FACULDADE PITÁGORAS DE MEDICINA DE EUNÁPOLIS

Núcleo de Pesquisa

O Núcleo de Pesquisa da Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis tem como objetivo apoiar, planejar, organizar e executar ações relativas a pesquisa, visando fortalecer as atividades técnico/científicas contribuindo para a consolidação da pesquisa e consequentemente na divulgação dos resultados. 

Grupos de Pesquisa

A Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis tem as atividades de pesquisa organizadas em Grupos de Pesquisa. Grupo de Pesquisa é a denominação atribuída ao conjunto de pesquisadores e estudantes que se estruturam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de determinada área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica.

Grupo de Pesquisa em Ciências da Saúde
  • Área: Saúde
  • Data da formação: 01/06/2021
  • Líder: ERICK SANTOS ALMEIDA
Pesquisadores Titulação Linha de pesquisa
Erick Santos Almeida Mestrado Epidemiologia
Viviane Silva de Jesus Mestrado Epidemiologia
Diana de Lima Doutorado Saúde Coletiva
Marília Santos do Anjos Mestrado Saúde Coletiva
Aluno de Graduação Vínculo
JESSICA SANTOS ALVES DE LIMA Bolsista
JULIANA DURÃES PEREIRA GONSALVES Bolsista
ANNE KAROLYNE CALDEIRA DA SILVA Voluntário
EMILLE SANTOS LIMA FLORES Voluntário

Programa de Iniciação Científica

A Iniciação Científica caracteriza-se por um instrumento que permite introduzir na pesquisa científica os estudantes de graduação. Tem por finalidade principal despertar jovens talentos para a ciência, propiciando sua participação em projetos de pesquisa.

Conheça o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis.

Comitê de Ética

Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) são colegiados interdisciplinares independentes, criados para defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua dignidade, direitos, segurança e bem-estar, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa no Brasil, dentro de padrões éticos. O Sistema CEP/CONEP, formado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS/MS), é a instância máxima, e o CEP é a instância regional responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil. Este papel está baseado nos pilares de documentos internacionais que reconhecem e afirmam o direito à dignidade, liberdade e autonomia do ser humano (Código de Nuremberg, de 1947, Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, Declaração de Helsinque, versões até 2000, Declaração Internacional sobre os Dados Genéticos Humanos, de 2003, Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, de 2004) e nas diretrizes éticas brasileiras (Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) e demais resoluções e normativas complementares). De acordo com as diretrizes nacionais, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um CEP”. As atribuições do CEP são de papel consultivo e educativo, visando contribuir para a qualidade das pesquisas, bem como a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta atende os requisitos éticos.

A Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis está vinculada ao CEP da União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME na Plataforma Brasil, cidade de Lauro de Freitas, até apresentar as condições mínimas necessárias para a criação de CEP próprio.

Repositório Institucional

O Repositório da Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis é um espaço para publicação e consulta da produção intelectual de docentes e alunos em formato digital, cujo objetivo principal é disseminar a produção técnica-científica. O acesso ao conteúdo é gratuito e disponível para toda a comunidade da Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis e público em geral.

Portal de Periódicos

A Faculdade Pitágoras de Eunápolis participa do Portal de Periódicos Científicos da Kroton. O Portal utiliza a Plataforma do Open Journal Sistems que permite a submissão e avaliação on-line dos artigos; possibilitando aos autores acompanharem os trâmites dos artigos de sua autoria, desde submissão à publicação.

Eventos Científicos

O Encontro de Atividades Científicas – EAC tem como objetivo estimular as atividades de iniciação à pesquisa no âmbito das instituições de ensino e pesquisa do país, além de oferecer à comunidade científica a oportunidade de divulgar os resultados de seus trabalhos, promovendo o intercâmbio entre alunos de graduação, Pós-Graduação, professores e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. O evento é totalmente on-line, os autores dos trabalhos encaminham o resumo expandido e também a apresentação do seu trabalho em vídeo. Os trabalhos aprovados ficam disponíveis para visualização e interação com o público durante os dias do evento.

O Portal de Eventos é uma plataforma que possibilita criar e registrar eventos. Todo processo de inscrição, avaliação, certificação e publicação dos anais é realizado no Portal. A comissão organizadora tem total autonomia para gerenciar o evento.