Programa de Iniciação
Científica e Tecnológica – PICT

Centro Universitário
Anhanguera de Niterói

Processos Seletivos

Inscrições

Inscrições

até 12/04/2021

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Resultado dos projetos aprovados

Após 02/08/2021

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Indicação dos alunos

 Até 31/08/2021

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Início do projeto

01/10/2021

O que é Iniciação Científica

A Iniciação Científica caracteriza-se por um instrumento que permite introduzir na pesquisa científica os estudantes de graduação. Tem por finalidade principal despertar jovens talentos para a ciência, propiciando sua participação em projetos de pesquisa.

Nesta perspectiva, a Iniciação Científica caracteriza-se como uma ferramenta de apoio teórico e metodológico à realização de projetos, constituindo o canal para a formação de uma nova mentalidade no aluno e oportunidade de melhor qualificação profissional em todas as áreas do conhecimento. Além disso, contribui para melhorar a formação dos alunos, preparando-os para a pós-graduação, para a aprendizagem de técnicas e métodos necessários à pesquisa, para o desenvolvimento do pensar e do criar cientificamente, orientando-os para a vida acadêmica e para um papel de liderança profissional em suas respectivas áreas de interesse.

Participação como Bolsista ou Voluntário

Atualmente o Programa conta com duas modalidades para o ingresso de alunos de graduação nas atividades de iniciação: como bolsistas e/ou voluntários.

Podem participar da seleção discentes regularmente matriculados em cursos de graduação da instituição. O processo seletivo é feito por meio de edital específico, de acordo com as normas e critérios estabelecidos pela Funadesp para a submissão dos pedidos. O período de vigência da bolsa e o valor das parcelas são definidos pelo edital de seleção.

 

Bolsistas

Para atuação como bolsista, é ofertada aos alunos a modalidade de bolsa financiada pela Funadesp. Tais bolsas constituem um incentivo financeiro individual concedido pela agência de fomento aos alunos com melhor rendimento acadêmico, escolhidos por meio de processo seletivo.

Voluntários

Na atuação como voluntário, o aluno desenvolve as atividades relacionadas ao projeto de pesquisa sem a remuneração da bolsa. Essa modalidade tem como objetivo estimular o desenvolvimento da pesquisa, dando oportunidade aos alunos que se interessam por participar dos projetos de IC, mas que não foram contemplados com a bolsa dos órgãos de fomento, de oficializar e reconhecer essa atividade. As inscrições para essa modalidade do PICT são de fluxo contínuo e não dependem de seleção por edital.

Gestão do Programa

A gestão do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) é de responsabilidade da Direção da Unidade e da Coordenação Acadêmica, responsáveis por acompanhar todos os processos relacionados ao Programa, reportando-se à Diretoria de Pós-graduação Stricto Sensu da Kroton.

Com o apoio dos orientadores, alunos, coordenadores de curso e demais setores da Instituição, busca imprimir contínuas melhorias ao Programa. Além disso, promove a divulgação do PICT junto à comunidade universitária, esclarece dúvidas de docentes e discentes, orienta o preenchimento de formulários e assegura o cumprimento dos critérios e prazos estabelecidos e busca soluções para as questões não previstas nos regulamentos do PICT.

 

Benefícios

  • Certificado de participação na Iniciação Científica;
  • Trabalhos publicados em eventos científicos;
  • Domínio da metodologia científica;
  • Preparação para os programas de pós-graduação;
  • Valorização do currículo profissional;
  • Aprimoramento do espírito crítico e da criatividade.

Projetos de Pesquisa cadastrados na Unidade

Título ProjetoDocente ResponsávelCursoPeríodo do projetoSituaçãoResumo
Desafios clínicos e financeiros no tratamento de tumores do Sistema Nervoso Central no Sistema Único de Saúde: panorama de gastos públicos de uma década (2008-2017)CARLOS GUSTAVO GARCIABIOMEDICINA01/08/2018 - 31/07/2019ConcluídoVisualizar
Análise de viabilidade de Retrofit em sistemas de iluminação pública para tecnologia LED usando geradores fotovoltaicosDELGUEL ARCANJO PAULOMINASENGENHARIA ELÉTRICA01/08/2018 - 31/07/2019ConcluídoVisualizar
Pressão arterial elevada em estudantes universitários da área da saúde de uma instituição de ensino privadaFABIANA DA COSTA TEIXEIRANUTRIÇÃO01/08/2018 - 31/07/2019ConcluídoVisualizar
Efeito da temperatura no recozimento contínuo e da deformação na laminação de encruamento sobre as propriedades mecânicas de um aço microligado laminado a frioLAERTE CORRÊA DOS SANTOSENGENHARIA MECÂNICA01/08/2018 - 31/07/2019ConcluídoVisualizar
Produção de biodiesel a partir da transesterificação de óleo vegetalLAURÊNIO FERREIRA LOPESENGENHARIA QUÍMICA01/08/2018 - 31/07/2019ConcluídoVisualizar
Sistema de bancada para aproveitamento energético do biogás gerado a partir dos resíduos orgânicos da Faculdade Anhanguera de Niterói/RJLEANDRO VAHIA PONTUALENGENHARIA QUÍMICA01/08/2018 - 31/07/2019ConcluídoVisualizar
Violência doméstica contra crianças e adolescentes em Niterói: reconstruindo seus significados em tempos de redução de direitosPAULA DA SILVA CALDASSERVIÇO SOCIAL01/08/2018 - 31/07/2019ConcluídoVisualizar
Percepção de acadêmicos de Fisioterapia sobre o envelhecimentoPEDRO PAULO CORRÊA SANTANAFISIOTERAPIA01/08/2018 - 31/07/2019ConcluídoVisualizar
Influência do alto consumo de bebidas industrializadas associado ao risco de desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2 em estudantes do curso de graduação em Nutrição de instituições privadasSABRINA BAPTISTA ALVES FARIANUTRIÇÃO01/08/2018 - 31/07/2019ConcluídoVisualizar
Motivar-se ? Promovendo o relacionamento Interpessoal, a clareza na comunicação e qualidade de vida no trabalho para o sucesso organizacionalSANDRA RICARDO SILVA CARNEIROPSICOLOGIA01/08/2018 - 31/07/2019ConcluídoVisualizar
Levantamento de Tecnologias inovadoras de gestão e produtividade utilizadas pelas empresas e seus desafios de aplicação no BrasilSANDRO ALBERTO VIANNA LORDELOENGENHARIA DE PRODUÇÃO01/08/2018 - 31/07/2019ConcluídoVisualizar
Anamnese farmacêutica e identificação de problemas relacionados a medicamentos: atuação do ensino e a prática clínica na Farmácia- Escola do Centro Universitário Anhanguera ? Niterói/RJVANESSA ÍNDIO DO BRASIL DA COSTAFARMÁCIA01/08/2018 - 31/07/2019ConcluídoVisualizar
Desenvolvimento de um meio de cultivo de microalgas a partir da utilização do efluente industrial da limpeza do arroz para a produção de biomassa com a finalidade aplicada a biocombustíveisDOUGLAS QUEIROZ CORRÊAENGENHARIA QUÍMICA01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
Estudo in silico da interação entre a proteína NS5 do vírus Zika (ZIKV) e proteínas da célula hospedeiraESTEFANIA ANAHÍ AGUILERABIOMEDICINA01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
Caracterização da prática de automedicação entre universitários em uma universidade particular do Rio de Janeiro – RJVANESSA ÍNDIO DO BRASIL DA COSTAFARMÁCIA01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
Estudo sobre o desenvolvimento regional sustentável de áreas do sudeste brasileiroSARA MONALIZA SOUSA NOGUEIRAENGENHARIA DE PRODUÇÃO01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
A pesquisa científica conservacionista e sua influência na legislação ambiental do Brasil: estudo de caso do instituto de pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro na segunda década do século XXIPEDRO DAVID MONTES MIRELESDIREITO01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
Tensões, concepções e perspectivas entre gestão universitária em Niterói e as relações dos envolvidos no processo ensino- aprendizagemSIMONE CORTES BELFORTDIREITO01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
Aprendizagem colaborativa e uso de novas tecnologias como referencial teórico e instrumental para construção de modelos educacionais não convencionais: o experimento da cientificidade entre estudantes de engenharia civilANA D ARC MAIA PINTOENGENHARIA CIVIL01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
Aprendizagem colaborativa e seu potencial pedagógico para o ensino em ambientes presenciais e virtuaisSANDRO ALBERTO VIANNA LORDELOENGENHARIA DE PRODUÇÃO01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
Ensaio do ensino de Matemática através do método ativo inovador para a melhoria da compreensão e a aprendizagem de estudantes universitáriosLAERTE CORRÊA DOS SANTOSPEDAGOGIA01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
Qualidade de vida do docentes em centro universitário no Rio de JaneiroPEDRO PAULO CORRÊA SANTANAENFERMAGEM01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
Aptidão física relacionada à saúde em universitários de Educação Física em uma instituição de ensino privadaFABIANA DA COSTA TEIXEIRAEDUCAÇÃO FÍSICA01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
Confiabilidade inter e intra-avaliadores na utilização de três métodos distintos de avaliação de amplitude de movimento na abdução do ombro por acadêmicos do curso de FisioterapiaDÉBORA CRISTINA LIMA DA SILVAFISIOTERAPIA01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
Implementação de um programa de Fisioterapia na Saúde do Trabalhador para funcionários técnico-administrativos em uma instituição de ensino superior privadaFREDERICO BARRETO KOCHEMFISIOTERAPIA01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
Sistema produtivo de casas em tijolo solo cimento: mudando a realidade das habitações ruraisAMAURY DA MOTTA FIGUEIRAENGENHARIA CIVIL01/10/2019 - 31/07/2020ConcluídoVisualizar
Sistema de Isolamento Térmico de Baixo Custo Utilizando a Palha do MilhoAMAURY DA MOTTA FIGUEIRAENGENHARIA CIVIL01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar
Análise do efeito da contração volumétrica no processo de desidratação da banana (musa spp.) Com diferentes cortesÂNGELO JOSÉ LESSA BRAZENGENHARA MECÂNICA01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar
Sensibilização da população quanto a presença de plantas tóxicas intradomiciliares para cães e gatos através de unidade de observação em atividade extensionistaCASSIA REGINA ALVES PEREIRAMEDICINA VETERINÁRIA01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar
A utilização das redes sociais como elemento integrador dos processos de ensino e aprendizagem na área da neurologia por alunos de graduação em fisioterapiaDÉBORA CRISTINA LIMA DA SILVAFISIOTERPIA01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar
Hábitos alimentares de universitários de Educação Física em uma instituição de ensino privadaFABIANA DA COSTA TEIXEIRAEDUCAÇÃO FÍSICA01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar
Influência de determinantes sociodemográficos e comportamentais na prevalência de cárie precoce da infânciaFRANCIELLE RIBEIRO ALVESODONTOLOGIA01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar
Msk fisio: elaboração e implementação de um canal educativo online como elemento tecnológico integrador dos processos de ensino e aprendizagem por alunos de graduação em fisioterapiaFREDERICO BARRETO KOCHEMFISIOTERAPIA01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar
Influências do climatério no cotidiano do trabalho de docentes universitárias: contribuições para promoção da saúdeGIULIANA FERNANDES E SILVAENFERMAGEM01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar
Criatividade e o uso da tecnologia digital no ensino da matemática no nível superiorLAERTE CORRÊA DOS SANTOSPEDAGOGIA01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar
Avaliação do potencial de remoção de contaminação por hormônios sintéticos e fármacos em corpos hídricos urbanos através de fotocatálise – estudo de caso em jardins drenantes da laguna de piratininga/niteróiLEANDRO VAHIA PONTUALENGENHARIA CIVIL01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar
Efetividade da terapia floral no bem estar espiritual de professores universitários: ensaio clínico randomizado controladoLUIZ CARLOS MORAES FRANÇAENFERMAGEM01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar
Os Impactos da Violência Doméstica no Processo de Notificação: Políticas Públicas intersetoriais para as Mulheres em NiteróiMARIANA FRIZIEIRO DA S. CRUZ FREIRESERVIÇO SOCIAL01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar
Prática de atividade física de graduandos de enfermagem de um centro universitário no rio de janeiroPEDRO PAULO CORREA SANTANAENFERMAGEM01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar
Implantação do escritório modelo de engenharia na Universidade Anhanguera Niterói: metodologia ativa de ensino baseada em projetos aplicada à solução de desafios locais, prestação de serviços sociais e fomento ao empreendedorismoRAFAEL JUNGER DE CASTRO MEDEIROSENGENHARIA CIVIL01/10/2020 - 31/07/2021AprovadoVisualizar