Pós-Graduação
Stricto sensu

Mestrado em

Ensino

Cuiabá – MT

Processos Seletivos

Mestrado

Inscrições
Inscrições

até 26/01/2022

Ícone de uma lista
Deferimento

02/02/2022

Ícone de um documento
Prova Dissertativa

14, 15 e 16/02/2022

Ícone de um check dentro de um círculo
Classificados Avaliação Oral

18/02/2022

Ícone de um avatar com sorriso
Avaliação oral

22 a 24/02/2022

Ícone de um check dentro de um círculo
Resultado

02/03/2022

Ícone de um documento com um lápis assiando-o
Matrícula

04 a 08/03/2022

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Associação Ampla entre a Universidade de Cuiabá-UNIC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso- IFMT, tem por finalidade um trabalho interdisciplinar que agregue as diversas áreas do conhecimento, a fim de atender essa demanda específica e responder às expectativas dos candidatos das diversas áreas de formação (bacharelado, licenciatura, e tecnólogos) com interesse em investigar ensino nas suas respectivas áreas de conhecimento.

Público-alvo

O Mestrado Acadêmico em Ensino tem foco nas Licenciaturas, Bacharelados e Tecnólogos com objetivo de capacitar docentes e pesquisadores numa perspectiva orientada para análise dos problemas educacionais e implantação de propostas que visem a qualidade do ensino, por meio da problematização e da análise de questões relacionadas à prática pedagógica, às tecnologias educacionais e aos saberes envolvidos no processo educativo.

Notícias do Programa

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

Eventos do Programa

I Seminário Internacional de Experiências Formativas Inovadoras do Observatório da Profissão Docente no Mercosul
  • Inscrições até: 10/06/2019
  • Data do Evento: 17 a 22/06/2019
  • Local: Auditório do Centro Universitário Unic
  • Mais informações acesse o site do Evento.

Áreas de Concentração

Ensino, Currículo e Saberes Docentes

A área desenvolverá estudos referentes às relações entre ensino, currículo e saberes docentes que são construídas a partir das experiências cotidianas que refletem na maneira como os professores ensinam e norteiam as práticas pedagógicas.

Linhas de Pesquisa

Linha 1 – Ensino de Linguagens e seus códigos

Esta Linha de Pesquisa visa abranger projetos que tratem das construções de saberes a partir da própria atuação dos sujeitos em práticas sociais, tendo como foco as mediações de linguagem, na produção de sentido e da vinculação social, na contemporaneidade. Formação de professores para as práticas didático-pedagógicas voltadas para o ensino das linguagens e seus códigos. Nesta perspectiva serão especialmente estudados os aspectos de transmissão, recepção e processos cognitivos que tangenciam o campo da linguagem, na reinvenção dos processos de construção dos rituais de vinculação social e autopoieses.

Linha 2- Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar

Tem o objetivo de desenvolver estudos na perspectiva teórico-metodológica com base nos pressupostos educacionais vinculados ao ensino e a aprendizagem, propondo ainda investigar os currículos e respectivas práticas. Os estudos desenvolvidos nesta linha compreendem também formas de elaboração e aplicação de propostas educativas envolvendo espaços formais e/ou não formais. A ênfase está no direcionamento de ações estratégicas para o aprimoramento da ação docente nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

Linha 3 – Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias

A linha de pesquisa caracteriza-se por estudos e pesquisas sobre o ensino de Ciências e Matemática destacando os pontos de vista epistemológico, didático e histórico-cultural. Investiga-se a história do ensino de Ciências e da Matemática; os fundamentos do processo de construção dos saberes escolares discentes ou docentes no ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; o currículo, seus componentes curriculares e as formas de avaliação no ensino de Ciências e Matemática; a formação inicial e continuada de professores para o ensino de Ciências e Matemática e suas interrelações com a Educação Básica; os Processos de ensino e de aprendizagem, no âmbito do ensino formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino; Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e suas implicações para o ensino de Ciências e Matemática.

Disciplinas

Mestrado

Disciplinas Obrigatórias Gerais
  • Abordagens de Pesquisa em Ensino (3 créditos)
  • Atividades Programadas (10 créditos)
  • Epistemologia: Teorias do Conhecimento (3 créditos)
  • Seminário de Pesquisa I (3 créditos)
  • Seminário de Pesquisa II (3 créditos)
Disciplinas Obrigatórias por Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1 – Ensino de Linguagens e seus códigos

  • Enfoques Teóricos e Práticas do Ensino de Linguagens (3 créditos)
  • Tendências e Abordagens de Pesquisa em Linguagens (3 créditos)

Linha de pesquisa 2 – Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar

  • Formação de Professores e Saberes para Docência (3 créditos)
  • Tendências Educacionais e Pensamento Pedagógico (3 créditos)

Linha de Pesquisa 3 – Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias

  • Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática (3 créditos)
  • Tendências e Abordagens de Pesquisa em Ciências e Matemática (3 créditos)
Disciplinas Eletivas
  • Adaptações Curriculares – Saberes e Práticas Inclusivas (3 créditos)
  • Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (3 créditos)
  • Cultura Escolar e Saberes Docentes (3 créditos)
  • Cultura Popular e Ensino de Linguagem (3 créditos)
  • Currículo, Planejamento e Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem (3 créditos)
  • Educação Ambiental e Ensino (3 créditos)
  • Educação Matemática: O Currículo da Educação Básica e os Processos de Ensino e Aprendizagem (3 créditos)
  • Ensino a Distância (3 créditos)
  • Ensino de Leitura e Produção de Texto (3 créditos)
  • Ensino em Ciências Naturais (3 créditos)
  • Ensino, Sociedade e Diversidades (3 créditos)
  • Escola, Memória e Narrativas (3 créditos)
  • Estratégias para o Ensino de Química e meio Ambiente (3 créditos)
  • Formação Didática e Trabalho Docente (3 créditos)
  • Identidades e Representações em Diferentes Linguagens (3 créditos)
  • Linguagem e Educação (3 créditos)
  • Perspectivas Históricas do Ensino de Matemática no Brasil (3 créditos)
  • Poéticas e Estéticas Contemporâneas Aplicadas ao Ensino (3 créditos)
  • Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aplicadas ao Ensino de Linguagem (3 créditos)

Corpo Docente

UNIC

Profa. Dra. Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini

Profa. Dra. Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini

Linha de Pesquisa 1

Lattes E-Mail ana.voltolini@educadores.net.br

Profa. Dra. Cilene Maria Lima Antunes Maciel

Profa. Dra. Cilene Maria Lima Antunes Maciel

Linha de Pesquisa 2

Lattes E-Mail cilene.maciel@kroton.com.br

Prof. Dra. Cleonice Terezinha Fernandes

Prof. Dra. Cleonice Terezinha Fernandes

Linha de Pesquisa 2

Lattes E-Mail cleonice.fernandes@kroton.com.br

Profa. Dra. Edenar Souza Monteiro

Profa. Dra. Edenar Souza Monteiro

Linha de Pesquisa 2

Lattes E-Mail edenar.monteiro@kroton.com.br

Prof. Dra. Eliza Adriana Sheuer Nantes

Prof. Dra. Eliza Adriana Sheuer Nantes

Linha de Pesquisa 1

Lattes E-Mail eliza@unopar.br

Profa. Dra. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida

Profa. Dra. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida

Linha de Pesquisa 3

Lattes E-Mail laura.marques@kroton.com.br

Profa. Dra. Lucy Ferreira Azevedo

Profa. Dra. Lucy Ferreira Azevedo

Linha de Pesquisa 1

Lattes E-Mail lucy.azevedo@kroton.com.br

Profa. Dra. Marta Maria Darsie

Profa. Dra. Marta Maria Darsie

Linha de Pesquisa 3

Lattes E-Mail marta.darsie@educadores.net.br

Prof. Dr. Rosemar Eurico Coenga

Prof. Dr. Rosemar Eurico Coenga

Linha de Pesquisa 1

Lattes E-Mail rosemar.eurico@kroton.com.br

Colaboradora

Profa. Dra. Bernadete Lema Mazzafera

Profa. Dra. Bernadete Lema Mazzafera

Colaboradora

Lattes E-Mail bernadete.mazzafera@unopar.br

Docentes IFMT

Profa. Dra. Claudia Lucia Landgraf Pereira Valerio da Silva

Profa. Dra. Claudia Lucia Landgraf Pereira Valerio da Silva

Linha de Pesquisa 1

Lattes E-Mail claudia.valerio@cba.ifmt.edu.br

Profa. Dra. Edione Teixeira de Carvalho

Profa. Dra. Edione Teixeira de Carvalho

Linha de Pesquisa 2

Lattes E-Mail edione.carvalho@svc.ifmt.edu.br

Prof. Dr. Epaminondas de Matos Magalhães

Prof. Dr. Epaminondas de Matos Magalhães

Linha de Pesquisa 1

Lattes E-Mail epaminondas.magalhaes@plc.ifmt.edu.br

Prof. Dr. Geison Jader Mello

Prof. Dr. Geison Jader Mello

Linha de Pesquisa 3

Lattes E-Mail geison.mello@cba.ifmt.edu.br

Prof. Dr. Jeferson Gomes Moriel Junior

Prof. Dr. Jeferson Gomes Moriel Junior

Linha de Pesquisa 3

Lattes E-Mail jeferson.moriel@cba.ifmt.edu.br

Prof. Dr. Leandro Carbo

Prof. Dr. Leandro Carbo

Linha de Pesquisa 3

Lattes E-Mail leandro.carbo@svc.ifmt.edu.br

Profa. Dra. Raquel Martins Fernandes Mota

Profa. Dra. Raquel Martins Fernandes Mota

Linha de Pesquisa 3

Lattes E-Mail raquel.fernandes@blv.ifmt.edu.br

Prof. Dr. Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra

Prof. Dr. Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra

Linha de Pesquisa 3

Lattes E-Mail ronaldo.senra@svc.ifmt.edu.br

Contatos

Profa. Dra. Cilene Maria Lima Antunes Maciel

Coordenadora do Mestrado em Ensino – UNIC

Fone: (67) 3363-1271
E-Mail: cilene.maciel@kroton.com.br

Profa. Dra. Edione Teixeira de Carvalho

Coordenadora do Mestrado em Ensino – IFMT

Fone: (67) 3616-4100
E-Mail: edione.carvalho@svc.ifmt.edu.br

Prof. José Cláudio Perecin

Pró-Reitoria Acadêmica

Lucélia de Oliveira Santos

Secretaria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu

Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu

Fone: (65) 3363-1271
E-Mail: strictosensu.unic@kroton.com.br