Programa de Iniciação
Científica e Tecnológica – PICT
Cursos de Medicina
UNIC
Processos Seletivos

Inscrições
até 12/04/2021

Resultado dos projetos aprovados
Após 02/08/2021

Indicação dos alunos
Até 31/08/2021

Início do projeto
01/10/2021
O que é Iniciação Científica
A Iniciação Científica caracteriza-se por um instrumento que permite introduzir na pesquisa científica os estudantes de graduação. Tem por finalidade principal despertar jovens talentos para a ciência, propiciando sua participação em projetos de pesquisa.
Nesta perspectiva, a Iniciação Científica caracteriza-se como uma ferramenta de apoio teórico e metodológico à realização de projetos, constituindo o canal para a formação de uma nova mentalidade no aluno e oportunidade de melhor qualificação profissional em todas as áreas do conhecimento. Além disso, contribui para melhorar a formação dos alunos, preparando-os para a pós-graduação, para a aprendizagem de técnicas e métodos necessários à pesquisa, para o desenvolvimento do pensar e do criar cientificamente, orientando-os para a vida acadêmica e para um papel de liderança profissional em suas respectivas áreas de interesse.
Participação como Bolsista ou Voluntário
Atualmente o Programa conta com duas modalidades para o ingresso de alunos de graduação nas atividades de iniciação: como bolsistas e/ou voluntários.
Podem participar da seleção discentes regularmente matriculados em cursos de graduação da instituição. O processo seletivo é feito por meio de edital específico, de acordo com as normas e critérios estabelecidos pela Funadesp para a submissão dos pedidos. O período de vigência da bolsa e o valor das parcelas são definidos pelo edital de seleção.
Bolsistas
Para atuação como bolsista, é ofertada aos alunos a modalidade de bolsa financiada pela Funadesp. Tais bolsas constituem um incentivo financeiro individual concedido pela agência de fomento aos alunos com melhor rendimento acadêmico, escolhidos por meio de processo seletivo.
Voluntários
Gestão do Programa
A gestão do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) é de responsabilidade da Direção da Unidade e da Coordenação Acadêmica, responsáveis por acompanhar todos os processos relacionados ao Programa, reportando-se à Diretoria de Pós-graduação Stricto Sensu da Kroton.
Com o apoio dos orientadores, alunos, coordenadores de curso e demais setores da Instituição, busca imprimir contínuas melhorias ao Programa. Além disso, promove a divulgação do PICT junto à comunidade universitária, esclarece dúvidas de docentes e discentes, orienta o preenchimento de formulários e assegura o cumprimento dos critérios e prazos estabelecidos e busca soluções para as questões não previstas nos regulamentos do PICT.
Benefícios
- Certificado de participação na Iniciação Científica;
- Trabalhos publicados em eventos científicos;
- Domínio da metodologia científica;
- Preparação para os programas de pós-graduação;
- Valorização do currículo profissional;
- Aprimoramento do espírito crítico e da criatividade.
Projetos de Pesquisa cadastrados na Unidade
Título Projeto | Docente Responsável | Curso | Período do projeto | Situação | Resumo |
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Depressão em adolescentes e jovens | ALAOR SANTOS FILHO | MEDICINA | 01/08/2018 - 31/05/2019 | CONCLUÍDO | Visualizar |
Avaliação do consumo alimentar de escolares de 9 e 10 anos da rede municipal de ensino de Cuiabá-MT | ANA CÁSSIA LIRA DE AMORIM | MEDICINA | 01/08/2018 - 31/05/2019 | CONCLUÍDO | Visualizar |
Qual o custo de pacientes acidentados com animais peçonhentos para o SUS, com atendimento no Pronto Socorro de Cuiabá no ano de 2017? | JAIME RUFINO DOS SANTOS | MEDICINA | 01/08/2018 - 31/05/2019 | CONCLUÍDO | Visualizar |
Perfil epidemiológico da Leishmaniose Visceral na Baixada Cuiabana no período de 2012 a 2016 | LUCIANA MARQUES DA SILVA | MEDICINA | 01/08/2018 - 31/05/2019 | CONCLUÍDO | Visualizar |
Teste de Progresso Individual (TPI): análise dos resultados obtidos no modelo pedagógico tradicional (MT) e no modelo baseado em problematização (PBL). Impacto sobre a gestão do curso e atuação do Núcleo Docente Estruturante do curso de Medicina | PEDRO LUIS REIS CROTTI | MEDICINA | 01/08/2018 - 31/05/2019 | CONCLUÍDO | Visualizar |
Inserção de clipe cirúrgico metálico para marcação do leito tumoral em pacientes com câncer de mama indicados à quimioterapia neoadjuvante | RITAMARIS DE ARRUDA REGIS | MEDICINA | 01/08/2018 - 31/05/2019 | CONCLUÍDO | Visualizar |
Parto vaginal versus cesariana e seus riscos para o neonato em maternidades de Cuiabá - MT | ROSA MARIA ELIAS | MEDICINA | 01/08/2018 - 31/05/2019 | CONCLUÍDO | Visualizar |
O Ensino de Futuros Médicos por meio da PBL Um Método Ativo de Aprendizagem na Universidade de Cuiabá (UNIC) - MT | GISLEI AMORIM DE SOUZA RONDON | MEDICINA | 01/10/2019 - 31/07/2020 | CONCLUÍDO | Visualizar |
Teste de progresso individual como preditor de aprovação em processos seletivos para residência médica - Análise de projeção de desempenho profissional | PEDRO LUIS REIS CROTTI | MEDICINA | 01/10/2019 - 31/07/2020 | CONCLUÍDO | Visualizar |
Nível de conhecimento da população sobre Redes de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde em usuários das unidades básicas de saúde de Cuiabá-MT, 2020 | ANA CÁSSIA LIRA DE AMORIM | MEDICINA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | APROVADO | Visualizar |
Exposição ambiental e ocupacional no desenvolvimento de lúpus eritematoso sistêmico em adultos: uma revisão sistemática. | CRISTINA BARDOU PIZARRO | MEDICINA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | APROVADO | Visualizar |
Projeto Macunaíma. Estudo brasileiro multicêntrico no mundo real dos custos de Lúpus Eritematoso Sistêmico. Diagnóstico do perfil clínico, econômico e de qualidade de vida do lúpus eritematoso sistêmico. | FLAVIO CATARINO BARBOSA GARCIA | MEDICINA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | APROVADO | Visualizar |
Taxa de mortalidade padrão estimada por um método de classificação de gravidade da doença em uma UTI geral do estado de Mato Grosso entre 2020 e 2021. | GILBERTO PAULO PEREIRA FRANCO | MEDICINA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | APROVADO | Visualizar |
Avaliação formativa em sessão tutorial no contexto do método PBL : a experiência do Curso de Medicina de uma Universidade privada do município de Cuiabá- MT | GISLEI AMORIM DE SOUZA RONDON | MEDICINA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | APROVADO | Visualizar |
O câncer bucal e seus fatores de riscos ambientais no estado do Mato Grosso | JAIME RUFINO DOS SANTOS | MEDICINA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | APROVADO | Visualizar |
Exposição ambiental e ocupacional e o desenvolvimento da artrite reumatóide: revisão narrativa | LIZIANE CRISTINA DE ALMEIDA ARRUDA | MEDICINA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | APROVADO | Visualizar |
A prematuridade devido a exposição materna a agrotóxicos no estado do Mato Grosso no período de 2008 a 2018. | LUCIANA MARQUES DA SILVA | MEDICINA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | APROVADO | Visualizar |
Utilização da técnica de Bone Frozen para reconstrução de Sarcoma de Ewing de tíbia proximal. | NAURO HUDSON MONTEIRO | MEDICINA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | APROVADO | Visualizar |
Teste de progresso individual. Estudo comparativo entre o desempenho acadêmico institucional e no teste de progresso. A visão discente sobre sua vida acadêmica. | PEDRO LUIS REIS CROTTI | MEDICINA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | APROVADO | Visualizar |
Análise da contribuição do inflamassoma em pacientes com câncer colorectal e associação com dados clínicos e anatomopatológicos | ROSA MARIA ELIAS | MEDICINA | 01/10/2020 - 31/07/2021 | APROVADO | Visualizar |
Título do projeto
Depressão em adolescentes e jovens
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
KELLA LAÍS DOS SANTOS – Tipo de Aluno: Bolsista
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
Introdução: A Adolescência é um período do desenvolvimento humano em que um grande número de mudanças ocorrem em um tempo muito curto, o que supõe uma certa preocupação em relação ao desenvolvimento de problemas ligados à saúde mental. A depressão pode se apresentar como um sintoma, quando o afeto é a tristeza, ou cmo uma síndrome ou transtorno, quando apresenta um grupo de sintomas que aparecem juntos, com a tristeza fazendo parte de um grande elenco de problemas, que pode incluir a perda de interesse nas atividades, sentimento de desvalia, perturbações do sono, mudanças do apetite, entre outros. Objetivos: Este estudo procura revisar os aspectos característicos da depressão em jovens e adolescentes bem como identificar aqueles que se enquadram nessa situação para intervir e, assim, melhorar a qualidade de vida. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico no qual serão avaliados 392 adolescentes e jovens adultos na faixa etária entre 15 e 25 anos em uma instituição de curso preparatório pré-vestibular na cidade de Cuiabá-MT. A avaliação ocorrerá por meio de 4 questionários, sendo que os participantes da pesquisa serão conscientizados por meio do TCLE e os resultados obtidos serão interpretados no programa Epi Info. Desfecho: Esse estudo busca identificar a incidência de fatores de risco, sinais e sintomas característicos da depressão em estudantes. Conclusão: Com essa pesquisa será possível avaliar os fatores de risco para depressão em adolescentes e jovens bem como quantos destes já possuem essa condição clínica.
Título do projeto
Avaliação do consumo alimentar de escolares de 9 e 10 anos da rede municipal de ensino de Cuiabá-MT
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
ALANA LARISSA CAMPAGNOLO DE OLIVEIRA – Tipo de Aluno: Bolsista
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
Os hábitos adquiridos no período da infância e da adolescência repercutem sobre vários aspectos, como o comportamento alimentar, a percepção da autoimagem, os valores, as preferências, o desenvolvimento psicossocial, a saúde individual entre outros, sendo estes hábitos muitas vezes mantidos na idade adulta. O consumo alimentar é uma necessidade fisiológica e pode ser considerado um dos principais elementos do estilo de vida e abrange não apenas a escolha dos alimentos em si, mas inclui também os demais fatores relacionados à alimentação cotidiana, influenciando o estado de saúde e doença do indivíduo. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o consumo alimentar de escolares matriculados em uma escola da rede municipal de ensino de Cuiabá-MT. Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido com escolares regularmente matriculados em uma escola do ensino básico da rede pública de ensino municipal de Cuiabá, em 2018. Como variáveis independentes serão trabalhadas informações demográficas (sexo, idade da criança, raça/cor e composição familiar), socioeconômicas (escolaridade do chefe da família e nível econômico) e como variável dependente o consumo alimentar. Os dados obtidos serão avaliados por meio da estatística descritiva (frequência relativa e absoluta, média, mediana, desvio padrão). Para as variáveis contínuas serão definidos ainda os valores mínimo e máximo, primeiro e terceiro quartis (Q1 e Q3). Para as variáveis dicotômicas será calculada a frequência do consumo por categoria. O consumo alimentar referido pelos escolares será comparado as diretrizes propostas pelo novo guia alimentar para a população brasileira, para verificação da adequação ou não dos alimentos consumidos.
Título do projeto
Qual o custo de pacientes acidentados com animais peçonhentos para o SUS, com atendimento no Pronto Socorro de Cuiabá no ano de 2017?
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
ANNA CAROLINE BRAZ – Tipo de Aluno: Bolsista
LUANA MARIA SANFALETTI BRAGA – Tipo de Aluno: Voluntário
RAFAELA CASSIA DA CUNHA PEDROSO – Tipo de Aluno: Voluntário
HANNA PRISCYLLA LOURENÇO DA SILVA – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
Todos os anos, no Brasil, ocorrem cerca de 100 mil acidentes por animais peçonhentos, resultando em 220 mortes e cerca de 1000 pacientes sofrem sequelas após uma picada de cobra. Salienta-se ainda que acidentes envolvendo animais peçonhentos foram responsáveis por 26,8% (26.590) dos casos de intoxicação humana e por 11,1% dos óbitos de intoxição humana no país, no ano de 2012. Muitos desses casos ocorridos bem como atrapalha o desenvolvimento de ações públicas de atendimento aos pacientes. Cuiabá é a capital do estado de Mato Grosso e centraliza muitos dos casos de acidentes com animais peçonhentos do estado, com atendimento no Pronto Socorro Municipal, mas não existe um estudo que demonstre o valor gasto por cada paciente atendido. O objetivo deste trabalho é levantar esses custos, conhecer os tipos de medicamentos utilizados, elaborar plano de ação que minimize as despesas. Ao final do projeto artigos serão elaborados para publicação em revistas científicas Qualis A1.
Título do projeto
Perfil epidemiológico da Leishmaniose Visceral na Baixada Cuiabana no período de 2012 a 2016
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
ALEXANDRE KLAVA BORGES – Tipo de Aluno: Bolsista
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
A Leishmaniose Visceral é uma protozoonose caracterizada como crônica, sistêmica e grave. Esta doença pode ser dividida em 2 subtipos: Tegumentar e Visceral. Logo, no meio urbano, a doença tem como principal reservatório e fonte de infecção os animais domésticos, como os cães, sendo este um fator importantíssimo na sua disseminação, e em ambientes silvestres, as raposas e marsupiais são os responsáveis pelo alastramento da doença. Este estudo terá como objetivo analisar a incidência e prevalência da Leishmaniose Visceral, assim como os possíveis fatores que possam justificar a alta emergência, na Baixada Cuiabana entre os anos de 2012 a 2016. Trata-se de um estudo discriminativo retrospectivo do tipo transversal, com coleta de resultados contidos em 200 laudos liberados nos anos de 2012 a 2016 pelo Centro de Zoonoses de Cuiabá-MT. Serão analisados dados contidos nas notificações (endereço, sexo, escolaridade, critérios de confirmação de diagnóstico e evolução do caso). Portanto, a grande variedade de elementos, que envolvem os fatores de prevalência e incidência da doença revelam a complexidade que existe no controle e redução desta endemia em território nacional. A situação da leishmaniose visceral em Cuiabá demanda um esforço de vigilância para que, numa ótica preventiva, se aprofunde e amplie as pesquisas vetoriais e sorológicas observando a estratificação das áreas e a prevalência em cães e se estruture a rede de assistência para detecção e tratamento oportuno dos eventuais casos humanos.
Título do projeto
Teste de Progresso Individual (TPI): análise dos resultados obtidos no modelo pedagógico tradicional (MT) e no modelo baseado em problematização (PBL). Impacto sobre a gestão do curso e atuação do Núcleo Docente Estruturante do curso de Medicina
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
YURI NAYAN KIRSCH – Tipo de Aluno: Bolsista
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O Teste de Progresso Individual (TPI) é metodologia de avaliação do desempenho dos alunos nos cursos, especialmente nos cursos de Medicina. O Teste do Progresso é uma avaliação cognitiva sem caráter de seleção ou classificação, constituído de uma prova institucional que avalia individualmente se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, importantes para o aproveitamento do internato e o desenvolvimento final do profissional. O Teste do Progresso foi introduzido nos cursos de Medicina na década de 1970 pelas Kansas City Medical School da Universidade de Missouri (EUA) e pela então University of Limburg, hoje Universidade de Maastricht (Holanda). Desde então, várias outras coisas de Medicina passaram a utilizar esse método de avaliação de forma isolada ou em associação colaborativa. Esse teste situa o estudante em seu processo evolutivo de ensino-aprendizado e permite à instituição realizar o diagnóstico de suas deficiências ao longo da estrutura curricular. Ele pode ser utilizado pelos colegiados competentes para avaliação de alterações curriculares e avaliações específicas de disciplinas ou módulos de ensino. Como a prova é única e aplicada a todos os alunos de todos os semestres do curso, nos semestres iniciais do curso o desempenho esperado será algo em torno de 20 a 25% de acertos. Espera-se que o estudante do último semestre do curso de Medicina atinja o domínio total do conhecimento e responda corretamente a todas as questões. Entretanto, considerando-se que o desenho das questões e a confiança do teste são perfeitos apenas na teoria, escores de 80% de acertos são considerados bastante adequados. Devemos lembrar que, mesmo que os estudantes obtenham escores elevados no teste do progresso, isto não exclui que possam ter deficiências importantes no domínio de outras habilidades e atitudes. Assim, torna-se necessária uma avaliação mais completa da formação do estudante, sendo o Teste do Progresso considerando uma importante ferramenta utilizada no processo avaliativo do ensino-aprendizagem e do currículo, podendo sua interpretação ser utilizada pelo NDE do curso para proposta de modificações na estrutura curricular e nos conteúdos do curso. Na região Centro Oeste do Brasil, criou-se o Consórcio de Escolas Médicas do Centro Oeste, que atualmente conta com 20 escolas médicas e aplica o TPI desde 2013, com aproximadamente 9 mil alunos por ano/participação; e do qual faz parte o curso de Medicina da Universidade de Cuiabá.
Título do projeto
Inserção de clipe cirúrgico metálico para marcação do leito tumoral em pacientes com câncer de mama indicados à quimioterapia neoadjuvante
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
ANDRÉ VICTOR YAMAMOTO LESSI – Tipo de Aluno: Bolsista
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
A Quimioterapia neoadjuvante (QTN) é o tratamento padrão para pacientes que apresentam tumores mamáris localmente avançados. Esta apresenta bons resultados ao tratamento para a maioria das pacientes. Contudo, em caso de não-marcação do leito tumoral prévio, pode-se dificultar a localização do tumor pós-QTN gerando um potencial problema ao cirurgião, pois a probabilidade de ocorrer recidiva local é de quase 4 vezes se comparado aos pacientes que fizeram a marcação tumoral prévia. Já há um consenso frente à necessidade de marcação do tumor previamente à QTN, sendo o método de marcação tumoral de mama de colocação de clipe por meio de agulha grossa (Core Biopsy) o mais recomendado com custos acessíveis aliado a relevantes resultados. A pesquisa visa demonstrar as vantagens desse método.
Título do projeto
Parto vaginal versus cesariana e seus riscos para o neonato em maternidades de Cuiabá – MT
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
BÁRBARA DO CARMO EUFRAZIO – Tipo de Aluno: Bolsista
LARISSA CARVALHO LEITE PINTO – Tipo de Aluno: Voluntário
NADINE ASSUNÇÃO MAGALHÃES ABDALLA – Tipo de Aluno: Voluntário
PRISCILA REGINA CUSTÓDIO – Tipo de Aluno: Voluntário
RAFAELA FREITAS – Tipo de Aluno: Voluntário
RÔMULO SOUZA MEDRANO DA ROSA – Tipo de Aluno: Voluntário
THAYNÁ FERREIRA SODRÉ – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
Introdução: A fae final da gestação é marcada pelo parto através do qual, o feto deixa o ambiente intra-úterno para o mundo externo através da via vaginal ou pela cirurgia cesariana. Apesar de o parto normal ser mais seguro para o bebê e para a mãe, o número de cesáreas vem aumentado relativamente nos últimos anos. (¹,²) Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa ideal de cesáreas seria inferior a 15% (5) mas o Brasil apresenta a taxa de 36,4%.
Entre as motivações para a escolha da cesárea estão a sensação de segurança da cirurgia cesárea, ansiedade na resolução ad gravidez, experiências malsucedidas com o parto normal, preservação da anatomia da vagina para as relações sexuais, indicação médica e também influência dos familiares.
Ademais, a cesárea não é isenta de complicações. Estão entre os riscos mais frequentes: a infecção puerperal, hemorragias maternas, infecção de parede e hematoma, infecção urinária, endometrite, febre puerperal, riscos relacionados a anestesia, maiores índices de prematuridade e da síndrome de desconforto resporaório do recém-nascido. (3)
Dessa maneira, todas as decisões, dúvidas e opiniões da parturiente devem ser respeitadas, pois é a mulher que normalmente escolhe a via de parto, e para isso, ela deve conhecer os riscos da cesárea eletiva e suas possíveis complicações, sendo necessária, dessa forma, uma maior aproimação dela com os profissionais especializados para discutirem os prós e contras das vias de parto, garantindo a atenção de forma integram e com qualidade a ela e ao bebê. (¹,4)
Título do projeto
O Ensino de Futuros Médicos por meio da PBL – Um Método Ativo de Aprendizagem na Universidade de Cuiabá (UNIC) – MT
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
ALEXSANDRO PONTES SILVA – Tipo de Aluno:
ANA CAROLINA SOUZA PIRES – Tipo de Aluno:
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
A busca por inovações curriculares deve ser uma constante nas IES, cuja aprendizagem deve ser centrada no aprender a aprender, e em práticas interdisciplinares. Diante disso, a pesquisa objetiva estudar o processo de implantação da metodologia de aprendizagem baseada em Problemas (PBL) do Curso de Medicina da Universidade de Cuiabá, tomando como referência sua proposta pedagógica e a sua adequação as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina. Para tanto se faz necessária à realização de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo onde serão utilizados para coleta de dados: i) entrevista a partir de um roteiro semiestruturado, cujo guião será elaborado por meio de peritagem (avaliação por peritos); ii) análise documental (PPC do curso); iii) aplicação de questionários. Espera-se que o trabalho contribuía para o aprimoramento da implantação e da adesão do PBL na proposta pedagógica do Curso de Medicina da Universidade Cuiabá, a partir da plena adesão reflexiva de seus atores e na construção de novas práxis que aprimorem a atuação do futuro médico, dada exigência atual de uma prática mais sistêmica e integrativa.
Título do projeto
Teste de progresso individual como preditor de aprovação em processos seletivos para residência médica – Análise de projeção de desempenho profissional
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
YURI NAYAN KIRSCH – Tipo de Aluno: Bolsista
MARCUS VINICIUS ESTEVES AVELINO DA ROCHA – Tipo de Aluno: Voluntário
RAFAEL QUIXABEIRA BEZERRA DE ARAUJO – Tipo de Aluno: Voluntário
VICTOR SANDRINE E SILVA – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O Teste de Progresso (TP) Individual (TPI) representa uma forma de acompanhamento longitudinal do estudante de Medicina em relação ao desenvolvimento de seu conhecimento e aprendizado. Apesar de ser um teste de mensuração longitudinal e o seu foco ser a verificação do desenvolvimento de competências, ele pode ser utilizado pelo estudante, individualmente, como preditor de suas fragilidades e potencialidades em relação ao conhecimento adquirido. Os educadores compreendem a necessidade de inserir, entre os estudantes, a necessidade de desenvolvimento de hábitos de estudo e aprendizagem contínuos, ao longo de toda a vida. Em muitas situações essa dinâmica e abordagem torna-se mais difícil e com pouco compromisso dos estudantes se não há, claramente, um objetivo palpável a ser atingido.
Objetivo geral:
1. quantificar o desempenho do aluno do curso de Medicina no TPI e comparar com seu desempenho profissional
Material e método:
Serão utilizados os dados de desempenho individual dos alunos do último semestre do curso de Medicina que se submeteram ao TPI, nos últimos cinco anos. Com base nestes resultados, os nomes dos alunos serão comparados com planilhas extraídas do Sistema de Registro de Médicos Residentes, disponíveis no site da Comissão Nacional de Residência Médica, mediante login e senha do pesquisador, verificando-se em quais instituições, programas de residência (com o respectivo ano de aprovação e duração do programa), e especialidades os egressos do curso de Medicina estão/estavam inseridos.
Resultados esperados:
Espera-se demonstrar que a submissão seriada e o bom desempenho do estudante, nas edições anuais do TPI, sejam fatores preditores favoráveis à aprovação nos processos seletivos para ingresso em processos seletivos de residência médica.
Título do projeto
Nível de conhecimento da população sobre Redes de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde em usuários das unidades básicas de saúde de Cuiabá-MT, 2020
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
ALEXIA FARLA GONZALEZ – Tipo de Aluno: Bolsista
AMANDA PAULA PIRES ARRUDA – Tipo de Aluno: Voluntário
THATIANE CARVALHO MOREIRA – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O conhecimento sobre a rede assistencial auxilia diretamente a população a saber a quem e onde recorrer quando se tem determinados problemas de saúde. O Sistema único de Saúde (SUS) é dividido em redes de atenção para melhor atendimento da população, que muitas vezes pelo desconhecimento a acaba sobrecarregando em partes, como nos casos das Unidades de Pronto Atendimento. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento da população sobre o SUS. Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido com frequentadores da rede pública de saúde no município de Cuiabá, em 2020. Como variáveis independentes serão trabalhadas informações demográficas (sexo, idade, raça/cor e composição familiar), socioeconômicas (escolaridade do chefe da família e nível econômico, classificado segundo o Critério de Classificação Econômica Brasil) e como variável dependente o nível de conhecimento sobre a rede. Os dados obtidos serão avaliados por meio da estatística descritiva (frequência relativa e absoluta, média, mediana, desvio padrão). Para as variáveis contínuas serão definidos ainda os valores mínimo e máximo, primeiro e terceiro quartis (Q1 e Q3). Para as variáveis dicotômicas será calculada a frequência do conhecimento por categoria. Será realizada a Correlação de Pearson para verificar o efeito das variáveis independentes na variável dependente.
Título do projeto
Exposição ambiental e ocupacional no desenvolvimento de lúpus eritematoso sistêmico em adultos: uma revisão sistemática.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
BARBARAH GABRIELLA DE CAMARGO MONTEIRO – Tipo de Aluno: Bolsista
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune multissistêmica, heterogênea, caraterizada pela produção de auto anticorpos dirigidos contra antígenos nucleares e citoplasmáticos. Acomete preferencialmente mulheres, em idade reprodutiva, entre a quarta e quinta década de vida, e afro americanos quando comparados a caucasianos. A etiologia ainda é desconhecida, no entanto a associação de fatores genético e fatores ambientais tem sido descrito. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão sistemática da literatura científica sobre a influência da exposição a fatores ambientais e ocupacionais no desenvolvimento do Lúpus Eritematoso Sistêmico.
Título do projeto
Projeto Macunaíma. Estudo brasileiro multicêntrico no mundo real dos custos de Lúpus Eritematoso Sistêmico. Diagnóstico do perfil clínico, econômico e de qualidade de vida do lúpus eritematoso sistêmico.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
MATHEUS NONATO DIAS – Tipo de Aluno: Bolsista
FERNANDA NASCIMENTO ROSA – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O paciente com lupus eritematoso sistêmico convive com transformações em sua vida diária em razão da doença. Adicionalmente, a trajetória do paciente para obter cuidado inclui barreiras ao acesso que comprometem a qualidade da assistência. Os objetivos deste trabalho são identificar a trajetória do paciente com lupus no SUS, identificar o uso de recursos para o seu cuidado e seus custos correlacionados. Delineado como um corte transversal, o estudo tem a perspectiva da sociedade e horizonte de tempo de um ano. Metodologia: questionários padronizados e validados para identificar a caracterização da prática assistencial em 5 regiões no Brasil; questionário clínico de atividade e cronicidade da doença, questionário de qualidade de vida, questionário de produtividade, questionário de acesso. Análise estatística: Análises descritivas com medidas de tendência central e dispersão. Modelagem de fatores preditores de custo incluindo variáveis clínicas, qualidade de vida, uso de recurso, score de produtividade e acesso. A variável resposta do modelo pretendido é o custo. Considerações: O mapeamento do uso de recursos e a identificação do custo da doença e de fatores que predizem esse custo pode apontar para identificar os entraves assistenciais da trajetória do paciente com lupus no país. Essas informações podem auxiliar na definição de políticas públicas sobre a doença.
Título do projeto
Taxa de mortalidade padrão estimada por um método de classificação de gravidade da doença em uma UTI geral do estado de Mato Grosso entre 2020 e 2021.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
MATHEUS LUIS BRAGA MUNARETO – Tipo de Aluno: Bolsista
DHARA PARREIRA LAZAROTTI – Tipo de Aluno: Voluntário
GABRIELA DE ARRUDA FURTADO – Tipo de Aluno: Voluntário
KAMILLA KRISTINA FALEIROS SÁ GOMES DE ALMEIDA – Tipo de Aluno: Voluntário
LETICIA COSTA TAVARES – Tipo de Aluno: Voluntário
KEVIN JONES BIANCHET – Tipo de Aluno: Voluntário
MATHEUS GUILHERME FERREIRA – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
A UTI lida com uma gama heterogênea de pacientes. Nesse contexto, enquadra-se o Acute Physiology and Chronic Health Evaluation II (APACHE II), o Índice Prognóstico (IP) mais utilizado para mensurar a gravidade da doença e presumir a mortalidade hospitalar e estabelece um comparativo entre a mortalidade observada com a mortalidade prevista, mensurando o Standardized Mortality Rate SMR em um determinado grupo de pacientes críticos. Permitindo avaliar o uso de recursos hospitalares e a eficácia dos cuidados intensivos.
Título do projeto
Avaliação formativa em sessão tutorial no contexto do método PBL: a experiência do Curso de Medicina de uma Universidade privada do município de Cuiabá- MT
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
ANA CAROLINA SOUZA PIRES – Tipo de Aluno: Bolsista
ALEXSANDRO PONTES SILVA – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
Atualmente vivemos em tempos de ressignificações, de mudanças, de avanços da tecnologia e inovações, onde a nova realidade nos impõe novas práticas que contribuam para a reconstrução do atual contexto. Sendo assim, neste novo cenário o processo avaliativo na educação médica começa a ser estudado e revisado. Nesse sentido o tema Avaliação formativa em sessão tutorial no contexto do método PBL: a experiência do Curso de Medicina de uma Universidade privada do município de Cuiabá- MT se justifica pela complexidade da temática abordada e ainda pelo fato de serem incipientes as contribuições provenientes de pesquisas no campo da avaliação da aprendizagem, nesse nível de ensino . Para tanto traça-se os seguintes caminhos da abordagem qualitativa: pesquisa de campo uma vez que apresenta um recorte empírico para investigação, pesquisa bibliográfica com o intuito de realizar revisão da literatura, nos fornecendo as bases teóricas e conceituais nos apontando o que tem sido discutido e pesquisado no cenário educacional acerca da temática. Além do que analisar as causas ou os fatores que levam aos comportamentos leva uma pesquisa para um plano explicativo, adequando-se ao presente objetivo. Serão utilizados para coleta de dados: i) entrevistas com os tutores (docentes) e estudantes do Curso de Medicina da Unic a partir de um roteiro semiestruturado. Para interpretação e análise dos dados coletados utilizar-se –a análise de conteúdos preconizada por Bardin(2016). Destaca-se a relevância social da pesquisa , pois desde que foi implantado o método PBL em 2016, não se teve nenhum pesquisa cientifica realizada sobre o processo de avaliação da aprendizagem neste curso , podendo assim, este trabalho servir de referencial para possíveis medidas que precisarão ser tomadas, objetivando acompanhar o cumprimento do papel fundamental da avaliação, que é o de auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem.
Título do projeto
O câncer bucal e seus fatores de riscos ambientais no estado do Mato Grosso
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
FELIPE RENATO MENDONÇA PRATA – Tipo de Aluno: Bolsista
LÚRIA NIEMIC ONOFRE – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O câncer da boca é um tumor maligno, sendo mais comum em homens acima dos 40 anos. A etiologia do câncer bucal é multifatorial e está associada à fatores genéticos e ambientais sendo as principais causas o tabagismo e o alcoolismo, entre outros. Pesquisas evidenciam que a exposição aos fatores ambientais e ocupacionais podem estar associados ao aumento do câncer bucal. O objetivo do estudo será investigar a associação entre fatores ambientais e o câncer bucal em paciente atendidos no Hospital Geral de estado de Mato Grosso. Este trabalho de caso controle será realizado com os pacientes com câncer bucal (casos) e indivíduos que tiveram contanto com os pacientes nos últimos 20 anos desprovidos de câncer bucal (controles). A avaliação dos fatores ambientais associados ao câncer bucal será realizada através de um questionário validado.
Título do projeto
Exposição ambiental e ocupacional e o desenvolvimento da artrite reumatóide: revisão narrativa
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
MILLA THERESA DE CAMPOS ASSAMI – Tipo de Aluno: Bolsista
NYVEA GABRIELLA DE CAMARGO MONTEIRO – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória sistêmica, crônica e degenerativa, caracterizada principalmente pelo comprometimento da membrana sinovial das articulações periféricas que levam à destruição e limitação funcional e atinge aproximadamente 0,5 a 1% da população mundial. A etiopatogenia de AR ainda não é inteiramente conhecida, mas tem-se avançado muito nos últimos anos São vários os fatores ambientais e de estilo de vida que estão envolvidos no desenvolvimento da AR. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão narrativa da literatura científica sobre os fatores de risco ambientais e ocupacionais relacionados com o desenvolvimento da artrite reumatóide.
Título do projeto
A prematuridade devido a exposição materna a agrotóxicos no estado do Mato Grosso no período de 2008 a 2018.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
MARIANA GOMES FRISANCO – Tipo de Aluno: Bolsista
JULIA RIBEIRO ROMANINI – Tipo de Aluno: Voluntário
GIOVANA ELISA ROSA GALIASSI – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O Brasil é um dos maiores produtores agropecuários do mundo e lidera o Ranking no uso de insumos, fertilizantes e agrotóxicos. O estado do Mato Grosso se tornou o maior consumidor de agrotóxicos representando 18,9% da produção, sendo os mato-grossenses expostos, no ano de 2009, a uma concentração de 34,1l de agrotóxicos por habitante, oito vezes maior que a média nacional. Esta exposição humana aos agrotóxicos está associada a malformação congênita, recém-nascido de baixo peso, aborto, defeitos mutagênicos, teratogênicos e carcinogênicos. O objetivo deste estudo é analisar a ocorrência de prematuridade devido a exposição materna a agrotóxicos no estado de Mato Grosso no período de 2008 a 2018. É um estudo de caso controle onde serão identificados os casos de nascidos vivos prematuros dos municípios de Mato Grosso nos anos de 2008 a 2018 e no grupo controle serão os nascidos vivos sem alterações ou malformações congênitas. As informações serão obtidas do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde (SINASP) e todas as estratificações das variáveis analisadas serão as disponibilizadas pelo Ministério da Saúde através do banco de dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Serão utilizadas a frequência relativa e absoluta das classes de cada variável qualitativa e medidas de tendência central e de dispersão (variáveis quantitativas). Serão usados o teste do qui-quadrado ou o teste exato de Fisher e realizada a Regressão Múltipla de Poisson. É importante conhecer as causas e consequências dos nascidos vivos prematuros, visto que existe o impacto no indivíduo, família e serviços de saúde. Por isso a importância da prevenção da exposição materna aos contaminantes ambientais.
Título do projeto
Utilização da técnica de Bone Frozen para reconstrução de Sarcoma de Ewing de tíbia proximal.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
BARBARAH GABRIELLA DE CAMARGO MONTEIRO – Tipo de Aluno: Voluntário
NYVEA GABRIELLA DE CAMARGO MONTEIRO – Tipo de Aluno: Voluntário
JULIA BERNARDINO MARTINELLI SILVA – Tipo de Aluno: Bolsista
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O Sarcoma de Ewing é considerado um tumor maligno ósseo bastante agressivo, evoluindo com a muita dor e incapacidade osica e funcional. No cenário atual, dentre as técnicas cirúrgicas realizadas, destaca-se bone frozen, a qual tem sido recentemente incorporada como uma alternarva inovadora para tratamento de sarcoma de Ewing. Essa técnica consegue preservar o tecido ósseo após a ressecção da parte tumoral além de possibilitar a recuperação da funcionalidade mediante a osteointegração do segmento afetado. Atualmente, é realizada em centros de referencia, de modo experimental, em pacientes específicos para registros de sucesso ou não. Portanto, o objervo deste estudo é descrever o primeiro caso em Mato Grosso de uma paciente com diagnósrco de Sarcoma de Ewing tratado com a técnica de Bone Frozen. Para tanto, será realizado um estudo descrirvo do rpo relato de caso. As informações serão coletadas mediante registro de prontuário médico e fotográfico dos procedimentos de diagnosrco e de tratamento. Espera-se com este estudo divulgar para a comunidade cienwfica, profissionais da saúde e para os gestores de saúde resultados contundentes de tratamentos alternarvos e inovadores que possam recuperar a funcionalidade musculoesquelérca do paciente bem como reestabelecer sua qualidade de vida perante a um câncer agressivo.
Título do projeto
Teste de progresso individual. Estudo comparativo entre o desempenho acadêmico institucional e no teste de progresso. A visão discente sobre sua vida acadêmica.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
VICTOR SANDRINI E SILVA – Tipo de Aluno: Voluntário
YURI NAYAN KIRSCH – Tipo de Aluno: Bolsista
RAFAEL QUIXABEIRA BEZARRA DE ARAUJO – Tipo de Aluno: Voluntário
MARCUS VINICIUS ESTEVES AVELINO DA ROCHA – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
Introdução: Os processos de avaliação são de extrema importância e dos mais complexos na educação. Quando aplicados adequadamente permitem a análise de informações quantitativas e qualitativas do desenvolvimento discente e das ações institucionais. Estas informações podem ser originárias de análise de conteúdos específicos ou de cunho amplo, referindo-se ao perfil profissional do egresso, dentro de determinado curso superior. Atribui-se importância significativa ao Teste de Progresso (TP) Individual (TPI), pois entre outros aspectos, são avaliações de cunho seriado e aplicáveis, de forma uniforme, a todos os alunos do curso, possibilitando a mensuração da aquisição e apropriação de conhecimentos ao longo do tempo. Objetivo geral: 1. Avaliar a visão global do aluno do curso de Medicina quanto a sua participação no TP. 2. Analisar o impacto da participação do aluno e do seu desempenho no TP, considerando a análise individual de apropriação de conhecimentos médicos. Material e método: Aplicar-se-á questionário contendo 30 perguntas (anexo I), versando sobre os objetivos propostos acima, aos alunos do curso de Medicina da UNIC e das escolas que compõem o Consórcio Centro Oeste para aplicação do TP. Serão utilizadas plataformas digitais para aplicação das questões (OneDrive®, QuestionPro®, GoogleDrive, etc®). As respostas serão comparadas entre si com o objetivo de analisar a visão do aluno quanto ao seu desempenho acadêmico, o papel e a importância dos processos avaliativos na visão do aluno, o papel da prova do teste de progresso, na perspectiva de conhecimento agregado pelo aluno. Resultados esperados: Obter dados qualitativos e quantitativos quanto à visão do aluno em relação à aplicação da prova do teste de progresso e seus resultados individuais.
Título do projeto
Análise da contribuição do inflamassoma em pacientes com câncer colorectal e associação com dados clínicos e anatomopatológicos
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
RAFAELA CASSIA DA CUNHA PEDROSO – Tipo de Aluno: Bolsista
CLEITON RIBEIRO LELIS – Tipo de Aluno: Voluntário
IZABEL NAZIRA NADAF – Tipo de Aluno: Voluntário
RAFAELA CARDOSO DO NASCIMENTO – Tipo de Aluno: Voluntário
RAQUEL MARIA NEVES AMORIM – Tipo de Aluno: Voluntário
Tipo de Projeto
Iniciação Científica
Resumo
O câncer colorretal (CCR) é o segundo tumor mais incidente no mundo e uma das principais causas de morte relacionada ao câncer. A suscetibilidade genética, juntamente com o estilo de vida e os fatores de risco ambientais contribuem para o desenvolvimento, o prognóstico e a sobrevida do CCR. Além disso, a perda de homeostase da mucosa intestinal, bem como uma inflamação crônica no intestino têm sido demonstrados como gatilhos de suscetibilidade. O processo inflamatório pode atuar tanto na mutagênese somática que leva à transformação neoplásica como também em estágios sucessivos de desenvolvimento tumoral, como crescimento, invasão e metástase. Devido à capacidade de mediar a inflamação, diversos estudos têm sido direcionados à elucidação do papel do complexo inflamassoma no desenvolvimento tumoral. O inflamassoma é um complexo citosólico que se forma em resposta a PAMPs/DAMPs pela interação entre receptores da família NLR (NLRP1, NLRP3, NAIP/NLRC4) ou PHYIN (AIM2, IFI16), a proteína adaptadora ASC e a caspase inflamatória, caspase-1. O receptor estimulado recruta ASC e a caspase-1 e ativa o processamento e a liberação das citocinas pró-inflamatórias IL1ß e IL- 18. Estudos em murinos revelaram a importância do inflamassoma no CCR, porém ainda há uma escassez de dados em humanos. Levando em conta que variantes genéticas em componentes do inflamassoma foram previamente associadas a doenças inflamatórias intestinais (IBD), bem como carcinogênese e/ou prognóstico tumoral, torna-se justificável o desenvolvimento deste projeto de pesquisa visando elucidar a contribuição da imunogenética do inflamassoma no CCR com o objetivo final de identificar novos alvos terapêuticos e diagnósticos.