Pós-Graduação
Stricto sensu

Mestrado em

Ensino de Ciências e Saúde

São Paulo – SP

Processo Seletivo – Estudante Especial_Edital 023/2022

Inscrições
Inscrições

até 03/08/2022

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Resultado

05/08/2022
a partir das 17h
(horário de Brasília)

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Matrícula

08 e 09/08/2022

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Saúde se propõe a produzir conhecimento na área e investiga as construções e práticas docentes em espaços formais e não formais de ensino, analisando os processos pedagógicos e formativos relativos ao ensino e à aprendizagem em Ciências e Saúde, de modo contínuo e crítico. Relaciona saberes científicos, tecnológicos, educacionais e escolares, relativos à área, de modo a promover pesquisas e produtos educacionais destinados ao ensino em diferentes espaços.

 

Objetivos do Programa

O Programa objetiva desenvolver estudos e pesquisas, em espaços formais e não-formais de ensino, que envolvam a análise de práticas e estratégias pedagógicas, o uso de recursos tecnológicos e técnicas para diagnósticos, planejamentos, desenvolvimento e avaliação. Objetiva também articular uma formação nas dimensões de investigação e práticas, por meio de tecnologias digitais no diálogo com estudos sobre o Ensino de Ciências e Saúde.

 

Público Alvo

Esse Programa é voltado a profissionais graduados em nível superior e que atuam como professores, educadores ou profissionais do Ensino ou dos serviços de Saúde, Ciência e Tecnologia, tais como, os graduados em Ciências, Física, Matemática, Química, Biologia, Pedagogia, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia. Visa a atuação dos futuros mestres em espaços formais de ensino (universidade e escolas) ou em espaços não-formais (comunidades e organizações) na área das Ciências e da Saúde, atribuindo o título de Mestre a todos que cumprirem os créditos e as exigências didático-científicas do curso.

Notícias do Programa

Áreas de Concentração

Linhas de Pesquisa

Ensino e aprendizagem em Saúde e Ciências da Natureza: Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de fatos, conceitos e procedimentos relativos à área das Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e da Saúde, em diferentes etapas da Educação Básica e do Ensino Superior, visando o desenvolvimento do letramento científico. Nas investigações são consideradas as tendências contemporâneas do Ensino de Ciências e Saúde, do uso das Tecnologias Digitais e de diferentes referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da área em questão. Essa linha tem por finalidade estudar os processos de formação – inicial ou continuada – de professores que ensinam Ciências da Natureza e Saúde, incluindo os currículos desses processos, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem e levando em conta tendências contemporâneas da formação de docentes. O uso das novas tecnologias é um dos aspectos fundamentais para os estudos sobre os processos formativos.

Ciência, Saúde e Ambiente: Essa linha de pesquisa visa contemplar estudos sobre o ensino de Ciências e Saúde prioritariamente em ambientes não formais. Tem como pressuposto que a situação de saúde é um fenômeno coletivo complexo, que têm dimensões diversas (sociais, ambientais, físicas e biológicas) e precisam ser interpretadas nos estudos sobre saúde humana. Assim, as questões da qualidade de vida, do ambiente e da sustentabilidade devem ter como foco o estudo das tecnologias associadas à preservação e utilização da natureza, ao desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Desse modo, essa linha de pesquisa visa desenvolver estudos sobre a formação e/ou práticas de profissionais da saúde que promovem o ensino sobre saúde-doença-prevenção, especialmente em diferentes territórios e espaços não formais (comunidades, centros de saúde, organizações não governamentais), pela articulação do conhecimento específico da área da saúde, conhecimentos pedagógicos e conhecimento da população atendida para promover abordagens adequadas. Esses profissionais possibilitam por meio do ensino interdisciplinar, a produção de avanços nas práticas da saúde, sobretudo em relação às doenças endêmicas e epidêmicas. Trata-se, portanto, de uma linha de pesquisa que visa ampliar o olhar dos profissionais sobre a complexidade do fenômeno saúde-doença-cuidado, proporcionando um diálogo com as principais abordagens contemporâneas em Saúde Pública.

Ensino de Ciências e Saúde

Disciplinas

Mestrado

Disciplinas Obrigatórias
  • I) Abordagens de Pesquisa em Ensino;
  • II) Teorias e Práticas Interdisciplinares em Ciências e Saúde;
  • III) Educação em Ciências e Saúde

 

Disciplinas Optativas

Grupo I – Disciplinas eletivas transversais às duas linhas de pesquisa

  • Atividades de Pesquisa;
  • Educação Inclusiva e suas tecnologias;
  • Estratégias para EAD e Ensino Híbrido;
  • Letramentos e a transição para o Ensino Superior;
  • Processos Pedagógicos e Científicos Mediados por Tecnologia;
  • Tendências do Ensino de Ciências da Natureza;
  • Teorias de aprendizagem;
  • Teorias do Conhecimento

 

Grupo II – Disciplinas eletivas relacionadas à linha de pesquisa 1

  • Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento;
  • Desenvolvimento Curricular;
  • Formação de professores e Desenvolvimento Profissional;
  • Formação docente e práticas pedagógicas;
  • Práticas de referência no ensino de Ciências da Natureza

 

Grupo III – Disciplinas eletivas relacionadas à linha de pesquisa 2

  • Corpo, Saúde e Movimento
  • Modelos, Estratégias e Práticas para a Promoção da Saúde
  • Educação Ambiental e Ensino

 

Corpo Docente

Profa. Dra. Bernadete Lema Mazzafera

Profa. Dra. Bernadete Lema Mazzafera

Lattes

Prof. Dr. Dartagnan Pinto Guedes

Prof. Dr. Dartagnan Pinto Guedes

Colaborador

Lattes E-Mail dartagnan@unopar.br

Profa. Dra. Luciana Paes De Andrade

Profa. Dra. Luciana Paes De Andrade

Lattes

Prof. Dra. Julia Alejandra Pezuk

Prof. Dra. Julia Alejandra Pezuk

Lattes E-Mail julia.pezuk@anhanguera.com

Prof. Dr. Márcio Luiz dos Santos

Prof. Dr. Márcio Luiz dos Santos

Colaborador

Lattes E-Mail marcio.l.santos@anhanguera.com

Profa. Dra. Maria Elisabette B. Brito Prado

Profa. Dra. Maria Elisabette B. Brito Prado

Lattes

Prof. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Prof. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Lattes E-Mail nielce.lobo@anhanguera.com

Profa. Dra. Regina Mara Silva Pereira

Profa. Dra. Regina Mara Silva Pereira

Lattes E-Mail reginapereira1@anhanguera.com

Profa. Dr. Ruy César Pietropaolo

Profa. Dr. Ruy César Pietropaolo

Lattes E-Mail ruy.pietropaolo@anhanguera.com

Prof. Dra. Susana Nogueira Diniz

Prof. Dra. Susana Nogueira Diniz

Lattes E-Mail susana.diniz@anhanguera.com

A Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN não possui autorização do Ministério da Educação e não realiza procedimento de validação ou reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil. As Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, que estão habilitadas a reconhecer diplomas emitidos no exterior, podem ser consultadas na plataforma Carolina Bori, através do site: http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/adesao/consulta.

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Horários de atendimento presencial
2ª feira até 6ª feira das 10h às 16h com intervalo das 13h às 14h.

Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde

Controle Acadêmico

Secretaria Online

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