Mestrado em
Ensino de Ciências e Saúde
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Saúde se propõe a produzir conhecimento na área e investiga as construções e práticas docentes em espaços formais e não formais de ensino, analisando os processos pedagógicos e formativos relativos ao ensino e à aprendizagem em Ciências e Saúde, de modo contínuo e crítico. Relaciona saberes científicos, tecnológicos, educacionais e escolares, relativos à área, de modo a promover pesquisas e produtos educacionais destinados ao ensino em diferentes espaços.
Objetivos do Programa
O Programa objetiva desenvolver estudos e pesquisas, em espaços formais e não-formais de ensino, que envolvam a análise de práticas e estratégias pedagógicas, o uso de recursos tecnológicos e técnicas para diagnósticos, planejamentos, desenvolvimento e avaliação. Objetiva também articular uma formação nas dimensões de investigação e práticas, por meio de tecnologias digitais no diálogo com estudos sobre o Ensino de Ciências e Saúde.
Público alvo
Esse Programa é voltado a profissionais graduados em nível superior e que atuam como professores, educadores ou profissionais do Ensino ou dos serviços de Saúde, Ciência e Tecnologia, tais como, os graduados em Ciências, Física, Matemática, Química, Biologia, Pedagogia, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia. Visa a atuação dos futuros mestres em espaços formais de ensino (universidade e escolas) ou em espaços não-formais (comunidades e organizações) na área das Ciências e da Saúde, atribuindo o título de Mestre a todos que cumprirem os créditos e as exigências didático-científicas do curso.
Áreas de concentração
Linhas de Pesquisa
Ensino e aprendizagem em Saúde e Ciências da Natureza: Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de fatos, conceitos e procedimentos relativos à área das Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e da Saúde, em diferentes etapas da Educação Básica e do Ensino Superior, visando o desenvolvimento do letramento científico. Nas investigações são consideradas as tendências contemporâneas do Ensino de Ciências e Saúde, do uso das Tecnologias Digitais e de diferentes referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da área em questão. Essa linha tem por finalidade estudar os processos de formação – inicial ou continuada – de professores que ensinam Ciências da Natureza e Saúde, incluindo os currículos desses processos, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem e levando em conta tendências contemporâneas da formação de docentes. O uso das novas tecnologias é um dos aspectos fundamentais para os estudos sobre os processos formativos.
Ciência, Saúde e Ambiente: Essa linha de pesquisa visa contemplar estudos sobre o ensino de Ciências e Saúde prioritariamente em ambientes não formais. Tem como pressuposto que a situação de saúde é um fenômeno coletivo complexo, que têm dimensões diversas (sociais, ambientais, físicas e biológicas) e precisam ser interpretadas nos estudos sobre saúde humana. Assim, as questões da qualidade de vida, do ambiente e da sustentabilidade devem ter como foco o estudo das tecnologias associadas à preservação e utilização da natureza, ao desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Desse modo, essa linha de pesquisa visa desenvolver estudos sobre a formação e/ou práticas de profissionais da saúde que promovem o ensino sobre saúde-doença-prevenção, especialmente em diferentes territórios e espaços não formais (comunidades, centros de saúde, organizações não governamentais), pela articulação do conhecimento específico da área da saúde, conhecimentos pedagógicos e conhecimento da população atendida para promover abordagens adequadas. Esses profissionais possibilitam por meio do ensino interdisciplinar, a produção de avanços nas práticas da saúde, sobretudo em relação às doenças endêmicas e epidêmicas. Trata-se, portanto, de uma linha de pesquisa que visa ampliar o olhar dos profissionais sobre a complexidade do fenômeno saúde-doença-cuidado, proporcionando um diálogo com as principais abordagens contemporâneas em Saúde Pública.
Disciplinas
MESTRADO
Disciplinas Obrigatórias
- Metodologia de Pesquisa
- Tendências em Ensino de Ciências da Natureza
- Teorias e Práticas Interdisciplinares em Ciências e Saúde
Disciplinas optativas
- Atividades de Pesquisa
- Ciências no Ensino Fundamental
- Corpo, Saúde e Movimento
- Desenvolvimento Curricular em Ciências e Saúde
- Doenças da Modernidade e Mecanismos de Prevenção
- Doenças Infecciosas e seu Impacto Social
- Educação em Saúde
- Ensino Investigativo em Ciências e Saúde
- Estatística para Pesquisa em Ensino de Ciências e Saúde
- Ética na Pesquisa em Ciências e Saúde
- Fitoterapia e Saúde
- Formação Docente e Desenvolvimento Profissional
- Modelos, Estratégias e Práticas para a Promoção da Saúde
- Práticas de Referência no Ensino de Biologia
- Práticas de Referência no Ensino de Física
- Práticas de Referência no Ensino de Química
- Processos Pedagógicos e Científicos Mediados por Tecnologia
- Teorias Cognitivistas e Interfaces com a Aprendizagem Significativa
Corpo Docente








Contato
Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa
Coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde
e-mail: nielce.lobo@anhanguera.com
Secretaria de Pós-graduação Stricto Sensu
Fone: (11) 3512-8415 / (11) 3512-8429