Stricto sensu

Mestrado e Doutorado em

Educação Matemática

São Paulo – SP

Atendimento presencial na Unidade somente de terça e quinta-feira das 8h30 às 16h com intervalo das 13h às 14h.

Nos demais dias/horários, o atendimento será realizado somente online pelo e-mail: secretariastrictosensu@anhanguera.com

*Devido à antecipação dos feriados, de 21 a 23/04 a Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu não fará atendimento.

Processo Seletivo

Programa de Doutorado Sanduíche no exterior (PDSE) – 2021

Inscrições
Inscrições

até 05/03/2021

Ícone de usuário com um check na lateral inferior direita
Seleção

06 a 08/03/2021

Ícone de um jornal
Divulgação do Resultado Preliminar da Seleção

09/03/2021

Recursos
Prazo para Apresentação de Recursos

09/03/2021 a 11/03/2021

Ícone de um documento
Publicação do Edital com o Resultado da Seleção

12/03/2021

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – Mestrado e Doutorado Acadêmico – caracteriza-se pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a função da Matemática na Educação, enfatizando os pontos de vista epistemológico, cognitivo, didático e histórico-cultural. As atividades de pesquisa do Programa têm por objetivo a produção de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de saberes científicos e educacionais, considerando o contexto e as dimensões histórica, política e social, bem como as tecnologias disponíveis. As primeiras turmas de Mestrado Acadêmico e de Doutorado tiveram suas atividades iniciadas em 2008 e o número de egressos até 2017 foram: 212 mestres e 121 doutores. O Doutorado deste Programa tem abrangência nacional envolvendo alunos de todas as regiões do país.

Teses Concluídas até 2017 – Regiões de origem dos egressos: Norte (14), Nordeste (20), Centro-Oeste (8), Sudeste (75) e Sul (1).

Público Alvo

Professores que ensinam matemática em todos os níveis de ensino e educadores, licenciados ou bacharéis em áreas afins, desde que aprovados pela Comissão Coordenadora do Programa.

Aulas

Aulas presenciais em Pirituba – São Paulo.

Notícias do Programa

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Áreas de Concentração

A área de concentração Educação Matemática investiga conhecimentos, saberes e práticas docentes, analisando, de modo crítico, processos pedagógicos e formativos. Relaciona saberes científicos, tecnológicos, educacionais e escolares referentes à Matemática, de modo a produzir pesquisas, possibilidades metodológicas e produtos educacionais destinados ao ensino e à aprendizagem de conceitos e procedimentos dessa área do conhecimento, relativos às diferentes etapas da Educação Básica e Ensino Superior, favorecendo a inclusão social de todos os estudantes. Visa, portanto, ampliar e aprofundar a base de conhecimentos dos pós-graduandos para a pesquisa e para o ensino de Matemática.

 

Linhas de Pesquisa

Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas Inovações: Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos matemáticos em diferentes níveis de ensino. Nas investigações, são consideradas as tendências contemporâneas da Educação Matemática, tecnologias digitais e referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Matemática.

Formação de professores, Currículo e História: Essa linha tem por objetivo estudar os processos de formação de professores que ensinam matemática, incluindo os currículos desses processos, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem, levando em conta tendências contemporâneas da formação de docentes tanto na modalidade presencial como a distância, e suas implicações na área de Educação Matemática. O uso das novas tecnologias é um dos aspectos fundamentais para os estudos sobre os processos formativos. Visa também a produção de conhecimento sobre história da matemática escolar no Brasil e sua articulação com a formação de professores. Essa produção é orientada por diversas questões de fundo como: Por que ensinamos o que ensinamos em matemática? Por que determinados saberes matemáticos são valorizados para o ensino em detrimento de outros? Além disso, esta linha promove estudos interdisciplinares e interculturais, examinando a evolução histórica das ideias matemáticas e da sua filosofia, bem como os fatores socioculturais e ambientais influenciando a Educação Matemática.

Educação Matemática Inclusiva e suas tecnologias: A força motriz desta linha de pesquisa é a busca de caminhos para a promoção de uma cultura educacional que respeite a diversidade de aprendizes presente no contexto escolar. As investigações focam questões teóricas, metodológicas, pedagógicas e cognitivas que ofereçam apoio às práticas matemáticas de aprendizes com necessidades educacionais especiais. A consciência de uma sociedade inclusiva tem conduzido os estudos por uma via de mão dupla. Por um lado, visa-se contribuir com a estruturação de uma didática para o ensino de Matemática que favoreça uma compreensão profunda dos processos de aprendizagem; por outro, procura-se oferecer, aos professores de Matemática, ferramentas didático-pedagógicas para acolher, em suas salas de aulas, todos os alunos.

Disciplinas

Mestrado

Doutorado

Disciplinas Obrigatórias
  • Metodologia de Pesquisa I;
  • Aspectos Filosóficos e Históricos da Educação Matemática

 

Disciplinas de Conhecimento Matemático: É obrigatório cursar pelo menos duas disciplina deste bloco, a serem escolhidas dentre as que seguem
  • Tópicos Fundamentais da Álgebra Linear
  • Tópicos Fundamentais da Álgebra
  • Tópicos Fundamentais de Análise
  • Tópicos Fundamentais de Aritmética
  • Tópicos Fundamentais de Geometria
  • Tópicos Fundamentais de Probabilidade e Estatística
Disciplinas Optativas
  • Atividade de Pesquisa;
  • Avaliação em Educação Matemática
  • Educação a Distância: Fundamentos e Prática
  • Estatística para Pesquisa em Educação Matemática
  • Tendências em Educação Matemática
  • Teorias da Aprendizagem

 

Disciplinas Relativas a Linha de Pesquisa
  • Conhecimento para Docência na educação Básica
  • Desenvolvimento Curricular de Matemática
  • Didática da Álgebra
  • Didática da Geometria
  • Didática do Cálculo
  • Educação Matemática e Inclusão
  • Formação e desenvolvimento profissional do professor de Matemática
  • Fundamentos de Didática da Matemática
Disciplinas Obrigatórias
  • Metodologia de Pesquisa II
  • Seminário de Pesquisa
Disciplinas de Conhecimento Matemático: É obrigatório cursar pelo menos duas disciplina deste bloco, a serem escolhidas dentre as que seguem
  • Tópicos Fundamentais da Álgebra Linear
  • Tópicos Fundamentais da Álgebra
  • Tópicos Fundamentais de Análise
  • Tópicos Fundamentais de Aritmética
  • Tópicos Fundamentais de Geometria
  • Tópicos Fundamentais de Probabilidade e Estatística

 

Disciplinas Optativas
  • Tópicos de Pesquisa
  • Avaliação em Educação Matemática
  • Educação a Distância: Fundamentos e Prática
  • Estatística para Pesquisa em educação Matemática
  • Tendências em Educação Matemática
  • Teorias de Aprendizagem

 

Disciplinas Relativas a Linha de Pesquisa
  • Conhecimento para Docência na educação Básica
  • Desenvolvimento Curricular de Matemática
  • Didática da Álgebra
  • Didática da Geometria
  • Didática do Cálculo
  • Educação Matemática e Inclusão
  • Formação e desenvolvimento profissional do professor de Matemática
  • Fundamentos de Didática da Matemática

 

Corpo Docente

Profa. Dra. Angélica da Fontoura Garcia Silva

Profa. Dra. Angélica da Fontoura Garcia Silva

Lattes E-Mail angelicafontoura@anhanguera.com

Prof. Dr. Carlos Eduardo Rocha dos Santos

Prof. Dr. Carlos Eduardo Rocha dos Santos

Lattes E-Mail carlos.e.santos@anhanguera.com

Profa. Dra. Helenara Regina Sampaio

Profa. Dra. Helenara Regina Sampaio

Lattes E-Mail helenara@unopar.br

Profa. Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Profa. Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Lattes E-Mail maria_prado@anhanguera.com

Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Lattes E-Mail nielce.lobo@anhanguera.com

Profa. Dr. Ruy César Pietropaolo

Profa. Dr. Ruy César Pietropaolo

Lattes E-Mail ruy.pietropaolo@anhanguera.com

Prof. Dra. Samira Fayez Kfouri

Prof. Dra. Samira Fayez Kfouri

Lattes E-Mail samira.kfouri@unopar.br

A Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN não possui autorização do Ministério da Educação e não realiza procedimento de validação ou reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil. As Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, que estão habilitadas a reconhecer diplomas emitidos no exterior, podem ser consultadas na plataforma Carolina Bori, através do site: http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/adesao/consulta.

Contatos

Atendimento presencial na Unidade somente de terça e quinta-feira das 8h30 às 16h com intervalo das 13h às 14h.

Nos demais dias/horários, o atendimento será realizado somente online pelo e-mail: secretariastrictosensu@anhanguera.com.

Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu

Publicações do Programa