Stricto sensu
Mestrado e Doutorado em
Biotecnologia e Inovação em Saúde
São Paulo – SP
Atendimento presencial na Unidade somente de terça e quinta-feira das 8h30 às 16h com intervalo das 13h às 14h.
Nos demais dias/horários, o atendimento será realizado somente online pelo e-mail: secretariastrictosensu@anhanguera.com
*Devido à antecipação dos feriados, de 21 a 23/04 a Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu não fará atendimento.
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Inovação em Saúde apresenta uma estrutura coordenada para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos inovadores na área da saúde, propiciando a formação de docentes e pesquisadores capacitados a atender as novas demandas tecnológicas do nosso país. Seguindo o recomendado pela Política de Desenvolvimento da Biotecnologia Brasileira, que busca promover políticas públicas consistentes e de longo prazo para tornar possível o aproveitamento das oportunidades e potencialidades do Brasil no campo da biotecnologia, os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Biotecnologia e Inovação em Saúde vem oferecer propostas de qualidade científica e formativa que se apresentam como uma aproximação do conhecimento acadêmico com o setor produtivo na área de Biotecnologia do Brasil, necessidade estratégica para o futuro do País. Os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado foram aprovados pela CAPES em maio de 2012, ambos com nota 4. O programa teve seu início com edital e processo seletivo classificando em setembro de 2012 os candidatos ao doutorado e mestrado acadêmico.
Estrutura
O programa de Biotecnologia e Inovação em Saúde apresenta uma estrutura coordenada para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos inovadores na área de saúde, mostrando um equilíbrio entre a quantidade de docentes que sustentam as linhas de pesquisa inter-relacionadas, a distribuição de projetos desenvolvidos e a participação nas disciplinas oferecidas.
Objetivos
São objetivos do Programa de Biotecnologia e Inovação em Saúde preparar alunos para pesquisa, docência e atividade científico-tecnológica de inovação com ênfase na interdisciplinaridade representada de forma a integrar as áreas tecnológicas com as de saúde. Os futuros profissionais, capacitados e qualificados para atuar no mercado profissional, atuarão principalmente em centros de pesquisa, instituições de nível superior, no setor industrial, no Sistema Único de Saúde. Esta proposta fundamenta-se na necessidade de suprir uma área prioritária de suprir profissionais voltados para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos. Além disso, devido à importância da formação especializada do pós-graduando em biotecnologia, oriundo da característica diferenciada e multidisciplinar do grupo de docentes que compõem o programa, estimulam a criação e transferência de tecnologia, de forma continuada, tendo como foco a incorporação de novos produtos pelo setor produtivo. Neste contexto, a universidade ocupa seu espaço como elemento de vanguarda na inovação tecnológica, com inserção nas economias regional e nacional, pela capacidade de desenvolver ensino e transferir os resultados das pesquisas de elevado padrão científico e tecnológico. Deve-se ressaltar, portanto, que a proposta deste programa é fortalecer a importância do desenvolvimento de pesquisa integrada para a formação de recursos humanos na área de biotecnologia. O perfil do profissional a ser formado são mestres e doutores dotados de espírito crítico e reflexão ética e científica que contribuam não somente para o conhecimento (que é linear e disciplinar), mas também para inovação (que é emergente e transdisciplinar).
Público-Alvo
Profissionais das áreas de Biotecnologia, Biomedicina, Biologia, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Químicas e áreas afins, submetido à aprovação do colegiado do programa.
Aulas
Aulas presenciais em Pirituba – São Paulo.
Noticias do Programa

FERIDAS HERIDAS Simpósio de Prevenção e Tratamento de Feridas em tempos de crise
A Prof. Alejandra H. Gonzalez (Unian/Unopar) e a Prof. Julia Pezuk (Unian) participarão como palestrantes do FERIDAS . HERIDAS Simpósio de Prevenção e Tratamento de Feridas em tempos de crise, que acontecerá de 7 a 10 de dezembro de 2020, totalmente online.

Webinar: Novas estratégias no enfrentamento da COVID 19
Participe do Webinar “Novas estratégias no enfrentamento da COVID 19”, que acontecerá dia no 26/09 e será totalmente online.
O evento é organizado pelos programas de pós-graduação em Farmácia e em Biotecnologia e Inovação em Saúde da UNIAN/SP.
Áreas de Concentração
A área de concentração Biotecnologia e Inovação em Saúde caracteriza-se pela condução de estudos e pesquisas que visam o atendimento às necessidades de áreas correlatas situadas na interface universidade/indústria/ saúde, atendendo a demandas prioritárias do país na área biotecnológica. Esta interface baseia-se no conceito atual de ciência convergente, caracterizada pela junção de várias vertentes do conhecimento que constroem seu universo cognitivo e alicerçam suas bases fundamentais na interdisciplinaridade de conhecimentos importante para a aplicabilidade dos resultados. Neste contexto, a área de concentração Biotecnologia e Inovação em Saúde reflete a crescente necessidade dos futuros profissionais em desenvolver novas tecnologias utilizando conhecimentos adquiridos em áreas clássicas como bioquímica, farmacologia, biologia molecular, físico-química, odontologia, fitoterapia e bioinformática, na direção da obtenção de métodos e produtos biotecnológicos inovadores e na caracterização de seus mecanismos de ação. O estudo da biocompatibilidade, biomecânica, bioquímica e aplicação pré-clinica e clínica dos insumos bioativos irão convergir para sustentar a escolha da área biotecnológica. Os projetos de pesquisas representados por esta área de concentração têm por objetivos a síntese, o isolamento e o desenvolvimento de insumos bioativos, a investigação de suas propriedades, as interações com os tecidos e ambientes orgânicos, os estudos de modulação de expressão gênica em abordagens genômicas, proteômicas, epigeneticas e avaliação pré-clinica e clínica dos mesmos, e também a validação e certificação de protocolos de pesquisa experimental, fundamentais para apoio ao desenvolvimento de novos insumos bioativos.
Linhas de pesquisa
Linha 1: BIOTECNOLOGIA APLICADA À MATERIAIS BIOATIVOS, FORMULAÇÕES E PROCESSOS EM SAÚDE
Desenvolver metodologias sintéticas (orgânicas e inorgânicas) para obtenção de novos compostos bioativos; identificar e quantificar insumos bioativos de origem natural; aplicar novas tecnologias para o desenvolvimento de dispositivos, síntese e formulações de materiais funcionais; gestão aplicada à Biotecnologia.
Linha 2: BIOTECNOLOGIA APLICADA AOS ESTUDOS CELULARES, MOLECULARES E EPIDEMIOLÓGICOS
Os estudos vinculados a esta linha de pesquisa dão ênfase a assuntos estratégicos na política de Biotecnologia atual, como a tecnologia do DNA recombinante, imunologia, microRNAs e expressão gênica, estudos envolvendo microbiomas, autofagia e fotobiologia. Além de atualizações sobre aplicação de processos biotecnológicos visando estratégias de combate de bactérias multirresistentes, resistência terapêutica oncológica, interação de bioprodutos em cultura de células e tecidos, tecnologias ômicas, marcadores biológicos celulares e moleculares e gestão e solução de problemas em produtos acabados e processos.
Linha 3: BIOTECNOLOGIA APLICADA À SAÚDE
Os estudos relativos à esta linha de pesquisa contemplam sistemas biológicos complexos cuja interação multidisciplinar contribui para a avaliação e aplicação na área de tecnologia em saúde. Esta linha de pesquisa tem por objetivo a avaliação clínica de insumos, produtos, bioprocessos e compostos bioativos, englobando a aplicação de métodos, processos e produtos de intervenção de bases biotecnológicas voltados à prevenção, diagnóstico, tratamento, monitoramento e aprimoramento na área de saúde e gestão do desenvolvimento na promoção do bem-estar. São realizados estudos observacionais, intervencionais e de meta-análise com o objetivo de integrar conhecimento, verificar segurança, eficiência e eficácia dos produtos biotecnológicos na clínica.
Disciplinas
Mestrado e Doutorado
Disciplinas Obrigatórias
- Metodologia de Pesquisa, Bioética e Biossegurança
- Biologia Celular e Molecular
- Gestão e empreendedorismo (Obrigatória somente para Doutorado)
Disciplinas Optativas Gerais
- Metodologia de Ensino e Estagio de Docência
- Bioestatística
- Propriedade Intelectual e Patentes
- Políticas Públicas em Saúde
- Tópicos Especiais em Biotecnologia
Disciplinas Específicas Relativas às Linhas de Pesquisa
- Desenvolvimento de produtos biotecnológicos; Métodos Analíticos aplicados à Biotecnologia; Nanotecnologia
- Seminários Avançados em Biotecnologia; Engenharia tecidual e Biocompatibilidade; Mecanismos moleculares de patogenicidade; Modelos de avaliação biológica
- Fundamentos da Pesquisa clínica; Avaliação pré-clínica de produtos biotecnológicos; Pesquisa clínica aplicada
Corpo Docente
A Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN não possui autorização do Ministério da Educação e não realiza procedimento de validação ou reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil. As Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, que estão habilitadas a reconhecer diplomas emitidos no exterior, podem ser consultadas na plataforma Carolina Bori, através do site: http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/adesao/consulta.
Contatos
Atendimento presencial na Unidade somente de terça e quinta-feira das 8h30 às 16h com intervalo das 13h às 14h.
Nos demais dias/horários, o atendimento será realizado somente online pelo e-mail: secretariastrictosensu@anhanguera.com.
Prof. Dr. Márcio Luiz dos Santos
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotenologia e Inovação em Saúde
E-mail: marcio.l.santos@anhanguera.com
Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu
Fone: (11) 3512-8415