Projetos de Pesquisa
Mestrado em
Ensino de Ciências e Matemática
Campo Grande – MS
Apresentação
O que é Pesquisa?
A Pesquisa é processo sistemático para a construção do aprendizado humano gerando novos conhecimentos podendo também desenvolver, colaborar, reproduzir, ampliar, detalhar e atualizar, algum conhecimento pré-existente, servindo basicamente tanto para o indivíduo ou grupo de indivíduos que a realiza quanto para a sociedade na qual está se desenvolve.
Notícias do Programa

Artigo sobre manifestações da síndrome gripal em estudantes de medicina está no site da OMS
O artigo Manifestations of the flu syndrome in medical students during the COVID-19 pandemic publicado…
Conheça os Projetos de Pesquisa do Programa de Ensino de Ciências e Matemática. Utilize o campo de filtro para uma busca específica.
Situação | Título projeto | Docente Responsável | Resumo | |
---|---|---|---|---|
Aprovado | Clube de Ciências e o desenvolvimento de projetos científicos de diferentes áreas de conhecimento: os laboratórios científicos da educação básica como espaço para o fomento da educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, para estudantes e professores de cursos técnicos integrados de nível médio. | Luciana Paes De Andrade | ![]() | Visualizar |
Aprovado | Avaliação do conhecimento de pacientes em atendimento nos ambulatórios do Hospital Regional do MS sobre a Hepatite C | Leda Márcia Araújo Bento | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Aprovado | Avaliação do desempenho docente: contributos da autoavaliação | Tânia Gisela Biberg-Salum | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Aprovado | A Contribuição da Inteligência Espiritual para a Superação do Vício | Antonio Sales | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Aprovado | Uma investigação histórica sobre as primeiras cirurgias cardíacas na cidade de Campo Grande - MS. | Kátia Guerchi Gonzales | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Aprovado | Fototerapia: ação terapêutica, indicações e consequências | Luciana Paes de Andrade | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Aprovado | Aprendizagem colaborativa em um grupo de estudo de acadêmicos sobre a lógica reversa de descartes de pilhas e baterias para estimular uma discussão sobre a Alfabetização Científica | Kátia Guerchi Gonzales | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Aprovado | Análise de relatos de dependentes químicos em recuperação à luz da Teoria da Inteligência Espiritual | Antonio Sales | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Aprovado | Avaliação de materiais didáticos digitais por professores do ensino superior no contexto da curadoria digital | Katia Alexandra De Godoi E Silva | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Aprovado | Um estudo de atividades matemáticas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental | José Luiz Magalhães De Freitas | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Aprovado | Clube de Ciências e o desenvolvimento de projetos científicos de diferentes áreas de conhecimento: os laboratórios científicos da educação básica como espaço para o fomento da educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, para estudantes e professores de cursos técnicos integrados de nível médio. | José Sabino | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Aprovado | O uso de tecnologias digitais para a interação de estudantes e professores de Medicina no âmbito da Saúde em momento de Covid-19 | Erlinda Martins Batista | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Aprovado | Clube de Ciências e o desenvolvimento de projetos científicos de diferentes áreas de conhecimento: os laboratórios científicos da educação básica como espaço para o fomento da educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, para estudantes e professores de cursos técnicos integrados de nível médio. | José Luiz Magalhães De Freitas | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Aprovado | Clube de Ciências e o desenvolvimento de projetos científicos de diferentes áreas de conhecimento: os laboratórios científicos da educação básica como espaço para o fomento da educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, para estudantes e professores de cursos técnicos integrados de nível médio. | Antonio Sales | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Aprovado | Clube de Ciências e o desenvolvimento de projetos científicos de diferentes áreas de conhecimento: os laboratórios científicos da educação básica como espaço para o fomento da educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, para estudantes e professores de cursos técnicos integrados de nível médio. | Katia Alexandra De Godoi E Silva | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Visualizar |
Título do projeto
Clube de Ciências e o desenvolvimento de projetos científicos de diferentes áreas de conhecimento: os laboratórios científicos da educação básica como espaço para o fomento da educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, para estudantes e professores de cursos técnicos integrados de nível médio.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Adailton Miguel Oliveira de Alencar – Bolsista CNPq
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/09/2020
Fim: 31/08/2021
Resumo
O Clube de Ciências é uma estratégia importante no ensino de ciências e na Iniciação à Ciência na Educação Básica. Propõe-se aqui que através de projetos científicos desenvolvidos por estudantes e professores do Clube de Ciências do CEEP Profa Maria de Lourdes Widal Roma, possibilitar aos professores momentos de reflexão sobre a orientação de projetos científicos, educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, e em paralelo oportunizar que os estudantes desenvolvam efetivamente seus projetos nos laboratórios da instituição de educação superior e nos laboratórios científicos da escola. São 10 as atividades programadas: Reunião da equipe gestora da proposta, para elaboração dos instrumentos de diagnóstico de demandas e elaboração do cronograma das oficinas para os professores do CEEP; Reunião para apresentação da proposta no CEEP; Reunião do Clube de Ciências para realização de atividades científicas e desenvolvimento de projetos científicos; Elaboração pelos estudantes do Clube de Ciências, do Plano de Trabalho das pesquisas; Mentoria, realizada pelos docentes e discentes da IES, para os professores do CEEP orientarem a elaboração dos planos de trabalho; Oficinas, realizadas pelos docentes e discentes da IES, para os professores do CEEP, sobre educação científica e uso de tecnologias; Desenvolvimento pelos estudantes do Clube de Ciências, do Plano de Trabalho das pesquisas sob orientação dos professores do CEEP e mentoria dos docentes e discentes da IES, nos laboratórios científicos; Organização e Realização da Feira Científica do CEEP; Participação e/ou submissão dos resultados dos projetos em feiras externas regionais e nacionais e; Elaboração do Relatório Final da pesquisa realizada.
Título do projeto
Avaliação do conhecimento de pacientes em atendimento nos ambulatórios do Hospital Regional do MS sobre a Hepatite C
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Alaian Soares Krauzer – Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/10/2020
Fim: 31/07/2021
Resumo
Saúde e educação são, sem sombra de dúvida, a base de uma grande nação. Um povo com acesso ao conhecimento e à reciclagem, com assistência adequada e bem-estar, é a proposição para a construção de um presente de oportunidades e de um futuro cada vez mais promissor.
Informações sobre a infecção pelo vírus da hepatite C (HCV) é uma das principais causas de doença hepática crônica e que ainda não possui vacina. A maioria dos casos é assintomática e a doença evolui para forma crônica. A transmissão do vírus da hepatite C ocorre por via parenteral, por contato com sangue contaminado e por via sexual. Assim, a educação em saúde é fundamental para que as pessoas, cientes das vias de transmissão, se protejam e evitem a disseminação do vírus.
Diante dessa problemática, o presente trabalho tem como objetivo verificar o nível de conhecimento dos pacientes e acompanhantes do ambulatório de Doenças do Fígado do Hospital Regional do Mato Grosso do Sul (HRMS), sobre hepatite C, no que se refere às formas de transmissão e prevenção.
Título do projeto
Avaliação do desempenho docente: contributos da autoavaliação
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Ana Helena Pitanga Barbosa – Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/10/2020
Fim: 31/07/2021
Resumo
Na atualidade, novas perspectivas, no campo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, têm despontado. Dentre estas, o anseio pela avaliação do desempenho docente é premente, uma vez que postula-se que esta é peça fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que sejam cada vez mais efetivas. A auto-avaliação aparece como uma estratégia de coleta de informações acompanhada de inúmeras vantagens, principalmente por ser uma prática reflexiva, que oportuniza, ao professor, regular o processo em execução, ao mesmo tempo em que este está ocorrendo. Este estudo trata-se de pesquisa quantitativa, descritivo-exploratória e transversal, que busca investigar a percepção de docentes, da educação fundamental, graduação e pós-graduação, acerca do seu próprio desempenho profissional. Para tal, utilizará uma escala psicométrica, cujos resultados trarão uma classificação em três dimensões concernentes ao conceito de “bom professor”. Os participantes serão convidados a responder ao questionário em seu ambiente escolar, respeitando os pressupostos de pesquisas realizadas com seres humanos e os dados serão compilados e analisados estatisticamente, utilizando-se das funções dos programas Microsoft Excel e IBM SPSS Statistics 22.0R. Almeja-se, em um primeiro momento, compilar informações que demonstrem a percepção que têm os professores acerca do seu fazer docente, as quais poderão desencadear estratégias para o fortalecimento e, consequente, maior efetividade, das práticas pedagógicas em nosso meio.
Título do projeto
A Contribuição da Inteligência Espiritual para a Superação do Vício
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Brenda Vieira – Voluntário
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/08/2020
Fim: 31/07/2021
Resumo
Trata-se de um projeto de Iniciação Científica FUNADESP/UNIDERP. Será desenvolvido por um acadêmico devidamente matriculado e orientados por um professor. Parte dos estudos recentes que indicam que a Inteligência Espiritual tem potencial para o fortalecimento das forças interiores que culminam com a superação de vícios e outros conflitos.
Título do projeto
Uma investigação histórica sobre as primeiras cirurgias cardíacas na cidade de Campo Grande – MS.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Fernando de Lima Machado – Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/10/2020
Fim: 31/07/2021
Resumo
A curiosidade em determinadas áreas do saber muitas vezes é despertada a partir do momento em que o sujeito imerge ou se aproxima desta área. Assim, este projeto, desenvolvido em colaboração com os alunos do curso de medicina da Uniderp, propõe uma investigação sobre as primeiras cirurgias cardíacas ocorridas na cidade de Campo Grande, no MS. Para a constituição desse momento histórico, recorreremos a análise documental atrelada à história oral, permitindo por meio de experiências dos protagonistas – das primeiras cirurgias – e dos documentos escritos, constituir uma versão histórica deste momento. Serão realizadas análises de documentos que tratam de relatos entrevistas, reportagens, declarações sobre as primeiras cirurgias cardíacas para poder ilustrar quais eram as condições que eram oferecidas aos médicos cirurgiões da época, assim quais eram as suas formações, as relações com seus pacientes e, por que não, as suas angústias. A análise narrativa (de narrativas) proposta por Cury (2010), nos auxiliará na atribuição de significados a partir das particularidades do que é singular e sem buscar à generalização. Pretende-se por meio deste movimento, entender a organização e contribuição da equipe multidisciplinar que estiveram à frente das primeiras cirurgias; as técnicas por eles utilizadas e as possíveis contribuições para minimizar a mortalidade de pessoas com problemas cardíacos por meio das intervenções cirúrgicas. Por meio desta investigação, espera a construção histórica de um evento significativo na área médica possa contribuir com a formação do futuro médico do curso de medicina.
Título do projeto
Fototerapia: ação terapêutica, indicações e consequências
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Isabella Barbosa Marinho – Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/10/2020
Fim: 31/07/2021
Resumo
Nas últimas décadas, o uso de fototerapia se tornou uma prática cada vez mais recorrente na medicina. Tal tecnologia utiliza a radiação ultravioleta, que corresponde a uma pequena parte do espectro eletromagnético e utiliza os raios UVA e UVB, os quais são absorvidos pela epiderme, derme superficial e média. Dessa forma, o desconhecimento deste tratamento, que utiliza esse tipo de onda, gera dúvidas sobre as interações com o com ser humano, seja ela sobre indicações, ação terapêutica e possíveis consequências. Diante de tal contexto, há uma necessidade de buscar nas bibliografias existentes, por meio de uma revisão sistemática, sobre os impactos, seja negativo ou positivo, que a fototerapia pode gerar no ser humano, utilizando os principais bancos de dados da área, em inglês e português selecionando as publicações dos últimos 10 anos sobre o tema, com a finalidade de verificar os conhecimentos existentes sobre tal temática.
Título do projeto
Aprendizagem colaborativa em um grupo de estudo de acadêmicos sobre a lógica reversa de descartes de pilhas e baterias para estimular uma discussão sobre a Alfabetização Científica
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Marcelly Arce Ávalo França – Bolsista CNPq
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/09/2020
Fim: 31/08/2021
Resumo
Este projeto de pesquisa aborda um tema que, devido a dinâmica do dia-a-dia, é pouco discutido em locais formais e informais de aprendizagem. A proposta envolve uma atividade, no formato de grupo de estudo para alunos do curso superior de uma universidade na cidade de Campo Grande – MS, para fomentar os debates quanto a Alfabetização Científica, o meio ambiente e logística reversa na coleta e descartes de pilhas e baterias. A cada encontro os pesquisadores registrarão as discussões via gravações e registros escritos para constituir os dados e observar as compreensões acerca da concepção de ciências e meio ambiente de cada acadêmico participante. Os pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam a proposta são, respectivamente a perspectiva freiriana e a análise do conteúdo de Bardin.
Título do projeto
Análise de relatos de dependentes químicos em recuperação à luz da Teoria da Inteligência Espiritual
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Millena Gonçalves de Carvalho – Bolsista CNPq
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/09/2020
Fim: 31/08/2021
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar de forma qualitativa descritiva redações de dependentes químicos de uma clínica especializada em Campo Grande-MS, mediante a perspectiva da Inteligência Espiritual. Essa passou a ser discutida a partir do final dos anos 90, e consiste na propriedade de relacionamento das pessoas com consigo e com o meio, sendo definida pela capacidade de adaptação e abordagem de questões existenciais, sendo confundida muitas vezes com a religiosidade. Os dados obtidos pelos relatos serão categorizados e análise levará em conta os níveis de Inteligência Espiritual.
Título do projeto
Avaliação de materiais didáticos digitais por professores do ensino superior no contexto da curadoria digital
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Natália Parron Teixeira – Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/10/2020
Fim: 31/07/2021
Resumo
Este projeto de pesquisa pretende, por meio de um estudo teórico e empírico, compreender as concepções de professores do ensino superior sobre o processo de escolha e avaliação de materiais didáticos digitais no contexto da curadoria digital. A fundamentação teórica que pauta este estudo provém da tessitura dos conceitos sobre avaliação de material didático digital e curadoria digital em educação. A metodologia está centrada na abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados, utilizaremos a entrevista reflexiva. A partir de tais conhecimentos, pretendemos propor critérios para a avaliação de materiais didáticos digitais, que tem como propósito interagir com a curadoria digital, facilitando assim, o processo de busca e seleção desses materiais por professores.
Título do projeto
Um estudo de atividades matemáticas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Renata Paixão Freitas Luiz – Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/10/2020
Fim: 31/07/2021
Resumo
Vivemos diante do desafio de propor atividades matemáticas que despertem interesse nos alunos e que possibilitem que eles aprendam conteúdos importantes para enfrentarem desafios contemporâneos como contar, medir, comparar, estimar, identificar padrões, pesquisar, usar tecnologias digitais, argumentar, questionar, entre outros. No desenvolvimento está prevista a formação de um grupo composto de professores e alunos da Uniderp que se reunirão semanalmente, de forma presencial ou virtual, para analisar possíveis atividades a serem trabalhadas em sala de aula. Como base teórica e metodológica serão exploradas Atividades de Estudos e Pesquisa, em torno de questões que possibilitem experimentar, conjecturar, investigar possibilidades de soluções e validá-las, ampliando assim seus conhecimentos dos participantes. No desenvolvimento desses estudos e pesquisas, é esperado que os participantes produzam organizações matemáticas e didáticas concernentes a temas e problemas matemáticos da educação básica e que o material produzido sirva como subsídio para uso em sala de aula.
Título do projeto
Clube de Ciências e o desenvolvimento de projetos científicos de diferentes áreas de conhecimento: os laboratórios científicos da educação básica como espaço para o fomento da educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, para estudantes e professores de cursos técnicos integrados de nível médio.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Samuel Souza Domingos – Bolsista CNPq
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/09/2020
Fim: 31/08/2021
Resumo
O Clube de Ciências é uma estratégia importante no ensino de ciências e na Iniciação à Ciência na Educação Básica. Propõe-se aqui que através de projetos científicos desenvolvidos por estudantes e professores do Clube de Ciências do CEEP Profa Maria de Lourdes Widal Roma, possibilitar aos professores momentos de reflexão sobre a orientação de projetos científicos, educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, e em paralelo oportunizar que os estudantes desenvolvam efetivamente seus projetos nos laboratórios da instituição de educação superior e nos laboratórios científicos da escola. São 10 as atividades programadas: Reunião da equipe gestora da proposta, para elaboração dos instrumentos de diagnóstico de demandas e elaboração do cronograma das oficinas para os professores do CEEP; Reunião para apresentação da proposta no CEEP; Reunião do Clube de Ciências para realização de atividades científicas e desenvolvimento de projetos científicos; Elaboração pelos estudantes do Clube de Ciências, do Plano de Trabalho das pesquisas; Mentoria, realizada pelos docentes e discentes da IES, para os professores do CEEP orientarem a elaboração dos planos de trabalho; Oficinas, realizadas pelos docentes e discentes da IES, para os professores do CEEP, sobre educação científica e uso de tecnologias; Desenvolvimento pelos estudantes do Clube de Ciências, do Plano de Trabalho das pesquisas sob orientação dos professores do CEEP e mentoria dos docentes e discentes da IES, nos laboratórios científicos; Organização e Realização da Feira Científica do CEEP; Participação e/ou submissão dos resultados dos projetos em feiras externas regionais e nacionais e; Elaboração do Relatório Final da pesquisa realizada.
Título do projeto
O uso de tecnologias digitais para a interação de estudantes e professores de Medicina no âmbito da Saúde em momento de Covid-19
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Vivianne Rodrigues Português – Bolsista Funadesp
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/10/2020
Fim: 31/07/2021
Resumo
Esse projeto se constitui uma proposta de investigação de cunho qualitativo para o período de 01 de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021, sobre o uso de tecnologias digitais para a interação de estudantes e professores do curso de medicina de uma instituição educacional privada, no âmbito dos estudos de saúde em momento de pandemia causada por vírus, a saber o COVID-19. O objetivo principal é analisar a dinâmica educacional com o uso de tecnologias digitais em novos meios de ensino-aprendizagem, dependentes da internet. Entre outros objetivos específicos, o projeto deverá averiguar o uso da educação a distância como meio de ensino e aprendizagem; identificar as dificuldades enfrentadas no uso de ambiente virtual de aprendizagem – AVA e aplicativo de aula online como o TEAMS; e ainda investigar quais os limites e possibilidades desse aplicativo e do ambiente AVA no atual contexto de ensino e aprendizagem exclusivamente online.
Título do projeto
Clube de Ciências e o desenvolvimento de projetos científicos de diferentes áreas de conhecimento: os laboratórios científicos da educação básica como espaço para o fomento da educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, para estudantes e professores de cursos técnicos integrados de nível médio.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Izadora Sant’ana Gabilan – Bolsista CNPq
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/04/2021
Fim: 31/08/2021
Resumo
O Clube de Ciências é uma estratégia importante no ensino de ciências e na Iniciação à Ciência na Educação Básica. Propõe-se aqui que através de projetos científicos desenvolvidos por estudantes e professores do Clube de Ciências do CEEP Profa Maria de Lourdes Widal Roma, possibilitar aos professores momentos de reflexão sobre a orientação de projetos científicos, educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, e em paralelo oportunizar que os estudantes desenvolvam efetivamente seus projetos nos laboratórios da instituição de educação superior e nos laboratórios científicos da escola. São 10 as atividades programadas: Reunião da equipe gestora da proposta, para elaboração dos instrumentos de diagnóstico de demandas e elaboração do cronograma das oficinas para os professores do CEEP; Reunião para apresentação da proposta no CEEP; Reunião do Clube de Ciências para realização de atividades científicas e desenvolvimento de projetos científicos; Elaboração pelos estudantes do Clube de Ciências, do Plano de Trabalho das pesquisas; Mentoria, realizada pelos docentes e discentes da IES, para os professores do CEEP orientarem a elaboração dos planos de trabalho; Oficinas, realizadas pelos docentes e discentes da IES, para os professores do CEEP, sobre educação científica e uso de tecnologias; Desenvolvimento pelos estudantes do Clube de Ciências, do Plano de Trabalho das pesquisas sob orientação dos professores do CEEP e mentoria dos docentes e discentes da IES, nos laboratórios científicos; Organização e Realização da Feira Científica do CEEP; Participação e/ou submissão dos resultados dos projetos em feiras externas regionais e nacionais e; Elaboração do Relatório Final da pesquisa realizada.
Título do projeto
Clube de Ciências e o desenvolvimento de projetos científicos de diferentes áreas de conhecimento: os laboratórios científicos da educação básica como espaço para o fomento da educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, para estudantes e professores de cursos técnicos integrados de nível médio.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Maria Eduarda Marques da Silva Soares
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/04/2021
Fim: 31/08/2021
Resumo
O Clube de Ciências é uma estratégia importante no ensino de ciências e na Iniciação à Ciência na Educação Básica. Propõe-se aqui que através de projetos científicos desenvolvidos por estudantes e professores do Clube de Ciências do CEEP Profa Maria de Lourdes Widal Roma, possibilitar aos professores momentos de reflexão sobre a orientação de projetos científicos, educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, e em paralelo oportunizar que os estudantes desenvolvam efetivamente seus projetos nos laboratórios da instituição de educação superior e nos laboratórios científicos da escola. São 10 as atividades programadas: Reunião da equipe gestora da proposta, para elaboração dos instrumentos de diagnóstico de demandas e elaboração do cronograma das oficinas para os professores do CEEP; Reunião para apresentação da proposta no CEEP; Reunião do Clube de Ciências para realização de atividades científicas e desenvolvimento de projetos científicos; Elaboração pelos estudantes do Clube de Ciências, do Plano de Trabalho das pesquisas; Mentoria, realizada pelos docentes e discentes da IES, para os professores do CEEP orientarem a elaboração dos planos de trabalho; Oficinas, realizadas pelos docentes e discentes da IES, para os professores do CEEP, sobre educação científica e uso de tecnologias; Desenvolvimento pelos estudantes do Clube de Ciências, do Plano de Trabalho das pesquisas sob orientação dos professores do CEEP e mentoria dos docentes e discentes da IES, nos laboratórios científicos; Organização e Realização da Feira Científica do CEEP; Participação e/ou submissão dos resultados dos projetos em feiras externas regionais e nacionais e; Elaboração do Relatório Final da pesquisa realizada.
Título do projeto
Clube de Ciências e o desenvolvimento de projetos científicos de diferentes áreas de conhecimento: os laboratórios científicos da educação básica como espaço para o fomento da educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, para estudantes e professores de cursos técnicos integrados de nível médio.
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Steffani Thayanara Ferreira Lima – Bolsista CNPq
Tipo de Projeto
Pesquisa
Vigência
Início: 01/04/2021
Fim: 31/08/2021
Resumo
O Clube de Ciências é uma estratégia importante no ensino de ciências e na Iniciação à Ciência na Educação Básica. Propõe-se aqui que através de projetos científicos desenvolvidos por estudantes e professores do Clube de Ciências do CEEP Profa Maria de Lourdes Widal Roma, possibilitar aos professores momentos de reflexão sobre a orientação de projetos científicos, educação científica e uso de tecnologias no ensino de ciências, e em paralelo oportunizar que os estudantes desenvolvam efetivamente seus projetos nos laboratórios da instituição de educação superior e nos laboratórios científicos da escola. São 10 as atividades programadas: Reunião da equipe gestora da proposta, para elaboração dos instrumentos de diagnóstico de demandas e elaboração do cronograma das oficinas para os professores do CEEP; Reunião para apresentação da proposta no CEEP; Reunião do Clube de Ciências para realização de atividades científicas e desenvolvimento de projetos científicos; Elaboração pelos estudantes do Clube de Ciências, do Plano de Trabalho das pesquisas; Mentoria, realizada pelos docentes e discentes da IES, para os professores do CEEP orientarem a elaboração dos planos de trabalho; Oficinas, realizadas pelos docentes e discentes da IES, para os professores do CEEP, sobre educação científica e uso de tecnologias; Desenvolvimento pelos estudantes do Clube de Ciências, do Plano de Trabalho das pesquisas sob orientação dos professores do CEEP e mentoria dos docentes e discentes da IES, nos laboratórios científicos; Organização e Realização da Feira Científica do CEEP; Participação e/ou submissão dos resultados dos projetos em feiras externas regionais e nacionais e; Elaboração do Relatório Final da pesquisa realizada.