PGSS Cogna

Pós-Graduação
Stricto sensu

Mestrado em

Ensino de Ciências e Saúde

São Paulo – SP

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Saúde se propõe a produzir conhecimento na área e investiga as construções e práticas docentes em espaços formais e não formais de ensino, analisando os processos pedagógicos e formativos relativos ao ensino e à aprendizagem em Ciências e Saúde, de modo contínuo e crítico. Relaciona saberes científicos, tecnológicos, educacionais e escolares, relativos à área, de modo a promover pesquisas e produtos educacionais destinados ao ensino em diferentes espaços.

Objetivos do Programa

O Programa objetiva desenvolver estudos e pesquisas, em espaços formais e não-formais de ensino, que envolvam a análise de práticas e estratégias pedagógicas, o uso de recursos tecnológicos e técnicas para diagnósticos, planejamentos, desenvolvimento e avaliação. Objetiva também articular uma formação nas dimensões de investigação e práticas, por meio de tecnologias digitais no diálogo com estudos sobre o Ensino de Ciências e Saúde.

Público-Alvo

Esse Programa é voltado a profissionais graduados em nível superior e que atuam como professores, educadores ou profissionais do Ensino ou dos serviços de Saúde, Ciência e Tecnologia, tais como, os graduados em Ciências, Física, Matemática, Química, Biologia, Pedagogia, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia. Visa a atuação dos futuros mestres em espaços formais de ensino (universidade e escolas) ou em espaços não-formais (comunidades e organizações) na área das Ciências e da Saúde, atribuindo o título de Mestre a todos que cumprirem os créditos e as exigências didático-científicas do curso.

Áreas de Concentração

Ensino de Ciências e Saúde

 
Linhas de Pesquisa:
  • Ensino e aprendizagem em Saúde e Ciências da Natureza: Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de fatos, conceitos e procedimentos relativos à área das Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e da Saúde, em diferentes etapas da Educação Básica e do Ensino Superior, visando o desenvolvimento do letramento científico. Nas investigações são consideradas as tendências contemporâneas do Ensino de Ciências e Saúde, do uso das Tecnologias Digitais e de diferentes referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da área em questão. Essa linha tem por finalidade estudar os processos de formação – inicial ou continuada – de professores que ensinam Ciências da Natureza e Saúde, incluindo os currículos desses processos, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem e levando em conta tendências contemporâneas da formação de docentes. O uso das novas tecnologias é um dos aspectos fundamentais para os estudos sobre os processos formativos.

 

  • Ciência, Saúde e Ambiente: Essa linha de pesquisa visa contemplar estudos sobre o ensino de Ciências e Saúde prioritariamente em ambientes não formais. Tem como pressuposto que a situação de saúde é um fenômeno coletivo complexo, que têm dimensões diversas (sociais, ambientais, físicas e biológicas) e precisam ser interpretadas nos estudos sobre saúde humana. Assim, as questões da qualidade de vida, do ambiente e da sustentabilidade devem ter como foco o estudo das tecnologias associadas à preservação e utilização da natureza, ao desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Desse modo, essa linha de pesquisa visa desenvolver estudos sobre a formação e/ou práticas de profissionais da saúde que promovem o ensino sobre saúde-doença-prevenção, especialmente em diferentes territórios e espaços não formais (comunidades, centros de saúde, organizações não governamentais), pela articulação do conhecimento específico da área da saúde, conhecimentos pedagógicos e conhecimento da população atendida para promover abordagens adequadas. Esses profissionais possibilitam por meio do ensino interdisciplinar, a produção de avanços nas práticas da saúde, sobretudo em relação às doenças endêmicas e epidêmicas. Trata-se, portanto, de uma linha de pesquisa que visa ampliar o olhar dos profissionais sobre a complexidade do fenômeno saúde-doença-cuidado, proporcionando um diálogo com as principais abordagens contemporâneas em Saúde Pública.

Disciplinas

Mestrado

  • I) Abordagens de Pesquisa em Ensino;
  • II) Teorias e Práticas Interdisciplinares em Ciências e Saúde;
  • III) Educação em Ciências e Saúde
Grupo I – Disciplinas eletivas transversais às duas linhas de pesquisa
  • Atividades de Pesquisa;
  • Educação Inclusiva e suas tecnologias;
  • Estratégias para EAD e Ensino Híbrido;
  • Letramentos e a transição para o Ensino Superior;
  • Processos Pedagógicos e Científicos Mediados por Tecnologia;
  • Tendências do Ensino de Ciências da Natureza;
  • Teorias de aprendizagem;
  • Teorias do Conhecimento
  Grupo II – Disciplinas eletivas relacionadas à linha de pesquisa 1
  • Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento;
  • Desenvolvimento Curricular;
  • Formação de professores e Desenvolvimento Profissional;
  • Formação docente e práticas pedagógicas;
  • Práticas de referência no ensino de Ciências da Natureza
  Grupo III – Disciplinas eletivas relacionadas à linha de pesquisa 2
  • Corpo, Saúde e Movimento
  • Modelos, Estratégias e Práticas para a Promoção da Saúde
  • Educação Ambiental e Ensino

Corpo Docente

Profa. Dra. Bernadete Lema Mazzafera

Lattes

Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo

Lattes   E-mail

Prof. Dra. Julia Alejandra Pezuk

Lattes   E-mail

Prof. Dr. Sergio Marques Borghi

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Luciana Paes de Andrade

Lattes

Prof. Dra. Susana Nogueira Diniz

Lattes   E-mail

Prof. Dr. Márcio Luiz dos Santos

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Maria Elisabette B. Brito Prado

Lattes

Contatos

O atendimento presencial será realizado na segunda, quarta e sexta-feira, das 10h às 16h, com intervalo das 13h às 14h

    Agendamentos através do e-mail do Controle Acadêmico

Profa. Dra. Maria Elisabette B. Brito Prado

Coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde

Controle Acadêmico

Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – UNIAN
Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 3305, Jardim Iris, Pirituba –SP
CEP: 05145-200

Publicações do Programa