Mestrado e Doutorado em

Educação Matemática

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – Mestrado e Doutorado Acadêmico – caracteriza-se pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a função da Matemática na Educação, enfatizando os pontos de vista epistemológico, cognitivo, didático e histórico-cultural. As atividades de pesquisa do Programa têm por objetivo a produção de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de saberes científicos e educacionais, considerando o contexto e as dimensões histórica, política e social, bem como as tecnologias disponíveis. As primeiras turmas de Mestrado Acadêmico e de Doutorado tiveram suas atividades iniciadas em 2008 e o número de egressos até 2017 foram: 212 mestres e 121 doutores. O Doutorado deste Programa tem abrangência nacional envolvendo alunos de todas as regiões do país.

Teses Concluídas até 2017 – Regiões de origem dos egressos: Norte (14), Nordeste (20), Centro-Oeste (8), Sudeste (75) e Sul (1).

PÚBLICO ALVO

Professores que ensinam matemática em todos os níveis de ensino e educadores, licenciados ou bacharéis em áreas afins, desde que aprovados pela Comissão Coordenadora do Programa.

Aulas

Aulas presenciais em Pirituba – São Paulo.

Publicações do Programa

acessar repositório

Áreas de concentração

A área de concentração Educação Matemática investiga conhecimentos, saberes e práticas docentes, analisando, de modo crítico, processos pedagógicos e formativos. Relaciona saberes científicos, tecnológicos, educacionais e escolares referentes à Matemática, de modo a produzir pesquisas, possibilidades metodológicas e produtos educacionais destinados ao ensino e à aprendizagem de conceitos e procedimentos dessa área do conhecimento, relativos às diferentes etapas da Educação Básica e Ensino Superior, favorecendo a inclusão social de todos os estudantes. Visa, portanto, ampliar e aprofundar a base de conhecimentos dos pós-graduandos para a pesquisa e para o ensino de Matemática.

LINHAS DE PESQUISA

Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas Inovações: Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos matemáticos em diferentes níveis de ensino. Nas investigações, são consideradas as tendências contemporâneas da Educação Matemática, tecnologias digitais e referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Matemática.

Formação de professores, Currículo e História: Essa linha tem por objetivo estudar os processos de formação de professores que ensinam matemática, incluindo os currículos desses processos, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem, levando em conta tendências contemporâneas da formação de docentes tanto na modalidade presencial como a distância, e suas implicações na área de Educação Matemática. O uso das novas tecnologias é um dos aspectos fundamentais para os estudos sobre os processos formativos. Visa também a produção de conhecimento sobre história da matemática escolar no Brasil e sua articulação com a formação de professores. Essa produção é orientada por diversas questões de fundo como: Por que ensinamos o que ensinamos em matemática? Por que determinados saberes matemáticos são valorizados para o ensino em detrimento de outros? Além disso, esta linha promove estudos interdisciplinares e interculturais, examinando a evolução histórica das ideias matemáticas e da sua filosofia, bem como os fatores socioculturais e ambientais influenciando a Educação Matemática.

Educação Matemática Inclusiva e suas tecnologias: A força motriz desta linha de pesquisa é a busca de caminhos para a promoção de uma cultura educacional que respeite a diversidade de aprendizes presente no contexto escolar. As investigações focam questões teóricas, metodológicas, pedagógicas e cognitivas que ofereçam apoio às práticas matemáticas de aprendizes com necessidades educacionais especiais. A consciência de uma sociedade inclusiva tem conduzido os estudos por uma via de mão dupla. Por um lado, visa-se contribuir com a estruturação de uma didática para o ensino de Matemática que favoreça uma compreensão profunda dos processos de aprendizagem; por outro, procura-se oferecer, aos professores de Matemática, ferramentas didático-pedagógicas para acolher, em suas salas de aulas, todos os alunos.

Disciplinas

MESTRADO

Disciplinas obrigatórias

  • Metodologia de Pesquisa I;
  • Aspectos Filosóficos e Históricos da Educação Matemática

Disciplinas de Conhecimento Matemático: é obrigatório cursar duas disciplinas deste bloco, a serem escolhidas dentre as que seguem

  • Tópicos Fundamentais da Álgebra Linear
  • Tópicos Fundamentais da Álgebra
  • Tópicos Fundamentais de Análise
  • Tópicos Fundamentais de Aritmética
  • Tópicos Fundamentais de Geometria
  • Tópicos Fundamentais de Probabilidade e Estatística

Disciplinas optativas

  • Atividade de Pesquisa;
  • Avaliação em Educação Matemática
  • Educação a Distância: Fundamentos e Prática
  • Estatística para Pesquisa em Educação Matemática
  • Tendências em Educação Matemática
  • Teorias da Aprendizagem

Disciplinas relativas à linha de pesquisa

  • Conhecimento para Docência na educação Básica
  • Desenvolvimento Curricular de Matemática
  • Didática da Álgebra
  • Didática da Geometria
  • Didática do Cálculo
  • Educação Matemática e Inclusão
  • Formação e desenvolvimento profissional do professor de Matemática
  • Fundamentos de Didática da Matemática

DOUTORADO

Disciplinas obrigatórias

  • Metodologia de Pesquisa II
  • Seminário de Pesquisa

Disciplinas de Conhecimento Matemático: é obrigatório cursar duas disciplinas deste bloco, a serem escolhidas dentre as que seguem

  • Tópicos Fundamentais da Álgebra Linear
  • Tópicos Fundamentais da Álgebra
  • Tópicos Fundamentais de Análise
  • Tópicos Fundamentais de Aritmética
  • Tópicos Fundamentais de Geometria
  • Tópicos Fundamentais de Probabilidade e Estatística

Disciplinas optativas

  • Tópicos de Pesquisa
  • Avaliação em Educação Matemática
  • Educação a Distância: Fundamentos e Prática
  • Estatística para Pesquisa em educação Matemática
  • Tendências em Educação Matemática
  • Teorias de Aprendizagem

Disciplinas relativas à linha de pesquisa

  • Conhecimento para Docência na educação Básica
  • Desenvolvimento Curricular de Matemática
  • Didática da Álgebra
  • Didática da Geometria
  • Didática do Cálculo
  • Educação Matemática e Inclusão
  • Formação e desenvolvimento profissional do professor de Matemática
  • Fundamentos de Didática da Matemática

Corpo Docente

Profa. Dra. Angélica da Fontoura Garcia Silva

Prof. Dr. Carlos Eduardo Rocha dos Santos

Profa. Dra. Maria Elisa Esteves Lopes Galvão

Profa. Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Profa. Dra. Marlene Alves Dias  

Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo

Profa. Dra. Samira Fayez Kfouri

Profa. Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes

Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrósio

Profa. Dra. Helenara Regina Sampaio

Contato

Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

e-mail: ruy.pietropaolo@anhanguera.com

Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu

Fone: (11) 3512-8415 / (11) 3512-8429

e-mail: secretariastrictosensu@anhanguera.com

Documentos

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