Pesquisa – UNIDERP

Grupos de Pesquisa

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. Com isso, é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil.

Saiba mais no site do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil http://lattes.cnpq.br/web/dgp

Grupos de Pesquisa da UNIDERP

 
CIÊNCIAS HUMANAS

Grupo de Pesquisa Líder
Educação Científica e a Mediação Tecnológica no Espaço Escolar Luciana Paes de Andrade

 

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Grupo de Pesquisa Líder
Silvicultura, produção e cultivo de espécies arbóreas nativas e/ou exóticas de interesse comercial Ademir Kleber Morbeck de Oliveira
Gestão Empresarial Rural Celso Correia de Souza
Gestão da Produção Agropecuária e Agroindustrial Celso Correia de Souza
Sistemas de Produção Agropecuária Sustentável Denise Renata Pedrinho

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Grupo de Pesquisa Líder
Biodiversidade e Conservação de Ecossistemas Aquáticos José Sabino

 

Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa são determinadas pelo potencial dos professores, características regionais e interesse da instituição, buscando agilizar as áreas com recursos humanos capacitados e infraestrutura adequada à execução dos projetos.

Linhas de pesquisa dos cursos de Pós-graduação Stricto sensu da Uniderp:

Área Ciências Agrárias

SOCIEDADE, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL
Estabelece diálogo entre as Ciências Sociais e Naturais, tendo como pressupostos as noções de complexidade no pensamento ecológico e desenvolvimento regional sustentável. Mais detalhes no item Outras Informações.

GESTÃO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA E AGROINDUSTRIAL
Com essa linha de pesquisa objetiva-se desenvolver e/ou validar técnicas e tecnologias com abordagens mesoanaliticas do agronegócio, enfatizando processos sistêmico relativos às atividades de produção (as estratégias coletivas e a mensuração de desempenho dos arranjos produtivos), processamento, distribuição, comercialização e marketing de produtos e matérias primas agroalimentares. Além disso, espera-se também, avançar na construção de cenários futuros para o agronegócio, utilizando-se dos conceitos de Inteligência competitiva.

PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL
Com essa linha de pesquisa objetiva-se desenvolver e/ou validar técnicas, tecnologias e inovações relativas às práticas de uso e manejo do solo; identificação de “novas” espécies/culturas adequadas para inclusão como componentes em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (sistemas de agrossivilpastoril); fontes alternativas de nutrientes para utilização nos agroecossistemas de produção.

Ciências Humanas

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E USO DE TECNOLOGIAS NOS ESPAÇOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM​
Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar os processos metodológicos no ensino de Ciências e Matemática, suas linguagens, o uso de tecnologias e a apropriação desses elementos em situações de ensino e de aprendizagem, em contextos formais e não formais. Estudar, desenvolver e disponibilizar materiais educacionais. Analisar o potencial pedagógico de ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem, em ambientes virtuais e presenciais. ​Docentes: Antonio Sales, Erlinda Martins Batista, Leda Marcia Araujo Bento, Luciana Paes de Andrade, José Sabino.

FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Esta linha tem como objetivo a investigação sobre a formação inicial e continuada de docentes para o ensino de Ciências e Matemática. Nesta perspectiva pretende desenvolver estudos dos aspectos relacionados ao processo de ensino de Ciências e Matemática em suas relações teóricas e práticas e com a utilização das abordagens investigativa e integradas aos contextos históricos, socioeconômicos e culturais. Propõe-se a partir das experiências e práticas na ação docente analisar a utilização de metodologias de suporte para as situações de ensino, com vistas a contribuir com a melhoria do ensino e da aprendizagem do Ensino de Ciências e Matemática em suas relações e diálogos com as outras áreas do conhecimento.​Docentes: Andreia de Freitas Zompero, Anelisa Esteves, José Luiz Magalhães de Freitas, Kátia Guerchi Gonzales; Diego Fogaça, Tania Salum, Ruy César Pietropaolo.

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