Pós-Graduação
Stricto sensu

Mestrado e Doutorado em

Metodologias para o Ensino de

Linguagens e suas Tecnologias

Londrina – PR

Durante este período de distanciamento social, o atendimento presencial na Unidade será realizado somente de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h – 13h12 às 18h.

E-mails de contato:

Apresentação

O Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da UNOPAR foi aprovado na 144ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES/CAPES. O curso é constituído por atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, que têm por finalidade a capacitação de professores e profissionais da educação. Tem como foco o desenvolvimento de pesquisa para responder as demandas por diferentes formas de aprender, fundamentada na construção de novas metodologias de ensino.

O Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias foi aprovado na 182ª Reunião do CTC-ES/CAPES.

Objetivos do Programa

Capacitar, numa perspectiva interdisciplinar, docentes pesquisadores e profissionais da área de ensino/educação para elaborar ações, estratégias, programas e políticas na área de ensino para nível básico e superior;

Promover atividades de pesquisa vinculada a rede de ensino básico através de atividades de extensão universitária;

Desenvolver núcleos de pesquisa sobre temas relacionados ao ensino, articulando e ampliando a produção científica, tecnológica e cultural comprometendo-se com sua ampla socialização;

Articular ações com o ensino de graduação e a especialização lato sensu com vistas a produção de conhecimento na área do ensino;

Contribuir para a elevação da qualidade geral da formação universitária nas licenciaturas, e extrauniversitária.

Público Alvo

Podem candidatar-se ao programa portadores de diploma universitário nas licenciaturas e bacharelados com formação e/ou atuação na área de ensino/educação.

Notícias do Programa

Áreas de Concentração

Linhas de Pesquisa

Formação de Professores e ação docente em situações de ensino: Entender o processo de formação dos profissionais da educação nas dimensões históricas, políticas, culturais e sociais, bem como seu papel no sistema educacional. Analisar os princípios teóricos e metodológicos da ação docente, sustentados pelas políticas de formação de professores e do uso das novas tecnologias para desenvolver e validar projetos e processos na área do ensino presenciais ou virtuais. Desenvolver competências e habilidades para planejar, programar, implantar e avaliar o cenário multicultural do espaço escolar. Articular projetos aos processos educacionais de aprendizagem formal, não formal, aberta e mediada.

Linha de Pesquisa 2

Ensino de Linguagens e suas Tecnologias: Investigar os processos de ensino-aprendizagem em ambientes presenciais e virtuais. Aprofundar os estudos dos processos metodológicos, suas linguagens e tecnologias e a apropriação desses elementos no espaço escolar. Discutir o trabalho colaborativo; a dialogicidade; a avaliação processual e a investigação do potencial do uso pedagógico de ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, além de sua interação com as novas mídias e linguagens nas situações de ensino.

Disciplinas

Mestrado

Mestrado

Disciplinas Obrigatórias
  • A construção da Escola no Brasil e as Políticas para o ensino / 30 Horas – 2 Créditos
  • Ensino, tecnologia e linguagens: aspectos teóricos e metodológicos / 30 Horas – 2 Créditos
  • Estágio em Docência / 30 Horas – 2 Créditos
  • Metodologia da pesquisa e projeto / 30 Horas – 2 Créditos
  • Seminários de pesquisa / 30 Horas – 2 Créditos
Disciplinas Optativas
  • A elaboração de produções científicas: uma experiência mediada por tecnologias digitais / 30 horas – 2 créditos
  • A Análise de Conteúdo como Estratégia Metodológica para Implementação dos Conceitos de Ensino Híbrido / 30 horas – 2 créditos
  • Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem / 30 horas – 2 créditos
  • Tópico Especial – O papel do professor na universidade contemporânea / 15 horas – 1 créditos
  • Avaliação educacional em modelos híbridos: funções, instrumentos e planejamento / 30 horas – 2 créditos
  • Tópico Especial – Pluralidade cultural e currículo escolar / 15 horas – 1 créditos
  • Tópico Especial – Interpretação e integração das normas de conteúdo jurídico-educacionais / 15 horas – 1 créditos
  • Ludicidade e tecnologias em situações de ensino e aprendizagem / 30 horas – 2 créditos
  • Diversidade, identidade e diferença / 30 horas – 2 créditos
  • Conhecimento para a docência em contextos curriculares inovadores na Educação Básica / 30 horas – 2 créditos
  • Projetos de aprendizagem com tecnologias digitais: fundamentos e implicações / 30 horas – 2 créditos
  • Programas institucionais de formação docente / 30 horas – 2 créditos
  • Curadoria digital no processo de ensino / 30 horas – 2 créditos
  • Tópico Especial – Integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao Ensino de Linguagens / 15 horas – 1 créditos

Doutorado

Disciplinas Obrigatórias
  • A Construção da Escola no Brasil e as Políticas para o Ensino / 30 horas – 2 créditos
  • Ensino, Tecnologia e Linguagens: Aspectos Teóricos e Metodológicos / 30 horas – 2 créditos
  • Estágio em Docência / 30 horas – 2 créditos
  • Estratégias para elaboração de Projetos de Pesquisa Avançados / 30 horas – 2 créditos
  • Seminários de Tese / 30 horas – 2 créditos
Disciplinas Optativas
  • A elaboração de produções científicas: uma experiência mediada por tecnologias digitais / 30 horas – 2 créditos
  • A Análise de Conteúdo como Estratégia Metodológica para Implementação dos Conceitos de Ensino Híbrido / 30 horas – 2 créditos
  • Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem / 30 horas – 2 créditos
  • Tópico Especial – O papel do professor na universidade contemporânea / 15 horas – 1 créditos
  • Avaliação educacional em modelos híbridos: funções, instrumentos e planejamento / 30 horas – 2 créditos
  • Tópico Especial – Pluralidade cultural e currículo escolar / 15 horas – 1 créditos
  • Tópico Especial – Interpretação e integração das normas de conteúdo jurídico-educacionais / 15 horas – 1 créditos
  • Ludicidade e tecnologias em situações de ensino e aprendizagem / 30 horas – 2 créditos
  • Diversidade, identidade e diferença / 30 horas – 2 créditos
  • Conhecimento para a docência em contextos curriculares inovadores na Educação Básica / 30 horas – 2 créditos
  • Projetos de aprendizagem com tecnologias digitais: fundamentos e implicações / 30 horas – 2 créditos
  • Programas institucionais de formação docente / 30 horas – 2 créditos
  • Curadoria digital no processo de ensino / 30 horas – 2 créditos
  • Tópico Especial – Integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao Ensino de Linguagens / 15 horas – 1 créditos

Corpo Docente

Linha de Pesquisa 1

 Profa. Dra. Angélica da Fontoura Garcia Silva

Profa. Dra. Angélica da Fontoura Garcia Silva

Lattes E-Mail angelicafontoura@anhanguera.com

 Profa. Dra. Bernadete Lema Mazzafera

Profa. Dra. Bernadete Lema Mazzafera

Lattes E-Mail bernalema@gmail.com

Prof. Dr. Diego Fogaça Carvalho

Prof. Dr. Diego Fogaça Carvalho

Lattes E-Mail diego.fogaca@kroton.com.br

Profa. Dra. Edenar de Souza Monteiro

Profa. Dra. Edenar de Souza Monteiro

Lattes E-Mail edenar.monteiro@kroton.com.br

Profa. Dra. Helenara Regina Sampaio

Profa. Dra. Helenara Regina Sampaio

Lattes E-Mail helenara@unopar.br

 Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Colaboradora

Lattes E-Mail nielce.lobo@anhanguera.com

Prof. Dr. Ruy  Pietropaolo

Prof. Dr. Ruy Pietropaolo

Colaborador

Lattes E-Mail ruy.pietropaolo@anhanguera.com

 Profa. Dra. Samira Fayez Kfouri

Profa. Dra. Samira Fayez Kfouri

Lattes E-Mail samira.kfouri@unopar.br

Linha de Pesquisa 2

Prof. Dr. Anderson Teixeira Rolim

Prof. Dr. Anderson Teixeira Rolim

Lattes E-Mail anderson.rolim@unopar.br

Profa. Dra. Eliza Adriana Sheuer Nantes

Profa. Dra. Eliza Adriana Sheuer Nantes

Lattes E-Mail eliza@unopar.br

Profa. Dra. Fátima Aparecida da Silva Dias

Profa. Dra. Fátima Aparecida da Silva Dias

Lattes E-Mail fatima.a.dias@kroton.com.br

Profa. Dr. Jose Armando Valente

Profa. Dr. Jose Armando Valente

Colaborador

Lattes E-Mail jvalente@unicamp.br

Profa. Dra. Katia Alexandra de Godoi e Silva

Profa. Dra. Katia Alexandra de Godoi e Silva

Lattes E-Mail katia.a.silva@anhanguera.com

Profa. Dra. Luciane Guimarães Batistella Bianchini

Profa. Dra. Luciane Guimarães Batistella Bianchini

Lattes E-Mail luciane.bianchini@unopar.br

Profa. Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Profa. Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Lattes E-Mail maria_prado@anhanguera.com

Prof. Dr. Osmar Pedrochi Junior

Prof. Dr. Osmar Pedrochi Junior

Lattes E-Mail osmar.p.junior@kroton.com.br

Contatos

Profa. Dra. Samira Fayez Kfouri

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Prof. Dr. Hélio Hiroshi Suguimoto

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu