Pós-Graduação
Stricto sensu

Mestrado e Doutorado em

Educação Matemática

São Paulo – SP

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – Mestrado e Doutorado Acadêmicos – caracteriza-se pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre as finalidades da Matemática na Educação, enfatizando os pontos de vista epistemológico, cognitivo, didático e histórico-cultural. As atividades de pesquisa do Programa têm por objetivo a produção de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de saberes científicos e educacionais, considerando o contexto e as dimensões histórica, política e social, bem como as tecnologias disponíveis para ensinar e aprender matemática. Assim, o Programa pretende que o futuro pesquisador aprenda a analisar e investigar a realidade para além das aparências de modo a produzir conhecimento e intervir nas múltiplas relações envolvidas nas diferentes situações educativas.

O programa já desenvolveu 8 Escolas de Altos Estudos com a Capes e 20 doutorandos foram contemplados com bolsas do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE da Capes. As primeiras turmas de Mestrado Acadêmico e de Doutorado tiveram suas atividades iniciadas em 2008 e o número de egressos até 2020 foram 207 mestres e 124 doutores. O Programa tem abrangência nacional, sobretudo o doutorado, envolvendo alunos de todas as regiões do país.

 

Público Alvo

Professores que ensinam matemática em todos os níveis de ensino e educadores, licenciados ou bacharéis em matemática ou em áreas afins (desde que aprovados pela Comissão Coordenadora do Programa).

Aulas

Aulas presenciais em Pirituba – São Paulo.

Áreas de Concentração

A área de concentração do Programa, Educação Matemática, tem por finalidade investigar conhecimentos, saberes e práticas docentes, analisando, de modo crítico, processos pedagógicos e formativos. As práticas associadas às pesquisas em Educação Matemática valorizadas pelo Programa incluem: consideração de diferentes paradigmas e metodologias; análise da natureza do conhecimento matemático e do conhecimento escolar; investigação sobre o ensino e aprendizagem da Matemática mediante abordagens nos diferentes níveis (Educação Básica e Superior), bem como a aprendizagem da Matemática em espaços não formais; inovações curriculares; elaboração ou análise de design de materiais e cenários de aprendizagem de Matemática; estudo das trajetórias de aprendizagem associadas a contextos matemáticos particulares; os estudos das tendências em pesquisa para a formação de professores que ensinam Matemática, com atenção às tecnologias e aos recursos de ensino (textos, materiais, ferramentas digitais, etc.), investigação da utilização das interfaces da matemática com outras áreas do conhecimento para o ensino e a aprendizagem; discute as transformações das ideias matemáticas ao longo do tempo, bem como os fatores socioculturais que influenciam a área e a Etnomatemática. Visa, portanto, ampliar e aprofundar a base de conhecimentos dos pós-graduandos para a pesquisa e para o ensino de Matemática.

Missão e Objetivos

O Programa, mestrado e doutorado, tem como missão a formação científica de educadores matemáticos capazes de atuar de forma inovadora no Ensino Básico ou no Superior e de produzir novos conhecimentos, participando de maneira crítica, construtiva e transformadora na definição e implementação de políticas públicas na área de Educação Matemática. Como as novas tecnologias da educação são parte integrante dos saberes da área, para além de serem utilizadas como ferramentas potencializadoras dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, trazem novas demandas cognitivas que devem ser investigadas.

O curso de Mestrado Acadêmico tem como objetivos: promover a formação científica do pós graduando; discutir o planejamento e o desenvolvimento de pesquisa acadêmica, promovendo a prática da investigação; oferecer uma formação que favoreça a integração dos saberes disciplinares, pedagógicos, curriculares e resultados de pesquisa em Educação Matemática às práticas docentes, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior. Os mestrandos que cumprem os créditos e as exigências didático-científicas do curso recebem o título de Mestre em Educação Matemática.

O Curso de Doutorado, além dos objetivos mencionados no mestrado acadêmico, tem como principal finalidade a formação de pesquisadores capazes de realizar investigações inéditas de natureza aprofundada na área de Educação Matemática, sendo dirigido a mestres em Educação Matemática, mestres em Matemática ou mestres em áreas afins desde que aprovadas pelo colegiado do Programa. Os doutorandos que cumprem os créditos e as exigências didático-científicas do curso recebem o título de Doutor em Educação Matemática.

 

Linhas de Pesquisa

Tendo em vista a área de concentração do Programa, o ingressante deverá optar por uma das linhas:

1) ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: Essa linha é caracterizada pela investigação de questões concernentes aos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos e procedimentos matemáticos em diferentes etapas de escolarização ou em espaços não-formais e às inovações dos currículos atuais e ao longo da história. Investigam-se meios e produtos de modo a favorecer o desenvolvimento da capacidade dos estudantes em raciocinar, argumentar, conjecturar, comunicar, modelar, formular e resolver problemas em diferentes contextos, utilizando diferentes tecnologias, sobretudo as digitais. Tem a finalidade de contribuir para a construção de uma didática para ensinar matemática a todos os alunos, promovendo a inclusão. Visa-se também a produção de conhecimento sobre história da matemática escolar no Brasil e sobre novos currículos – prescritos e praticados. Além disso, esta linha promove estudos interdisciplinares e interculturais, examinando as transformações das ideias matemáticas ao longo do tempo, bem como os fatores socioculturais que influenciam a Educação Matemática.

2) FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: Essa linha tem por objetivo estudar processos formativos de professores que ensinam matemática, incluindo os currículos desses processos, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem, levando em conta tendências contemporâneas para a formação de docentes. Investigam-se também práticas docentes e conhecimentos profissionais produzidos por professores participantes de processos de formação continuada, que constitui um dos eixos da linha. Outro, trata de pesquisas sobre a formação inicial do professor, sobretudo os estudos sobre licenciaturas em matemática. Visa-se também a produção de conhecimento sobre aspecto histórico da profissionalização e sua articulação com o desenvolvimento profissional docente em contextos de mudança curricular. Essa linha inclui pesquisas voltadas para o uso das tecnologias digitais integrados aos currículos de matemática, bem como as práticas docentes que contemplam as metodologias ativas e o ensino híbrido para aprender matemática, inclusive aquelas que se referem ao contexto da EaD online.

Disciplinas

Mestrado

Doutorado

Disciplinas Obrigatórias
  • Aspectos Históricos e Filosóficos da Educação Matemática.
  • Metodologia de Pesquisa I;
  • Atividades de Pesquisa

 

Disciplinas de Conhecimento Matemático. Deve-se escolher duas entre as que seguem:
  • Tópicos Fundamentais de Análise
  • Tópicos Fundamentais de Álgebra
  • Tópicos Fundamentais de Álgebra Linear
  • Tópicos Fundamentais de Aritmética
  • Tópicos Fundamentais de Geometria
  • Tópicos Fundamentais de Probabilidade e Estatística.
Disciplinas Optativas
  • Avaliação da aprendizagem
  • Conhecimento Profissional para o Ensino
  • Desenvolvimento Curricular na Educação Básica
  • EaD e ensino híbrido: fundamentos e práticas
  • Educação Inclusiva e suas tecnologias
  • Formação Docente e Desenvolvimento Profissional
  • Fundamentos da Didática da Matemática
  • Interfaces da Matemática com outras áreas do conhecimento
  • Processos pedagógicos mediados por tecnologias digitais
  • Tendências em Educação Matemática
  • Teorias da Aprendizagem
  • Teorias do Conhecimento

 

Disciplinas Obrigatórias
  • Metodologia de Pesquisa II
  • Seminário de Pesquisa
  • Tópicos de Pesquisa
Disciplinas de Conhecimento Matemático. Deve-se escolher duas entre as que seguem:
  • Tópicos Fundamentais de Análise
  • Tópicos Fundamentais de Álgebra
  • Tópicos Fundamentais de Álgebra Linear
  • Tópicos Fundamentais de Aritmética
  • Tópicos Fundamentais de Geometria
  • Tópicos Fundamentais de Probabilidade e Estatística

 

Disciplinas Optativas
  • Avaliação da aprendizagem
  • Conhecimento Profissional para o Ensino
  • Desenvolvimento Curricular na Educação Básica
  • EaD e ensino híbrido: fundamentos e práticas
  • Educação Inclusiva e suas tecnologias
  • Formação Docente e Desenvolvimento Profissional
  • Fundamentos da Didática da Matemática
  • Interfaces da Matemática com outras áreas do conhecimento
  • Processos pedagógicos mediados por tecnologias digitais
  • Tendências em Educação Matemática
  • Teorias da Aprendizagem
  • Teorias do Conhecimento

 

Corpo Docente

Profa. Dra. Angélica da Fontoura Garcia Silva

Profa. Dra. Angélica da Fontoura Garcia Silva

Lattes E-Mail angelicafontoura@anhanguera.com

Prof. Dr. Antonio Sales

Prof. Dr. Antonio Sales

Lattes E-Mail antonio.sales@anhanguera.com

Prof. Dr. Carlos Eduardo Rocha dos Santos

Prof. Dr. Carlos Eduardo Rocha dos Santos

Lattes E-Mail carlos.e.santos@anhanguera.com

Profa. Dra. Fátima Aparecida da Silva Dias

Profa. Dra. Fátima Aparecida da Silva Dias

Lattes E-Mail fatima.a.dias@anhanguera.com

Prof. Dr. José Luiz Magalhães de Freitas

Prof. Dr. José Luiz Magalhães de Freitas

Lattes E-Mail jose.l.freitas@anhanguera.com

Profa. Dra. Helenara Regina Sampaio

Profa. Dra. Helenara Regina Sampaio

Lattes E-Mail helenara@unopar.br

Profa. Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Profa. Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Lattes E-Mail maria_prado@anhanguera.com

Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Lattes E-Mail nielce.lobo@anhanguera.com

Prof. Dr. Osmar Pedrochi Junior

Prof. Dr. Osmar Pedrochi Junior

Lattes E-Mail osmar.p.junior@anhanguera.com

Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo

Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo

Lattes E-Mail ruy.pietropaolo@anhanguera.com

Prof. Dra. Samira Fayez Kfouri

Prof. Dra. Samira Fayez Kfouri

Lattes E-Mail samira.kfouri@unopar.br

Colaboradoras

Prof. Dra. Aparecida Rodrigues Silva Duarte

Prof. Dra. Aparecida Rodrigues Silva Duarte

Lattes E-Mail aparecida.duarte6@gmail.com

Prof. Dra. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida

Prof. Dra. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida

Lattes E-Mail laura.marques@kroton.com.br

A Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN não possui autorização do Ministério da Educação e não realiza procedimento de validação ou reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil. As Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, que estão habilitadas a reconhecer diplomas emitidos no exterior, podem ser consultadas na plataforma Carolina Bori, através do site: http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/adesao/consulta.

Localização e Contato

Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)
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CEP: 05145-200
Fone: (011) 3512-8415
E-mail: secretariastrictosensu@anhanguera.com.

Novos horários de atendimento presencial a partir de 11/10/2021.
3ª feira e 5ª feira das 10h às 16h com intervalo das 13h às 14h.

Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu