Mestrado em

Ensino de Ciências e Saúde

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Saúde se propõe a produzir conhecimento na área e investiga as construções e práticas docentes em espaços formais e não formais de ensino, analisando os processos pedagógicos e formativos relativos ao ensino e à aprendizagem em Ciências e Saúde, de modo contínuo e crítico. Relaciona saberes científicos, tecnológicos, educacionais e escolares, relativos à área, de modo a promover pesquisas e produtos educacionais destinados ao ensino em diferentes espaços.

Objetivos do Programa

O Programa objetiva desenvolver estudos e pesquisas, em espaços formais e não-formais de ensino, que envolvam a análise de práticas e estratégias pedagógicas, o uso de recursos tecnológicos e técnicas para diagnósticos, planejamentos, desenvolvimento e avaliação. Objetiva também articular uma formação nas dimensões de investigação e práticas, por meio de tecnologias digitais no diálogo com estudos sobre o Ensino de Ciências e Saúde.

Público alvo

Esse Programa é voltado a profissionais graduados em nível superior e que atuam como professores, educadores ou profissionais do Ensino ou dos serviços de Saúde, Ciência e Tecnologia, tais como, os graduados em Ciências, Física, Matemática, Química, Biologia, Pedagogia, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia. Visa a atuação dos futuros mestres em espaços formais de ensino (universidade e escolas) ou em espaços não-formais (comunidades e organizações) na área das Ciências e da Saúde, atribuindo o título de Mestre a todos que cumprirem os créditos e as exigências didático-científicas do curso.

Áreas de concentração

Linhas de Pesquisa

Ensino e aprendizagem em Saúde e Ciências da Natureza: Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de fatos, conceitos e procedimentos relativos à área das Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e da Saúde, em diferentes etapas da Educação Básica e do Ensino Superior, visando o desenvolvimento do letramento científico. Nas investigações são consideradas as tendências contemporâneas do Ensino de Ciências e Saúde, do uso das Tecnologias Digitais e de diferentes referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da área em questão. Essa linha tem por finalidade estudar os processos de formação – inicial ou continuada – de professores que ensinam Ciências da Natureza e Saúde, incluindo os currículos desses processos, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem e levando em conta tendências contemporâneas da formação de docentes. O uso das novas tecnologias é um dos aspectos fundamentais para os estudos sobre os processos formativos.

Ciência, Saúde e Ambiente: Essa linha de pesquisa visa contemplar estudos sobre o ensino de Ciências e Saúde prioritariamente em ambientes não formais. Tem como pressuposto que a situação de saúde é um fenômeno coletivo complexo, que têm dimensões diversas (sociais, ambientais, físicas e biológicas) e precisam ser interpretadas nos estudos sobre saúde humana. Assim, as questões da qualidade de vida, do ambiente e da sustentabilidade devem ter como foco o estudo das tecnologias associadas à preservação e utilização da natureza, ao desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Desse modo, essa linha de pesquisa visa desenvolver estudos sobre a formação e/ou práticas de profissionais da saúde que promovem o ensino sobre saúde-doença-prevenção, especialmente em diferentes territórios e espaços não formais (comunidades, centros de saúde, organizações não governamentais), pela articulação do conhecimento específico da área da saúde, conhecimentos pedagógicos e conhecimento da população atendida para promover abordagens adequadas. Esses profissionais possibilitam por meio do ensino interdisciplinar, a produção de avanços nas práticas da saúde, sobretudo em relação às doenças endêmicas e epidêmicas. Trata-se, portanto, de uma linha de pesquisa que visa ampliar o olhar dos profissionais sobre a complexidade do fenômeno saúde-doença-cuidado, proporcionando um diálogo com as principais abordagens contemporâneas em Saúde Pública.

Disciplinas

MESTRADO

Disciplinas Obrigatórias

  • Metodologia de Pesquisa
  • Tendências em Ensino de Ciências da Natureza
  • Teorias e Práticas Interdisciplinares em Ciências e Saúde

Disciplinas optativas

  • Atividades de Pesquisa
  • Ciências no Ensino Fundamental
  • Corpo, Saúde e Movimento
  • Desenvolvimento Curricular em Ciências e Saúde
  • Doenças da Modernidade e Mecanismos de Prevenção
  • Doenças Infecciosas e seu Impacto Social
  • Educação em Saúde
  • Ensino Investigativo em Ciências e Saúde
  • Estatística para Pesquisa em Ensino de Ciências e Saúde
  • Ética na Pesquisa em Ciências e Saúde
  • Fitoterapia e Saúde
  • Formação Docente e Desenvolvimento Profissional
  • Modelos, Estratégias e Práticas para a Promoção da Saúde
  • Práticas de Referência no Ensino de Biologia
  • Práticas de Referência no Ensino de Física
  • Práticas de Referência no Ensino de Química
  • Processos Pedagógicos e Científicos Mediados por Tecnologia
  • Teorias Cognitivistas e Interfaces com a Aprendizagem Significativa

Corpo Docente

Profa. Dra. Andréia de Freitas Zômpero

Prof. Dr. Dartagnan Pinto Guedes (Colaborador)

Prof. Dr. Ivair Donizeti Gonçalves

Profa. Dra. Julia Alejandra Pezuk 

Prof. Dr. Márcio Luiz dos Santos (Colaborador)

Profa. Dra. Marlene Alves Dias

Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Prof. Dr. Paulo Henrique Perlatti D’Alpino

Profa. Dra. Regina Mara Silva Pereira

Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo

Profa. Dra. Simone dos Santos Grecco

Profa. Dra. Susana Nogueira Diniz

Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrósio

Contato

Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde

e-mail: nielce.lobo@anhanguera.com

Secretaria de Pós-graduação Stricto Sensu

Fone: (11) 3512-8415 / (11) 3512-8429

e-mail: secretariastrictosensu@anhanguera.com

Documentos

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