PGSS Cogna

Pós-Graduação
Stricto sensu

Mestrado e Doutorado em

Educação Matemática

São Paulo - SP

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – Mestrado e Doutorado Acadêmicos – caracteriza-se pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre as finalidades da Matemática na Educação, enfatizando os pontos de vista epistemológico, cognitivo, didático e histórico-cultural. As atividades de pesquisa do Programa têm por objetivo a produção de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de saberes científicos e educacionais, considerando o contexto e as dimensões histórica, política e social, bem como as tecnologias disponíveis para ensinar e aprender matemática. Assim, o Programa pretende que o futuro pesquisador aprenda a analisar e investigar a realidade para além das aparências de modo a produzir conhecimento e intervir nas múltiplas relações envolvidas nas diferentes situações educativas.

O programa já desenvolveu 8 Escolas de Altos Estudos com a Capes e 20 doutorandos foram contemplados com bolsas do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE da Capes. As primeiras turmas de Mestrado Acadêmico e de Doutorado tiveram suas atividades iniciadas em 2008 e o número de egressos até 2020 foram 207 mestres e 124 doutores. O Programa tem abrangência nacional, sobretudo o doutorado, envolvendo alunos de todas as regiões do país.

Público Alvo

Professores que ensinam matemática em todos os níveis de ensino e educadores, licenciados ou bacharéis em matemática ou em áreas afins (desde que aprovados pela Comissão Coordenadora do Programa).

Modalidade

Presencial – Aulas presenciais em Pirituba – São Paulo.

Áreas de Concentração

Educação Matemática

A área de concentração do Programa, Educação Matemática, tem por finalidade investigar conhecimentos, saberes e práticas docentes, analisando, de modo crítico, processos pedagógicos e formativos. As práticas associadas às pesquisas em Educação Matemática valorizadas pelo Programa incluem: consideração de diferentes paradigmas e metodologias; análise da natureza do conhecimento matemático e do conhecimento escolar; investigação sobre o ensino e aprendizagem da Matemática mediante abordagens nos diferentes níveis (Educação Básica e Superior), bem como a aprendizagem da Matemática em espaços não formais; inovações curriculares; elaboração ou análise de design de materiais e cenários de aprendizagem de Matemática; estudo das trajetórias de aprendizagem associadas a contextos matemáticos particulares; os estudos das tendências em pesquisa para a formação de professores que ensinam Matemática, com atenção às tecnologias e aos recursos de ensino (textos, materiais, ferramentas digitais, etc.), investigação da utilização das interfaces da matemática com outras áreas do conhecimento para o ensino e a aprendizagem; discute as transformações das ideias matemáticas ao longo do tempo, bem como os fatores socioculturais que influenciam a área e a Etnomatemática. Visa, portanto, ampliar e aprofundar a base de conhecimentos dos pós-graduandos para a pesquisa e para o ensino de Matemática.

Missão e Objetivos

O Programa, mestrado e doutorado, tem como missão a formação científica de educadores matemáticos capazes de atuar de forma inovadora no Ensino Básico ou no Superior e de produzir novos conhecimentos, participando de maneira crítica, construtiva e transformadora na definição e implementação de políticas públicas na área de Educação Matemática. Como as novas tecnologias da educação são parte integrante dos saberes da área, para além de serem utilizadas como ferramentas potencializadoras dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, trazem novas demandas cognitivas que devem ser investigadas.

O curso de Mestrado Acadêmico tem como objetivos: promover a formação científica do pós graduando; discutir o planejamento e o desenvolvimento de pesquisa acadêmica, promovendo a prática da investigação; oferecer uma formação que favoreça a integração dos saberes disciplinares, pedagógicos, curriculares e resultados de pesquisa em Educação Matemática às práticas docentes, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior. Os mestrandos que cumprem os créditos e as exigências didático-científicas do curso recebem o título de Mestre em Educação Matemática.

O Curso de Doutorado, além dos objetivos mencionados no mestrado acadêmico, tem como principal finalidade a formação de pesquisadores capazes de realizar investigações inéditas de natureza aprofundada na área de Educação Matemática, sendo dirigido a mestres em Educação Matemática, mestres em Matemática ou mestres em áreas afins desde que aprovadas pelo colegiado do Programa. Os doutorandos que cumprem os créditos e as exigências didático-científicas do curso recebem o título de Doutor em Educação Matemática.

 

Linhas de Pesquisa:

Tendo em vista a área de concentração do Programa, o ingressante deverá optar por uma das linhas:

  • ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: Essa linha é caracterizada pela investigação de questões concernentes aos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos e procedimentos matemáticos em diferentes etapas de escolarização ou em espaços não-formais e às inovações dos currículos atuais e ao longo da história. Investigam-se meios e produtos de modo a favorecer o desenvolvimento da capacidade dos estudantes em raciocinar, argumentar, conjecturar, comunicar, modelar, formular e resolver problemas em diferentes contextos, utilizando diferentes tecnologias, sobretudo as digitais. Tem a finalidade de contribuir para a construção de uma didática para ensinar matemática a todos os alunos, promovendo a inclusão. Visa-se também a produção de conhecimento sobre história da matemática escolar no Brasil e sobre novos currículos – prescritos e praticados. Além disso, esta linha promove estudos interdisciplinares e interculturais, examinando as transformações das ideias matemáticas ao longo do tempo, bem como os fatores socioculturais que influenciam a Educação Matemática.

 

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: Essa linha tem por objetivo estudar processos formativos de professores que ensinam matemática, incluindo os currículos desses processos, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem, levando em conta tendências contemporâneas para a formação de docentes. Investigam-se também práticas docentes e conhecimentos profissionais produzidos por professores participantes de processos de formação continuada, que constitui um dos eixos da linha. Outro, trata de pesquisas sobre a formação inicial do professor, sobretudo os estudos sobre licenciaturas em matemática. Visa-se também a produção de conhecimento sobre aspecto histórico da profissionalização e sua articulação com o desenvolvimento profissional docente em contextos de mudança curricular. Essa linha inclui pesquisas voltadas para o uso das tecnologias digitais integrados aos currículos de matemática, bem como as práticas docentes que contemplam as metodologias ativas e o ensino híbrido para aprender matemática, inclusive aquelas que se referem ao contexto da EAD Online.

Disciplinas

Mestrado

  • Aspectos Históricos e Filosóficos da Educação Matemática.
  • Abordagens de Pesquisa em Ensino;
  • Atividades de Pesquisa
  • Tópicos Fundamentais de Álgebra
  • Tópicos Fundamentais de Aritmética
  • Tópicos Fundamentais de Geometria
  • Tópicos Fundamentais de Probabilidade e Estatística.
  • Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento
  • Desenvolvimento Curricular
  • Educação Inclusiva e suas tecnologias
  • Epistemologia e Didática de Conteúdos Matemáticos da Educação Básica
  • Estratégias para Ensino EAD e Ensino Híbrido
  • Formação de Professores e desenvolvimento profissional
  • Formação docente e práticas pedagógicas
  • História da Educação Matemática no Brasil
  • Interfaces da Matemática com outras áreas do conhecimento
  • Letramento Matemático e Estatístico
  • Letramentos e a transição para o Ensino Superior
  • Processos pedagógicos mediados por tecnologia de informação e comunicação
  • Seminário de pesquisa II
  • Tendências em Educação Matemática
  • Teorias de Aprendizagem
  • Teorias do Conhecimento
  •  

Doutorado

  • Estratégias para elaboração de Projetos de Pesquisa Avançados
  • Seminário de Pesquisa
  • Tópicos de Pesquisa
  • Tópicos Fundamentais de Álgebra
  • Tópicos Fundamentais de Aritmética
  • Tópicos Fundamentais de Geometria
  • Tópicos Fundamentais de Probabilidade e Estatística
  • Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento
  • Desenvolvimento Curricular
  • Educação Inclusiva e suas tecnologias
  • Epistemologia e Didática de Conteúdos Matemáticos da Educação Básica
  • Estratégias para Ensino EAD e Ensino Híbrido
  • Formação de Professores e desenvolvimento profissional
  • Formação docente e práticas pedagógicas
  • História da Educação Matemática no Brasil
  • Interfaces da Matemática com outras áreas do conhecimento
  • Letramento Matemático e Estatístico
  • Letramentos e a transição para o Ensino Superior
  • Processos pedagógicos mediados por tecnologia de informação e comunicação
  • Seminário de pesquisa II
  • Tendências em Educação Matemática
  • Teorias de Aprendizagem
  • Teorias do Conhecimento

Corpo Docente

Prof. Dr. Antonio Sales

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Prof. Dr. Carlos Eduardo Rocha dos Santos

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Profa. Dra. Fátima Aparecida da Silva Dias

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Prof. Dr. José Luiz Magalhães de Freitas

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Profa. Dra. Helenara Regina Sampaio

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Profa. Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

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Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa

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Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo

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Prof. Dra. Samira Fayez Kfouri

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Colaboradores

Prof. Dra. Aparecida Rodrigues Silva Duarte

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Prof. Dra. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida

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Contatos

O atendimento presencial será realizado na segunda, quarta e sexta-feira, das 10h às 16h, com intervalo das 13h às 14h

    Agendamentos através do e-mail do Controle Acadêmico

Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Controle Acadêmico

 

Centro Universitário Anhanguera de São Paulo (UNIAN)
Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 3305, Jardim Iris, Pirituba –SP
CEP: 05145-200

Publicações do Programa