Pós-Graduação
Stricto sensu
Mestrado em
Ensino de Ciências e Matemática
Campo Grande – MS
Apresentação
O Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática foi aprovado na 179ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES/CAPES. O Curso proporciona a capacitação científica e tecnológica aos profissionais que atuam na formação de educadores e em situações de ensino dentro e fora da escola, assim como na geração de produtos que contribuam para o ensino e aprendizagem de qualidade.
Objetivos do Programa
- Debater e investigar a formação científica e tecnológica na capacitação de profissionais, bem como sua atuação no ensino e aprendizagem nas áreas de Ciências e Matemática, com ênfase na educação científica;
- Contribuir com investigações das práticas pedagógicas, produção e utilização de materiais didáticos diversos (textos, equipamentos, experimentos, jogos, vídeos e softwares);
- Formar professores pesquisadores que utilizem de forma crítica, criativa e inovadora as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC); e
- Debater e investigar as políticas educacionais relativas ao Ensino de Ciências e Matemática e à formação de docentes para essas áreas.
Público Alvo
Podem candidatar-se ao programa portadores de diploma universitário nas licenciaturas e bacharelados com formação e/ou atuação na área de Ensino/Educação.
Notícias do Programa

Artigo sobre manifestações da síndrome gripal em estudantes de medicina está no site da OMS
O artigo Manifestations of the flu syndrome in medical students during the COVID-19 pandemic publicado…

Parceria internacional resulta em livro sobre as múltiplas faces do fazer docente
Esta obra é resultado de intenso trabalho envolvendo pesquisadores de três países…
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Educação Científica e Uso de Tecnologias nos Espaços de Ensino e Aprendizagem: Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar os processos metodológicos no ensino de Ciências e Matemática, suas linguagens, o uso de tecnologias e a apropriação desses elementos em situações de ensino e de aprendizagem, em contextos formais e não formais. Estudar, desenvolver e disponibilizar materiais educacionais. Analisar o potencial pedagógico de ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem, em ambientes virtuais e presenciais.
Formação e Prática Docente no Ensino de Ciências e Matemática: Esta linha tem como objetivo a investigação sobre a formação inicial e continuada de docentes para o ensino de Ciências e Matemática. Nesta perspectiva pretende desenvolver estudos dos aspectos relacionados ao processo de ensino de Ciências e Matemática em suas relações teóricas e práticas e com a utilização das abordagens investigativa e integradas aos contextos históricos, socioeconômicos e culturais. Propõe-se a partir das experiências e práticas na ação docente analisar a utilização de metodologias de suporte para as situações de ensino, com vistas a contribuir com a melhoria do ensino e da aprendizagem do Ensino de Ciências e Matemática em suas relações e diálogos com as outras áreas do conhecimento.
Disciplinas
Mestrado
Disciplinas Obrigatórias
- Ensino, cultura e tecnologia;
- Tópicos em História das Ciências e da Matemática;
- Abordagens de Pesquisa em Ensino;
- Seminários de Dissertação
Disciplinas Optativas
- Produção Multimídia para Ciências da Natureza;
- Políticas Públicas para Uso de Tecnologia no Ensino;
- Linguagens e Alfabetização Científica;
- Cidadania e Compreensão Pública da Ciência: Divulgação Científica na Era Digital;
- Teorias de Aprendizagem;
- Teorias do Conhecimento;
- Formação de Professores e desenvolvimento profissional;
- Formação docente e práticas pedagógicas;
- Desenvolvimento Curricular;
- Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento;
- Estratégias para Ensino EAD e Ensino Híbrido;
- Tendências em Educação Matemática;
- Educação Inclusiva e suas tecnologias;
- Tendências em Ensino de Ciências;
- Epistemologia e Didática de Conteúdos Matemáticos da Educação Básica;
- Interfaces da Matemática com outras áreas do conhecimento;
- Letramentos e a transição para o Ensino Superior;
- Ensino, sociedade e diversidades;
- Educação Ambiental e Ensino;
- História da Educação Matemática no Brasil
Corpo Docente
Colaboradores
Contatos
Profa. Dra. Luciana Paes de Andrade
Coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
E-mail: luciana.andrade@uniderp.com.br
Alinne Freitas Signorelli
Coordenadora Administrativa de Pós-graduação Stricto Sensu