PEsquisa

UNIC

Grupos de Pesquisa

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. Com isso, é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil.

Saiba mais no site do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil http://lattes.cnpq.br/web/dgp

Grupos de Pesquisa da UNIC

 

 

Ciências Humanas

Grupo de PesquisaLíder
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Lazer – GEPEFeLCilene Maria Lima Antunes Maciel
GRUPO DE ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CULTURA DIGITAL E INFÂNCIACilene Maria Lima Antunes Maciel

Ciências Agrárias

Grupo de PesquisaLíder
Saúde AnimalMarcelo Diniz dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Grupo de PesquisaLíder
Biodiverdidade: Diagnóstico, Gestão e SuntentabilidadeOsvaldo Borges Pinto Junior
Ciências AmbientaisOsvaldo Borges Pinto Junior
Ambiente e SaúdeCristhiane Almeida Leite da Silva

Ciências Biológicas e da Saúde

Grupo de PesquisaLíder
OdontologiaAlexandre Meireles Borba

Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa são determinadas pelo potencial dos professores, características regionais e interesse da instituição, buscando agilizar as áreas com recursos humanos capacitados e infraestrutura adequada à execução dos projetos.

Linhas de pesquisa dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu da Unic:

Ciências Agrárias
PRODUÇÃO ANIMAL

Estudar sistemas produtivos e sustentáveis nos diferentes ecossistemas, desenvolver e/ou fazer uso de biotecnologias, técnicas de reprodução assistida, manejo nutricional dos animais de produção, companhia e silvestres visando maior produtividade, preservação de animais silvestres, promover o bem-estar animal, bem como, avaliar a qualidade higiênico-sanitária de produtos de origem animal.

 

SAÚDE ANIMAL

Aplicar e desenvolver métodos de diagnóstico etiológico e sorológico, caracterização molecular, imunológica e celular de organismos, medidas de controle e profilaxia de doenças para o estabelecimento de programas sanitários, bem como, estudar processos que envolvam afecções clínico-cirúrgicas com foco na saúde e no bem-estar dos animais de produção, companhia e silvestres.

Ciências Biológicas e da Saúde
ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS E TERAPÊUTICOS DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO

A presente linha de pesquisa visa avaliar os mecanismos fisiopatológicos das doenças ou agravos que acometem o sistema estomatognático de forma a compreender fatores etiológicos, incidência, prevalência e as suas evoluções. Nesta linha de pesquisa são também realizadas investigações experimentais que possam contribuir para o conhecimento das disfunções temporomandibulares, parafunções e distúrbios da oclusão.

 

ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS E TERAPÊUTICOS DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO 2

A presente linha de pesquisa visa avaliar os mecanismos fisiopatológicos das doenças ou agravos que acometem o sistema estomatognático de forma a compreender a etiopatogenia, o diagnóstico, recursos terapêuticos e o prognóstico por meio de investigações observacionais ou experimentais, descritivos e analíticos, com atenção à sua repercussão sistêmica e social no intuito de promoção da saúde.

 

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS, BIOMATERIAIS E TÉCNICAS APLICADAS A SAÚDE

A presente linha de pesquisa visa o desenvolvimento e avaliação de novos fármacos, técnicas e inovações com aplicação efetiva ou potencial nas práticas profissionais em saúde. Nessa linha de pesquisa são realizadas investigações com enfoque nas propriedades físico-químicas, biológicas, terapêuticas e de diagnóstico.

 

ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS E TERAPÊUTICOS DAS ALTERAÇÕES OROFACIAIS

A presente linha de pesquisa avalia os mecanismos fisiopatológicos das doenças ou agravos que acometem o sistema estomatognático de forma a compreender os seus surgimentos e as suas evoluções. Nesta linha de pesquisa são realizadas investigações experimentais que podem contribuir para o conhecimento das disfunções temporomandibulares, parafunções e distúrbios da oclusão.

 

BIOLOGIA DA RELAÇÃO MICRORGANISMO-HOSPEDEIRO E SAÚDE HUMANA

A presente linha de pesquisa avalia a relação entre biofilme e hospedeiro na dicotomia saúde-doença. Nessa linha de pesquisa são realizadas investigações sobre a resposta de microrganismos, que habitam diversos sítios do corpo humano, aos diferentes biomateriais, bem como a saúde e qualidade de vida de indivíduos submetidos ao stress, trauma, alterações hormonais e sistêmicas.

 

ODONTOLOGIA SOCIAL E SAÚDE PÚBLICA

A presente linha de pesquisa visa a avaliação da distribuição dos diferentes fenômenos relacionados ao processo de saúde/doença nas diferentes áreas das ciências da saúde. Dessa forma, os resultados dos estudos envolvidos no presente projeto visam a prevenção de doenças específicas e a promoção de políticas de saúde pública.

 

PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE FÁRMACOS, TÉCNICAS E INOVAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE

A presente linha de pesquisa visa o desenvolvimento e avaliação de novos fármacos, técnicas e inovações com aplicação efetiva ou potencial nas práticas profissionais em saúde. Nessa linha de pesquisa são realizadas investigações com enfoque nas propriedades físico-químicas, biológicas, terapêuticas e de diagnóstico.

Ciências Exatas

MODELOS E BIOINDICADORES DE QUALIDADE DO AR PARA A PREDIÇÃO DE AGRAVOS RELACIONADOS À SAÚDE​

Esta linha de pesquisa objetiva a validação de modelos de qualidade do ar e sua utilização como variáveis preditoras de agravos à saúde relacionados ao ambiente. Também tem como objetivo a análise de bioindicadores relacionados a fatores antrópicos, considerando diferentes aspectos de poluição do ecossistema e suas relações com a saúde humana.

 

POLUENTES AMBIENTAIS DA AGUA E SOLO E DOENÇAS RELACIONADAS

Esta linha de pesquisa visa analisar a influência dos diversos poluentes do solo e da água relacionados aos biomas do Cerrado, Pantanal e Amazônia na ocorrência de doenças na população exposta, com ênfase na utilização de agrotóxicos e seus contaminantes (metais pesados, poluentes orgânicos persistentes e outros), que são intensamente utilizados pela agropecuária em Mato Grosso.

 

DINÂMICA DE AMBIENTES URBANOS E RURAIS

Visa estudar e modelar de forma interdisciplinar processos em ambientes urbanos e rurais quanto ao conforto, meio físico e topofilia.

 

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Desenvolvimento de atividades interdisciplinares quanto à avaliação e estrutura do meio físico dos diversos ambientes regionais com ênfase na questão das mudanças globais e na influência da ação antrópica no meio-ambiente.

Ciências Humanas
ENSINO DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS​

A linha de pesquisa caracteriza-se por estudos e pesquisas sobre o ensino de Ciências e Matemática destacando os pontos de vista epistemológico, didático e histórico-cultural. Investiga-se a história do ensino de Ciências e da Matemática; os fundamentos do processo de construção dos saberes escolares discentes ou docentes no ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; o currículo, seus componentes curriculares e as formas de avaliação no ensino de Ciências e Matemática; a formação inicial e continuada de professores para o ensino de Ciências e Matemática e suas interrelações com a Educação Básica; os Processos de ensino e de aprendizagem, no âmbito do ensino formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino; Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e suas implicações para o ensino de Ciências e Matemática.

 

ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUAGENS E SEUS CÓDIGOS

Esta Linha de Pesquisa visa abranger projetos que tratem das construções de saberes a partir da própria atuação dos sujeitos em práticas sociais, tendo como foco as mediações de linguagem, na produção de sentido e da vinculação social, na contemporaneidade. Formação de professores para as práticas didático-pedagógicas voltadas para o ensino das linguagens e seus códigos. Nesta perspectiva serão especialmente estudados os aspectos de transmissão, recepção e processos cognitivos que tangenciam o campo da linguagem, na reinvenção dos processos de construção dos rituais de vinculação social e autopoieses.

 

FUNDAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICOS E ABORDAGENS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Tem o objetivo de desenvolver estudos na perspectiva teórico-metodológica com base nos pressupostos educacionais vinculados ao ensino e a aprendizagem, propondo ainda investigar os currículos e respectivas práticas. Os estudos desenvolvidos nesta linha compreendem também formas de elaboração e aplicação de propostas educativas envolvendo espaços formais e/ou não formais. A ênfase está no direcionamento de ações estratégicas para o aprimoramento da ação docente nos diferentes níveis e modalidades de ensino.