizada de espectro verde em vacas leiteira mestiças nos âmbitos de saúde global e desempenho produtivo, quando aplicada diariamente no pré-ordenha. Serão utilizadas 20 vacas leiteiras mestiças em lactação, ordenhadas duas vezes ao dia, no período da manhã e da tarde, respeitando as boas práticas de manipulação e extração do leite. O tratamento será luz polarizada de espectro verde na sala de espera, sendo que 10 vacas estarão no grupo controle (CT) sem exposição dos animais à luz verde e outras 10 vacas que receberão o tratamento cromoterapia com a luz verde (TR). As vacas estarão expostas diariamente a cromoterapia, somente na sala de espera. Será colhido, quinzenalmente, a produção de leite, o escore de condição corporal, a temperatura retal, a temperatura ocular/mamária (imagens termográficas) e a frequência respiratória (contagem dos movimentos respiratórios no flanco). De forma complementar será colhido leite para análise da contagem de células somáticas e um tubo de sangue para obtenção para realização das análises hematológicas. Espera-se relacionar o uso da cromoterapia com luz de espectro verde na sala de espera com efeitos positivos no equilíbrio energético e bem-estar das vacas leiteiras e consequentemente melhor desempenho produtivo e saúde.
Título do projeto
Implementação e uso de laboratório virtual de física no processo de ensino de disciplinas de física e engenharia para os cursos de engenharias.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
CAIO DE ANDRADE PARIZ – Tipo de Aluno: Bolsista
DIEGO FREITAS DA COSTA – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
Esse trabalho será uma continuação do projeto de IC 2019/2020, cujo título foi “Uso de Simulação Computacional no Processo de Ensino de Física e Matemática para Engenharia e Análise do Método de Aprendizagem” no qual foi analisado o uso de simulação computacional no ensino de engenharia e o impacto do uso na percepção da desse simulação na percepção do assunto pelo aluno, assim como a percepção da engenharia, ( da Costa, Pereira, 2020). Observados os resultados do estudo anterior, este projeto visa o desenvolvimento de laboratório virtual de física e de sistemas dinâmicos para os alunos de engenharia, com uso em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da disciplina relacionada visando a melhoria de aprendizagem do aluno referente as práticas laboratoriais quando se tratar: de disciplinas interativas, de disciplinas presenciais com práticas demonstrativas pelo professor, e redução de custos em investimentos laboratoriais. Assim, esse trabalho visa a criação de um ambiente laboratorial simulado para o ensino de Física em um mundo virtual através de Physlets. Neste contexto, serão considerados as principais características e potencialidades da utilização dos Physlets voltados ao ensino de Física e os resultados da aplicação dessa abordagem em cursos de Engenharia. Dessa forma, esse trabalho visará:
- A criação de laboratório virtual
- Desenvolvimento de metodologia (possivelmente metodologia baseada nos Problemas Geradores de Discussão) para aferição dos resultados referentes a:
– Melhoria na Aprendizagem;
– Interatividade.
Título do projeto
Educação contra a barbárie: formação do profissional de psicologia na trajetória da humanização no Centro Universitário Anhanguera Leme/SP
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
MAYSA FREIRE DE ALMEIDA – Tipo de Aluno: Bolsista
IGOR RODRIGUES MALA RIZZI – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
Este trabalho visa debater a questão do currículo do curso de Psicologia do Centro Universitário Anhanguera Leme/SP, o que pode contribuir, sobremaneira, para cursos de Psicologia em outras unidades da referida IES. Para isso, partiremos de alguns pressupostos levantados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), bem como da história da consolidação da profissão no Brasil (o que inevitavelmente nos leva à reflexão da formação do profissional) e de aspectos significativos da produção de educação na contemporaneidade, objetivando a discussão do Ensino Superior na atualidade do capitalismo neoliberal. Além disso, esse diálogo de ideias será pautado na investigação do tema direitos humanos e sua relação com a produção do currículo de Psicologia na IES em foco, o que nos conduz ao estudo do perfil do profissional formado e inserido no mercado de trabalho. Para isso, contaremos com o pensamento de Adorno para abordarmos a questão da barbárie, sobretudo visando ao aprofundamento da ideia trazida em seu texto sobre educação contra a barbárie e ao diálogo com a contemporaneidade. Nesse sentido, somos marcados por uma perspectiva histórica, social, econômica e política configurada pelo capitalismo neoliberal, cujos princípios norteadores nos fazem questionar se o delineamento atual da educação contribui para a produção de profissionais humanizados e implicados nos preceitos éticos das Diretrizes Curriculares Nacionais e do Código de Ética da profissão.
Título do projeto
Perfil epidemiológico da tuberculose no município de Leme/SP.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
GABRIEL DE BRITTO MUNIZ DE SANTANA – Tipo de Aluno: Bolsista
MARCELO TEODORO NOGUEIRA – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de grande relevância mundial, isso se deve a sua alta taxa de incidência e mortalidade. Embora a doença seja considerada curável, o Brasil ocupa a 22º posição entre os países com maior carga da doença no mundo. Anualmente cerca de 10 milhões de pessoas no mundo são atingidas pela doença e mais de 1 milhão morrem. Na região sudeste, em 2018 o Estado de São Paulo apresentou uma incidência de 39 casos por 100 mil habitantes, taxa maior que a incidência nacional (34/100 mil hab). Neste contexto, a OMS recomenda que países com alta incidência da doença devam fortalecer as ações de enfrentamento principalmente nos grupos específicos que apresentam maior risco de infecção. A doença é influenciada por fatores socioeconômicos, culturais e ambientais, atingindo principalmente pessoas que vivem em países de baixa e média renda. Desta maneira, o presente estudo tem o objetivo de analisar através de estudo transversal quantitativo os casos de tuberculose pulmonar ocorridos no município de Leme/SP no ano de 2019, utilizando o sistema DATASUS na coleta de dados relativos à incidência e as informações sociodemográficas e clínicas dos pacientes acometidos pela tuberculose. O trabalho busca contribuir para o reconhecimento do perfil epidemiológico, facilitando a elaboração de programas de saúde municipais específicos e apoiando as equipes de APS no diagnóstico precoce e no tratamento diretamente observado, sem deixar de considerar todas as fragilidades sociais envolvidas no contexto da doença.
Título do projeto
O nível de atividade física e a satisfação com a imagem corporal de universitários
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
GUSTAVO RODRIGUES DA SILVA – Tipo de Aluno: Bolsista
MIRIAN SANTOS DA SILVA – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O ingresso na vida universitária representa, em nossa sociedade, uma das formas de transição da adolescência para a vida adulta, sendo este período marcado pela adoção de novas relações sociais e estilo de vida. Nesse período tende a ocorrer uma diminuição no nível de atividade física e insatisfação com a imagem corporal. Portanto torna-se importante investigar essas variáveis em universitários e verificar a associação dessas para a promoção da saúde. A partir do cálculo amostral serão avaliados 404 universitários do Centro Universitário Anhanguera. O projeto será submetido para a apreciação do comitê de ética em pesquisa com seres humanos. Para avaliação do nível de atividade física será aplicado o questionário IPAQ versão curta, validado para a população brasileira. Posteriormente, os participantes serão classificados em: insuficientemente ativo (< 150 min/sem) ou suficientemente ativo (≥ 150 min/sem). A avaliação da satisfação com a imagem corporal será realizada através de uma escala de silhuetas, em que os estudantes deverão indicar a silhueta atual (SA) e a silhueta ideal (SI). Os indivíduos serão classificados como satisfeitos ou insatisfeitos em relação a imagem corporal. Como forma de complementar a avaliação serão coletados os seguintes dados: sexo, idade, estado civil, renda familiar, situação ocupacional, percepção de saúde, auto-relato de massa corporal e estatura e variáveis acadêmicas como curso, data de ingresso e período atual. Para análise dos dados será realizada estatística descritiva, teste de Qui-quadrado, regressão de Poison e teste de Wald através do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 24.
Título do projeto
Percepção e diagnóstico do aluno Anhanguera Leme-Pirassununga frente aos processos de avaliação e coerência curricular.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
ERIC OLIVEIRA CAETANO – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
Com a expansão do acesso à educação superior no país é notável encontrarmos cada vez mais um alunado diversificado e heterogêneo, essas características podem ser percebidas pelas variáveis: idade, classe social, profissão, acesso às mídias e tecnologias de informação, entre outras. A mudança neste perfil exige que a Instituição de Ensino Superior (IES) se adeque a esta nova realidade e que, conheça assim, os anseios, dificuldades e facilidades que o aluno apresenta. Os processos avaliativos são ferramentas de suma importância dentro do contexto das instituições de ensino superior (IES), pois elas representam principalmente o desenvolvimento do aluno dentro do curso escolhido. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é conhecer o perfil do alunado dos cursos presenciais da Instituição Anhanguera Leme-Pirassununga assim como sua percepção e grau de informação em relação aos processos avaliativos do curso, bem como dos cálculos para geração de notas e coerência percebida entre o conteúdo avaliado e a base curricular proposta pelo curso. Para tanto, serão entrevistados 60% ou mais dos alunos de cada curso presencial da instituição, os quais responderão a um questionário sobre a realidade do aluno, com questões semielaborados, fichas para abordagens qualitativas, questões fechadas e intuitivas. Também serão elaboradas questões sobre o processo avaliativo do curso, o conhecimento prévio na contagem de notas e correlação entre o apresentado na avaliação e o proposto pelo currículo. Após a coleta de dados, os mesmos serão tratados estatisticamente, com testagem e intepretação dos resultados verificados. Ao final, as dificuldades e lacunas apresentadas poderão nortear novas estratégias de comunicação, inter-relação e até mesmo melhorias na satisfação do alunado, gerando assim, reflexo positivo para a manutenção do alunado já existente e ingresso de novos alunos na instituição.
Título do projeto
Educação ambiental como instrumento à efetividade da proteção ecológica no direito brasileiro.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
LETICIA REGO DUARTE – Tipo de Aluno: Bolsista
LUCAS LINO DUZ – Tipo de Aluno: Bolsista
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
A mudança nos padrões de consumo e produção da sociedade pós-moderna fez com que a proteção ao meio ambiente ganhasse cada vez mais destaque nos debates acadêmicos e da sociedade como um todo. O direito ao meio ambiente sadio passou a ser considerado como um direito humano – a nível internacional – e fundamental, no escopo do Estado brasileiro, garantido a todos os indivíduos, cabendo a eles também sua proteção por meio de normativas criadas a orientar as ações das pessoas, das corporações e dos próprios Estados visando a sustentabilidade ambiental como cerne do desenvolvimento. Entretanto, a efetividade das medidas editadas está vinculada, dentre outros aspectos, à compreensão e conhecimento que a sociedade detém sobre o meio ambiente em si e sobre a legislação ambiental, motivo pelo qual o Estado brasileiro adotou Política Nacional de educação ambiental. O problema da pesquisa se dá em relação às pessoas físicas, pois podem cometer atos ambientais antijurídicos – e causar os respectivos danos – por faltar-lhes os saberes sobre meio ambiente e direito ambiental. Assim, a pesquisa tem como hipótese que a educação ambiental e jurídica pelos indivíduos possibilita que eles não incorram em condutas antijurídicas por desconhecimento e, uma vez que deixam de causar danos devido à desinformação, o direito ambiental se torna mais efetivo. Os objetivos gerais da pesquisa, que será desenvolvida pelo método dedutivo pautado em revisão bibliográfica, consistem em apontar a importância dos instrumentos de educação ambiental do direito brasileiro para a efetivação do direito ambiental.
Título do projeto
Efeito do pré condicionamento isquêmico na recuperação muscular dos membros inferiores
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
IAN LOGAN PEDROSO BERTINI – Tipo de Aluno: Bolsista
REGIS GONCALVES DOS SANTOS – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
A ocorrência do dano muscular é um fenômeno multifatorial, no entanto sua presença é algo praticamente inevitável durante a prática esportiva profissional, amadora ou recreativa, dentro deste aspecto fatores relacionados com a recuperação muscular tornam-se decisivos para promover o rápido reestabelecimento da função muscular. O Pré Condicionamento Isquêmico (PCI) é uma manobra capaz de reduzir o dano muscular ocorrido em simulações de infarto no miocárdio e também em outros órgãos. Neste caso nossa proposta é investigar se PCI aplicado de forma remota sobre os membros inferiores (MMII) durante 4 dias consecutivos após a indução do dano poderia acelerar o processo de recuperação muscular em comparação a uma condição placebo. Vinte voluntários de ambos os sexos saudáveis serão randomicamente divididos em dois grupos: Condição placebo com PCI de 20mmHg (Plac+REC; N=10) e experimental com PCI de 220 mmHg (PCI+REC; N=10). Após a devida alocação das condições de estudos, ambos serão submetidos a um protocolo para indução do dano que consiste em sentarem e levantarem sobre uma cadeira de 45 cm de altura durante um período total de 15 minutos (3 séries de 5 minutos), imediatamente após será aplicado IPC (IPC+REC ou PLac+REC) e também durante um período de 4 dias após a indução de dano, nos mesmos momentos será avaliado os marcadores de dano (inchaço muscular e dor tardia) e os protocolos de performance (salto contramovimento e 15 segundos de saltos repetidos). Baseado nos achados da literatura espera-se que a condição PCI+REC promova uma maior recuperação muscular.