Mestrado em

Ensino

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Associação Ampla entre a Universidade de Cuiabá-UNIC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso- IFMT, tem por finalidade um trabalho interdisciplinar que agregue as diversas áreas do conhecimento, a fim de atender essa demanda específica e responder às expectativas dos candidatos das diversas áreas de formação (bacharelado, licenciatura, e tecnólogos) com interesse em investigar ensino nas suas respectivas áreas de conhecimento.

Público-alvo

O Mestrado Acadêmico em Ensino tem foco nas Licenciaturas, Bacharelados e Tecnólogos com objetivo de capacitar docentes e pesquisadores numa perspectiva orientada para análise dos problemas educacionais e implantação de propostas que visem a qualidade do ensino, por meio da problematização e da análise de questões relacionadas à prática pedagógica, às tecnologias educacionais e aos saberes envolvidos no processo educativo.

Publicações do Programa

acessar repositório

Eventos do programa

I Seminário Internacional de Experiências Formativas Inovadoras do Observatório da Profissão Docente no Mercosul

Inscrições até: 10/06/2019
Data do Evento: 17 a 22/06/2019
Local: Auditório do Centro Universitário Unic
Mais informações acesse o site do Evento.

Áreas de concentração

Ensino, Currículo e Saberes Docentes

A área desenvolverá estudos referentes às relações entre ensino, currículo e saberes docentes que são construídas a partir das experiências cotidianas que refletem na maneira como os professores ensinam e norteiam as práticas pedagógicas.

Linhas de Pesquisa

Linha 1 – Ensino de Linguagens e seus códigos

Esta Linha de Pesquisa visa abranger projetos que tratem das construções de saberes a partir da própria atuação dos sujeitos em práticas sociais, tendo como foco as mediações de linguagem, na produção de sentido e da vinculação social, na contemporaneidade. Formação de professores para as práticas didático-pedagógicas voltadas para o ensino das linguagens e seus códigos. Nesta perspectiva serão especialmente estudados os aspectos de transmissão, recepção e processos cognitivos que tangenciam o campo da linguagem, na reinvenção dos processos de construção dos rituais de vinculação social e autopoieses.

Linha 2- Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar

Tem o objetivo de desenvolver estudos na perspectiva teórico-metodológica com base nos pressupostos educacionais vinculados ao ensino e a aprendizagem, propondo ainda investigar os currículos e respectivas práticas. Os estudos desenvolvidos nesta linha compreendem também formas de elaboração e aplicação de propostas educativas envolvendo espaços formais e/ou não formais. A ênfase está no direcionamento de ações estratégicas para o aprimoramento da ação docente nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

Linha 3 – Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias

A linha de pesquisa caracteriza-se por estudos e pesquisas sobre o ensino de Ciências e Matemática destacando os pontos de vista epistemológico, didático e histórico-cultural. Investiga-se a história do ensino de Ciências e da Matemática; os fundamentos do processo de construção dos saberes escolares discentes ou docentes no ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; o currículo, seus componentes curriculares e as formas de avaliação no ensino de Ciências e Matemática; a formação inicial e continuada de professores para o ensino de Ciências e Matemática e suas interrelações com a Educação Básica; os Processos de ensino e de aprendizagem, no âmbito do ensino formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino; Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e suas implicações para o ensino de Ciências e Matemática.

Disciplinas

MESTRADO

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS GERAIS

  • Abordagens de Pesquisa em Ensino (3 créditos)
  • Atividades Programadas (10 créditos)
  • Epistemologia: Teorias do Conhecimento (3 créditos)
  • Seminário de Pesquisa I (3 créditos)
  • Seminário de Pesquisa II (3 créditos)

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS POR LINHAS DE PESQUISA

Linha de Pesquisa 1 – Ensino de Linguagens e seus códigos

  • Enfoques Teóricos e Práticas do Ensino de Linguagens (3 créditos)
  • Tendências e Abordagens de Pesquisa em Linguagens (3 créditos)

Linha de pesquisa 2 – Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar

  • Formação de Professores e Saberes para Docência (3 créditos)
  • Tendências Educacionais e Pensamento Pedagógico (3 créditos)

Linha de Pesquisa 3 – Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias

  • Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática (3 créditos)
  • Tendências e Abordagens de Pesquisa em Ciências e Matemática (3 créditos)

DISCIPLINAS ELETIVAS

  • Adaptações Curriculares – Saberes e Práticas Inclusivas (3 créditos)
  • Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (3 créditos)
  • Cultura Escolar e Saberes Docentes (3 créditos)
  • Cultura Popular e Ensino de Linguagem (3 créditos)
  • Currículo, Planejamento e Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem (3 créditos)
  • Educação Ambiental e Ensino (3 créditos)
  • Educação Matemática: O Currículo da Educação Básica e os Processos de Ensino e Aprendizagem (3 créditos)
  • Ensino a Distância (3 créditos)
  • Ensino de Leitura e Produção de Texto (3 créditos)
  • Ensino em Ciências Naturais (3 créditos)
  • Ensino, Sociedade e Diversidades (3 créditos)
  • Escola, Memória e Narrativas (3 créditos)
  • Estratégias para o Ensino de Química e meio Ambiente (3 créditos)
  • Formação Didática e Trabalho Docente (3 créditos)
  • Identidades e Representações em Diferentes Linguagens (3 créditos)
  • Linguagem e Educação (3 créditos)
  • Perspectivas Históricas do Ensino de Matemática no Brasil (3 créditos)
  • Poéticas e Estéticas Contemporâneas Aplicadas ao Ensino (3 créditos)
  • Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aplicadas ao Ensino de Linguagem (3 créditos)

Corpo Docente

DOCENTES UNIC

Profa. Dra. Cilene Maria Lima Antunes Maciel (Linha de Pesquisa 2)

Prof. Dra. Cleonice Terezinha Fernandes (Linha de Pesquisa 2)

Prof. Dr. Degmar Francisco dos Anjos (Linha de Pesquisa 1)

Profa. Dra. Edenar Souza Monteiro (Linha de Pesquisa 2)

Prof. Dr. José Serafim Bertoloto (Linha de Pesquisa 1)

Profa. Dra. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida (Linha de Pesquisa 3)

Profa. Dra. Lucy Ferreira Azevedo (Linha de Pesquisa 1)

Prof. Dr. Rosemar Eurico Coenga (Linha de Pesquisa 1)

DOCENTES IFMT

Profa. Dra. Claudia Lucia Landgraf Pereira Valerio da Silva (Linha de Pesquisa 1)

Profa. Dra. Edione Teixeira de Carvalho (Linha de Pesquisa 2)

Prof. Dr. Epaminondas de Matos Magalhães (Linha de Pesquisa 1)

Prof. Dr. Geison Jader Mello (Linha de Pesquisa 3)

Prof. Dr. Jeferson Gomes Moriel Junior (Linha de Pesquisa 3)

Prof. Dr. Leandro Carbo (Linha de Pesquisa 3)

Profa. Dra. Raquel Martins Fernandes Mota (Linha de Pesquisa 3)

Prof. Dr. Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra (Linha de Pesquisa 3)

COLABORADOR

Profa. Dra. Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini

Contato

Profa. Dra. Cilene Maria Lima Antunes Maciel 

Coordenadora do Mestrado em Ensino – UNIC

Fone: (65) 3363-1271

e-mail: cilene.maciel@kroton.com.br

Prof. Dr. Epaminondas de Matos Magalhães 

Coordenador do Mestrado em Ensino – IFMT

Fone: (65) 3616-4100

e-mail: epaminondas.magalhaes@plc.ifmt.edu.br

Prof. José Cláudio Perecin

Pró-Reitoria Acadêmica

e-mail: josec@kroton.com.br

Lucélia de Oliveira Santos

Secretaria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu

e-mail: lucelia.santos@kroton.com.br

Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu

Fone: (65) 3363-1271

e-mail: strictosensu.unic@kroton.com.br

Documentos

Clique abaixo para solicitar documentos.
SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS
Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google