Projetos de Pesquisa
Mestrado em
Ensino de Ciências e Saúde
São Paulo – SP
Apresentação
O que é Pesquisa?
A Pesquisa é processo sistemático para a construção do aprendizado humano gerando novos conhecimentos podendo também desenvolver, colaborar, reproduzir, ampliar, detalhar e atualizar, algum conhecimento pré-existente, servindo basicamente tanto para o indivíduo ou grupo de indivíduos que a realiza quanto para a sociedade na qual está se desenvolve.
Notícias do Programa

Palestra: Inovação no Ensino de Ciências e Saúde
Palestrante: Prof. Dr. Carlos Alexandre Felicio Brito…
Conheça os egressos do Programa de Ensino de Ciências e Saúde. Utilize o campo de filtro para uma busca específica.
Situação | Título projeto | Docente responsável | Resumo | |
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Aprovado | A relação entre pesquisas em ciências da natureza e educação em saúde | Susana Nogueira Diniz | ![]() | Visualizar |
Aprovado | Importância da Promoção da Saúde e Educação na Prevenção de Doenças associadas à Modernidade | Julia Alejandra Pezuk | ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Título do projeto
A relação entre pesquisas em ciências da natureza e educação em saúde
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/08/2020
Fim: 31/07/2021
Resumo
A saúde como objeto de formação é um direito público, ligado à qualidade de vida constituindo um dever social. Essa conciliação entre direito público e dever social é fundamental para a educação em saúde. Este estudo pretende integrar as ciências da saúde ao ensino de ciências promovendo a associação da pesquisa científica em ensino em todos os níveis com a educação em saúde com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos educandos. O projeto tem a finalidade de promover investigações a respeito de indicações curriculares e práticas docentes que buscam integrar conhecimentos sobre saúde aos conteúdos da área das ciências da natureza na Educação Básica e no Ensino Superior. Os objetivos do projeto serão: explorar os resultados e evidências nos artigos científicos e textos publicados sobre o ensino de ciências na saúde; analisar a abordagem da saúde no ensino utilizando as propostas indicadas nos currículos; construir e implementar oficinas que disseminem estratégias para inserir o aluno nos temas relacionados à saúde, de modo a conscientizá-los sobre seu papel na sociedade, desenvolvendo uma visão crítica das informações sobre ciências e saúde recebidas em situações de aprendizagem formais e não formais. A metodologia será qualitativa, em duas fases, documental e em campo com dados coletados nas oficinas por instrumentos tais como questionários, protocolos das atividades de ensino e entrevistas semi-estruturadas com alunos participantes, da educação básica e do ensino superior. Os estudos serão realizados na rede pública da Educação Básica e no Ensino Superior da UNIAN. A análise será interpretativa e os resultados divulgados em revistas especializadas da área, eventos científicos e educacionais.
Título do projeto
Importância da Promoção da Saúde e Educação na Prevenção de Doenças associadas à Modernidade
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/08/2020
Fim: 31/07/2021
Resumo
Doenças associadas aos hábitos atuais de vida têm grande impacto científico e educacional. Dentre as diversas enfermidades que afetam o ser humano, uma grande proporção tem relação direta com hábitos de vida modernos. A educação sobre doenças associadas à modernidade é fundamental uma vez que hábitos adequados podem ajudar a combatê-las. A busca pela manutenção da saúde é fundamental, uma vez que as doenças em educandos prejudicam significativamente o ensino. Nesse contexto, este projeto pretende identificar quais são as principais doenças associadas à modernidade mais frequentes para poder implementar educação direcionada para evitar as mesmas. Pretende-se também relacionar a importância do desenvolvimento científico sobre o conhecimento das doenças para ressaltar a importância da ciência na educação. A pesquisa, de metodologia qualitativa, prevê a realização de entrevistas e estudos com alunos e professores de diferentes níveis de ensino para identificar e selecionar estratégias para educar sobre esses aspectos. A análise dos dados será interpretativa. Com este projeto pretende-se auxiliar na divulgação de conhecimento sobre as principais doenças associadas à modernidade e seu impacto na educação. Os dados obtidos serão divulgados de diversas maneiras, incluindo publicações científicas e técnicas, e evento de formação continuada de docentes. Este projeto será realizado nas dependências do Programa na Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, unidade Pirituba.